CAMPEONATO BRASILEIRO 2017 - REGULAMENTOS
Regulamento Técnico GT: BRA_Reg_Tecnico_1-8_GT_2017V1
Regulamento Técnico 1/8 Pro: BRA_Reg_Tecnico_1-8_Pro_2017
Regulamento Técnico 1/10 Turismo: BRA_Reg_Tecnico_1-10_Turismo_2017v1
Copa Brasília On Road 2017
Regulamento Técnico GT: BRA_Reg_Tecnico_1-8_GT_2017V1
Regulamento Técnico 1/8 Pro: BRA_Reg_Tecnico_1-8_Pro_2017
Regulamento Técnico 1/10 Turismo: BRA_Reg_Tecnico_1-10_Turismo_2017v1
Copa Brasília On Road 2017
Bem-vindos ao campeonato!
Todos estão convidados a participar.
Os organizadores não terão nenhum benefício financeiro por realizar tal
tarefa. Todo o dinheiro arrecadado será destinado para realização do
campeonato ou manutenção e benfeitorias em nossa pista, após a dedução dos
custos operacionais da realização do evento. O Erik será nosso tesoureiro,
Thiago Castro na organização das corridas e Marlon verificação da pista antes das
corridas.
A prestação de contas será realizada de forma espontânea em até 6
dias úteis após a corrida.
VALOR DA INSCRIÇÃO:
- R$ 60,00 para 1 categoria
- R$ 70,00 para 2 categorias.
O pagamento poderá ser
efetuado até às 10h00 do domingo. Não serão aceitas inscrições após este horário
em hipótese alguma!
AS ETAPAS E SENTIDO DAS CORRIDAS SÃO:
- 26 de Março - anti-horário
- 28 de Maio - anti-horário
- 16 de Julho - anti-horário
- 20 de Agosto - horário
- 24 de Setembro - anti-horário
CATEGORIAS PREVISTAS:
- 1/8 GT (Modelos PRO e RTR com motorização livre, preferencialmente até 5 portas para motores 0.21.
- Pneus permitidos são os fabricados no brasil com aquisição livre por parte de cada piloto.
- O peso mínimo de 3500g
- Venturi com no máximo 7mm.
Regulamento Técnico 1/10 EP
A organização Copa Brasília de EP 2017 adota como principio básico a igualdade competitiva, privilegiando sempre o melhor piloto e não o melhor equipamento, promovendo o hobby e o bem estar social dos participantes.
As hipóteses não previstas nesse regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova. Os adendos serão regulamentados por membros voluntários da Comissão de Corridas: Carlos Zaranza e Fabio Rocha, além dos eventuais representantes das Categorias.
Os membros da Comissão ficam encarregados de preparar os adendos sobre situações não previstas neste Regulamento.
O Diretor de Prova terá total autonomia para modificar o cronograma que julgar necessário para o bom andamento do evento. Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando a total disposição de eventuais duvidas.
Esperamos que com esse regulamento todos tenham as mesmas condições de competitividade.
INTRODUÇÃO
O Campeonato EP 2017 será realizado em 5 etapas. A cada etapa, cada participante somará pontos. O campeão será o que obtiver a maior quantidade de pontos. (Veja item Tabela de Pontos).
Ao final das 5 etapas, o piloto previamente inscrito terá seu pior resultado descartado. Na hipótese de não pagamento da inscrição de uma das etapas, esta não poderá ser objeto de descarte. As etapas em que o piloto não efetuar o pagamento da inscrição, será adotado o valor zero na sua somatória de pontos. Durante cada etapa, o participante somará pontos ao decorrer das finais e será declarado vencedor da etapa o piloto que obtiver maior pontuação. (veja item pontuação)
1 - DATAS E CIRCUITO
1.1 - DATAS:
- 26 de Março - anti-horário
- 28 de Maio - anti-horário
- 16 de Julho - horário
- 20 de Agosto - anti-horário
- 24 de Setembro - anti-horário
1.2 - CIRCUITO
O Circuito utilizado será o tradicional da L2 sul e qualquer alteração será comunicada até 30 dias antes do evento.
1.3 -RESULTADO
Será campeão da etapa aquele que somar MAIS pontos ao término das 3 Finais. Cada piloto contará com seus 3 resultados. Caso haja 2 Finais, conta-se a melhor final. No caso de 1 final, esta valerá como resultado Final. Caso não seja possível realizar nenhuma Final, o resultado será o obtido pelas Tomadas de Tempo.
2 - VALORES E FORMA DE PAGAMENTO
As inscrições serão abertas a qualquer piloto. O piloto deverá dar o seu ciente no regulamento como sinal de aceitação e inscrição no campeonato 2017. A inscrição é pessoal e intransferível. Não será devolvido o dinheiro da inscrição em hipótese alguma. O valor e a forma de pagamento da inscrição seguirá de acordo com o previsto no item VALOR DA INSCRIÇÃO deste Regulamento.
3 - SENSORES
Todos os pilotos utilizarão, obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Transponder AMBrc. A organização NÃO TERÁ sensores para emprestar ou alugar. Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto. Portanto é solicitado ao piloto que faça correta instalação do sensor no carro e aos mecânicos que acompanhem as voltas de seus pilotos junto aos monitores.
4 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS A regulamentação técnica do campeonato é baseada nas regras IFMAR para campeonatos mundiais 1/10 190mm, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida.
4.1 – RATIO (RELAÇÃO)
O ratio permitido é 5.00 ou mais curto. Qualquer ratio abaixo de 5.00 estará fora do regulamento. Por exemplo: 4.999 não será um ratio válido, apenas 5.00 (inclusive) em diante (5.01, 5.02, 6.00, etc).
4.2 – CHASSIS
Os Chassis permitidos consistem em carros escala 1:10 190mm Turismo com tração 4X4 de fabricantes e modelos disponíveis para compra em mercado especializado ou não. A bitola máxima do carro é de 190mm. Cada piloto só poderá utilizar 2 chassis (kit completo) por ano. Se for preciso trocar apenas o lower deck (lâmina inferior) o piloto deverá apresentar o carro para novo lacre junto com o chassi anterior lacrado que foi quebrado. Não é preciso lacrar os 2 ao mesmo tempo, durante o ano o piloto pode lacrar apenas 2, independente da data (início, meio ou fim do campeonato).
4.2.1 – DIMENSÔES
Todas as dimensões do modelo, com ou sem bolha, deverão respeitar as regras conforme abaixo:
Dimensões do Automodelo .
Descrição do item Mínima Máxima Largura (sem bolha) 170mm 190mm
Altura (até o teto da bolha) do carro pronto para corrida 115mm 175mm
Largura do Aerofólio Traseiro (incluindo laterais) 125mm 190mm
Comprimento do Aerofólio (não se refere à corda) 20mm 40mm Obs: O aerofólio não poderá ultrapassar o teto da bolha
4.3 – BOLHAS
É obrigatório o uso de carroceria turismo, escala 1/10 de qualquer marca e modelo, que siga as descrições abaixo:
A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada; Somente Bolhas tipo Sedan Turismo 2 ou 4 portas de 190mm serão permitidas; Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura; Faróis, lanternas, grades e janelas devem contrastar com a pintura do modelo; O único apêndice aerodinâmico permitido é o aerofólio traseiro em corte de altura que não ultrapasse a altura do teto do carro (bolha). A pintura do aerofólio é opcional;
O excesso de asa não deve ser maior que 10,00mm no seu ponto extremo medido a partir do limite da parte traseira da carroceria; São permitidas somente as seguintes furações e aberturas na bolha: · Ambas as janelas laterais dianteiras e o para-brisa traseiro podem ser removidos para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas; · Pequenos furos para antena de rádio e postes poderão ser feitos (permitido 3º poste no capô dianteiro ou vidro dianteiro); · Nenhum outro furo ou remoção de vidro é permitido;
O para-choque dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para minimizar danos. O para-choque deverá ser fabricado com espuma ou algum material plástico flexível;
Nenhuma parte do carro, exceto postes de fixação da bolha e tubo de antena, poderá sair da bolha; Santo Antônio deverá ficar por dentro da carroceria - Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.
4.4 – PNEUS
O uso, tipo e quantidade dos jogos de pneus é livre, devendo ser observado apenas à obrigatoriedade da marca nacional ALPHA R/C. O piloto deverá lacrar seus jogos de pneus no início do dia e a lacração poderá ser feita considerando jogos de pneus novos OU jogos de pneus usados.
4.4.1 – ADITIVO DE PNEUS
O USO DE ADITIVO DE PNEU ESTÁ LIBERADO. O piloto pode usar qualquer marca ou tipo de aditivo de pneu.
É EXPRESSAMENTE PROIBIDO: · Uso de cobertor, manta ou qualquer outro produto para aquecimento dos pneus.
4.5 – MOTORES, ESC e ELETRÔNICA
O CAMPEONATO BRASILIENSE EP 2017 utilizará apenas o motor Speedpassion Competition 3.0 que obedece às especificações e foto abaixo:
Código do motor: SP138105V3 (na caixa de embalagem do motor PN#138105V3) 10.5R da Marca Speedpassion.
Sensores system “Y” Wind; Gun-Metal Aluminum End-Plates, SP & 10.5R etched;
Gun-Metal stator sleeve with SP10.5R etched;
Black or Silver sintered rotor with one balance ring (purple), 12.3mm dia (Tolerância de + ou – 0,06, 7.2mm core Adjustable timing 0º - 10º
Resistência do Stator entre 8.9 e 9.2 mOhms (obtida com e somente com o Motor Measurement System – MMS2.0 no modo 2 Pole)
Gravações a laser no stator do motor.
Serão permitidos apenas ESC eletrônicos, sendo que caso possua a função “marcha ré”, deverá estar desabilitada. O ESC deverá estar em modo BLINK, caso possua a caixa de programação o mesmo deverá estar constando BLINK MODE. ESC que não possuam a caixa de programação deverão estar com Turbo Timing, Turbo BOOST e outras funções turbo desligadas ou zeradas.
Todos os ESCs deverão necessariamente estar com a luz PISCANDO identificando o modo BLINK de cada ESC.
O carro deverá conter apenas UM Servo, que poderá ser digital ou analógico de qualquer marca ou modelo.
4.6 – VISTORIA TÉCNICA DOS MOTORES
A vistoria técnica será feita de acordo com as características do motor homologado: Motor com sistema de sensor, enrolamento “Y”; Caixa em alumínio; Tampa em alumínio fixada com 3 parafusos; Tampa com 3 polos para fixação de cabos de energia A, B e C além do sensor; Rotor sintered; Ponto Ajustável.
4.7 – MODIFICAÇÃO DOS MOTORES
O ajuste de timing sendo físico é permitido. Por software Super Charger ou equivalente é expressamente proibido.
4.7.1 - Não será permitido qualquer tipo de modificação física nos motores.
4.7.2 – Ao final da etapa os 3 primeiros colocados poderão ter seus motores vistoriados. Será utilizado um DINAMÔMETRO com a faixa permitida para este tipo de motor. Caso o motor esteja fora desta faixa o mesmo será aberto e terá a sua aferição por meio do paquímetro, seguindo fielmente as especificações do fabricante. Caso seja detectado que o motor esteja fora das especificações, o piloto será punido com a desclassificação da etapa e perderá automaticamente os pontos conquistados. Esta etapa não contará como DESCARTE. Se no ato da verificação, a direção de prova venha a ter dúvidas sobre a aferição, mandará o motor para verificação junto ao fabricante, para constatar quanto a sua ORIGINALIDADE.
4.7.3 – Caso o piloto durante a etapa queira mudar de motor, deverá se dirigir ao Diretor de prova levando o motor atual LACRADO e o novo motor. O novo motor será devidamente lacrado e o antigo será retido pelo Diretor de prova. Caso o piloto termine a etapa entre os 3 primeiros colocados terá todos os motores usados na etapa vistoriados.
4.7.4 - Cada piloto poderá lacrar e utilizar durante o ano (durante o campeonato) apenas 3 motores, obedecendo as especificações do item 1.5 deste regulamento. O piloto que lacrar um 4º motor perde 1 ponto no campeonato e larga em último no heat da infração. O mesmo irá se repetir para o 5º, 6º, 7° motores e assim por diante. O piloto perderá 1 ponto ao fim do campeonato e somente após o descarte. Exemplo: o piloto soma 343 pontos e descarta 43 = 300 pontos no fim do campeonato. Se o piloto tiver usado o 4º e 5º motores ele terá ao fim do campeonato 298 pontos.
4.8 – PESO
Todos os carros deverão ter no mínimo 1.350 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha, bateria e transponder. Carro pronto para andar.
4.9 – TRANSMISSÃO
Permitidos chassis de tração 4X4 por correias ou cardã. Não será permitido qualquer sistema de câmbio
4.10 – BATERIAS
É permitido apenas baterias LiPo de 7.4 volts nominais (2S), preferencialmente Hardcase e com capacidade livre de mAh. Taxa de descarga e marca livres. A bateria após a carga não poderá ter sua voltagem superior a 8.4V e a mesma será verificada antes de cada heat utilizando um voltímetro. Cada piloto só poderá largar com a bateria com 8.4V de pico. 4.10.1 – Todo piloto deverá preferencialmente utilizar-se de um safety bag ou Lipo sack para carregar suas baterias de Lipo. Sugerimos o uso de modelos com caixa rígida (“HARDCASE”), capacidade livre. CASO HAJA PROBLEMA COM A BATERIA E A MESMA CAUSE PREJUIZO FINANCEIRO A OUTROS PILOTOS O DONO DEVERÁ RESSARCIR OS PREJUIZOS CAUSADOS.
5 – TELEMETRIA
5.1 – Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes: Dois/três canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio, e ventoinha para o motor (opcional). O piloto poderá ligar a ventoinha direto na bateria/ESC. Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
5.2 – O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controle de direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.
6 – TOMADA DE TEMPO
6.1- TREINO LIVRE CRONOMETRADO
Somente os pilotos devidamente inscritos e com EQUIPAMENTO VISTORIADO poderão participar do Treino Cronometrado. A melhor volta de cada piloto no Treino Livre será utilizada para qualificação na Tomada de Tempo. A Direção de Prova OU A COMISSÃO DE CORRIDA poderá efetuar uma vistoria técnica a qualquer carro durante o dia todo. SEJA EM TOMADAS DE TEMPO OU FINAIS. Todos os carros os pilotos/mecânico devem aguardar a liberação pelo diretor de prova ou inspetor técnico. Todos os pilotos que tiverem seus carros vistoriados podem acompanhar a vistoria técnica.
6.2 A tomada de tempo terá 5 minutos de duração com até 10 pilotos ao mesmo tempo, valendo o maior número de voltas no menor tempo para definir a posição de largada da final 1. Em caso de empate o critério a ser usado será a melhor volta de cada piloto. A formação de largada para a tomada de tempo será de acordo com a melhor volta do treino livre.
6.3 SITUAÇÃO DE CHUVA Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa desde que tenham sido realizadas as tomadas de tempo. A posição geral da Etapa será então a mesma obtida nas Tomadas de Tempo.
Caso ocorra chuva antes do início das atividades ACATAREMOS A DECISÃO DO DIRETOR DE PROVA. Caso ocorra chuva durante a competição: a prova será interrompida IMEDIATAMENTE, NÃO VALENDO AS VOLTAS REALIZADAS NESTE ROUND INTERROMPIDO.
Caberá ao Diretor de Prova a observância dos princípios de igualdade de condições para todos os pilotos e a decisão de interromper a corrida. Chuva nas tomadas de tempo: No caso de interrupção de uma tomada de tempo em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições.
No caso da impossibilidade de se realizar as provas finais, será considerado como resultado final, a classificação das tomadas de tempo. Chuva nas provas Finais: No caso de interrupção de um heat em virtude da chuva, todos os tempos da mesma bateria que se interrompeu serão cancelados, a fim de preservar a igualdade de condições. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o mesmo "grid" anterior. Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, a prova será encerrada. Em caso de chuvas após uma ou mais finais realizadas antes de completadas as 3 (TRÊS) finais previstas, considera-se o resultado final da etapa o resultado do melhor resultado obtido pelo piloto.
6.4 FINAIS (Duração: 6 minutos)
6.4.1 - Serão realizadas até 3 provas finais (6 minutos cada).
6.4.2 - Os pilotos pontuarão na classificação geral de cada round de final.
6.4.3 - A posição de largada da primeira final será determinada a partir do resultado da tomada de tempo. A final 2 será o grid invertido do resultado primeira final. A final 3 será o grid invertido do resultado segunda final.
7 – PONTUAÇÃO POR FINAIS (HEATS)
7.1 – Cada piloto receberá uma pontuação ao término de cada final (heat). Em caso de mais de dez pilotos o valor máximo será igual ao número de pilotos inscritos e irá decrescendo de 1 ponto a cada posição perdida no heat.
Exemplo:
11 pilotos:
1º – 11 pontos
2º – 10 pontos
3º – 09 pontos
4º – 08 pontos
: :
11º - 01 ponto
Em caso de até dez pilotos:
1º – 10 pontos
2º – 09 pontos
3º – 08 pontos
4º – 07 pontos
: :
10º - 01 ponto
7.2 – Ao término das 3 finais, será feita a soma dos pontos obtidos gerando sua pontuação total da corrida, determinando assim as posições finais da etapa. Em caso de empate na pontuação geral do dia, o critério de desempate será a melhor colocação na Tomada de Tempo.
8- NUMERAÇÃO DO PILOTO Cada piloto receberá um jogo com três (3) números para colar na bolha, sendo eles com fundo branco, dígitos em preto padronizados para o campeonato. Esses números deverão ser fixados no pára-brisa dianteiro do carro e nas laterais.
9 – POSIÇÃO NO PALANQUE Os pilotos serão chamados pelo diretor de prova e devem se posicionar no palanque de acordo com a ordem de largada. O pole escolhe sua posição primeiro e assim por diante, até todos estarem posicionados.
10 – SOLICITAÇÃO DE TEMPO Não será permitida a solicitação de tempo por nenhum piloto em nenhum momento, seja ele classificatório ou final.
11 – PANE NO SISTEMA DE CRONOMETRAGEM Os pilotos e o diretor de prova irão decidir sobre o resultado da prova. A decisão final caberá ao diretor de prova.
12 – SOMATÓRIA DOS PONTOS Será declarado campeão o piloto que ao final das etapas obtiver mais pontos. Será considerado para fins de somatória as quatro maiores pontuações durante o campeonato. A menor pontuação será descartada.
CRONOGRAMA:
09:00-10:00 Cadastro do AMBrc. Treino livre cronometrado. Será utilizado para formação dos heats.
10:00-10:55 Definição da classificação( 2 heats GT; 1 heat EP).
11:00 Largadas - EP Final 1 duração 6min. - GT heat 1 duração de 5min. - GT heat 2 duração de 5min. - EP final 2 duração 6min. - Semifinal 1 15min em semifinal 2 15min. - EP final 3 duração 6min. - Final GT 30min.
Os pilotos, mecânicos e organizadores não poderão consumir bebidas alcoólicas durante a realização do cronograma acima previsto.
O preparo da pista e gandulagem será feita preferencialmente por pessoas contratadas, mas os pilotos e mecânicos podem ajudar de maneira voluntária. Pilotos participantes ficam aqui comprometidos a realizar o PIT para outro piloto.
Obs: Em caso de atraso para o posicionamento do carro no grid e do piloto no palanque, o piloto que atrasar mais de 01 minuto após a chamada do diretor de prova, será descontado do piloto 01 volta ao seu resultado, sem direito a recurso, para cada 01 minuto de atraso.
QUANTIDADES DE PROVAS PELO NÚMERO DE INSCRITOS:
Para Todas as Categorias 1:10 e GT,
até 12 pilotos – Uma Final. Classificam-se na ordem exata dos melhores tempos,
até 26 pilotos – Uma Final e duas semifinais.,
Acima de 27 pilotos – Uma Final, duas Semifinais e Quartas de final (tantas quantas forem necessárias).
SENSORES: Serão utilizados sensores tipo personal transponder AMBrc. Obrigatório cada piloto ter o seu transponder. Os sensores utilizados e a instalação deles serão de total responsabilidade do piloto. Os sensores devem ser instalados na posição horizontal. Durante a prova, caso seja notado que o sensor não está marcando a volta, a direção de prova comunicara a equipe responsável (ou mecânico) pela equipe do piloto envolvido para que tente reparar o equipamento. O grupo organizador poderá alterar o cronograma das prova se houver necessidade para o bom andamento do evento.
DESCARTE Teremos 5 etapas com um descarte por piloto obrigatório. Para que seja efetuado o descarte será necessária a inscrição na etapa.
POSICIONAMENTO DOS PILOTOS E MECÂNICOS
Para todas as Categorias, durante o treino livre, tomadas de tempo, semifinais e finais, será permitido apenas 1 mecânico. O não cumprimento o piloto será penalizado com "stop & go".
Para o treino livre, os pilotos e mecânicos estarão livres para escolherem o lugar que desejarem, porem o mecânico deve ficar logo abaixo do seu piloto.
Na largada das tomadas de tempo, os pilotos devem se posicionar no palanque de acordo com a classificação do treino livre (volta mais rápida) e mecânicos no local indicado para soltar os carros na ordem de largada.
Provas semi-finais e finais, os pilotos estarão livres para escolherem o seu posicionamento no palanque de acordo com a ordem de largada, isto é, o piloto que largar em 1º lugar tem prioridade e assim por diante, sendo obrigatório o acompanhamento dos seus mecânicos nos boxes na mesma posição.
PENALIZAÇÕES
Serão aplicados pelo Diretor de Prova aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento. Salvo as penalizações previstas que não cabem recursos, as demais caberão recurso em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa. Os recursos deverão ser entregues ao Diretor de Prova que encaminhara ao comitê organizador que analisara os recursos, vide item.
As penalizações serão divididas em: Advertência Verbal, Stop & Go, Desqualificação e Desclassificação.
Advertência Verbal: O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você esta sendo advertido por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização: Os casos que não interfiram no desempenho dos pilotos adversários, como: Obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido; Entrar no box em velocidade exagerada.
Stop & Go: Considera-se uma penalização Grave. O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você esta sendo advertido por XXXXXXXX. Cada piloto poderá receber no máximo 4 Stop & Go durante o evento. Após o 4º Stop & Go a próxima penalização grave, o piloto é desclassificado da prova.
Como cumprir o Stop & Go: O mecânico deverá comunicar previamente em que volta ele estará cumprindo a penalização. O piloto deve entrar com seu carro pela pista de rolagem do Box, parar o carro no local determinado pela direção de prova, e retornar à pista. O piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go. No caso do piloto não cumprir a sua penalização de Stop & Go será desclassificado da prova.
No caso de faltar menos de 3 voltas para o termino da prova, será descontado do piloto 1 volta ao seu tempo, sem direito a recurso. É proibido reabastecer ou fazer qualquer manutenção no carro durante o cumprimento do Stop & Go.
O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:Piloto XXXX, "Stop and Go", você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como: Piloto retardatário que obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido; Usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe); Tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
Ao receber 02 advertências verbais no mesmo evento; Falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos; Queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada); Obstruir o fluxo nos boxes; Parar os carros com os pés; Realizar reparos do automodelo na pista; Levar o equipamento de partida (caixa de start ou similar) para o grid de largada.
Brasília, 07 de março de 2017.
Regulamento Técnico Brasiliense GT 1/8
(Atualizado em 02/04/2016)
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CATEGORIA 1/8 GT.
DIMENSÕES
|
Mínimo (mm)
|
Máximo (mm)
|
Distância entre-eixos
|
320,00
|
360,00
|
Largura do carro (sem bolha)
|
300,00
|
320,00
|
Largura do carro (com bolha)
|
300,00
|
320,00
|
Comprimento do modelo (com Bolha e Aerofólio)
|
-
|
650,00
|
Vão traseiro da BOLHA (medido sobre blocos de 10,00mm)
|
-
|
70,00
|
Largura do Aerofólio
|
305,00
|
325,00
|
Corda do Aerofólio
|
-
|
70,00
|
Lateral do Aerofólio
|
-
|
35/60
|
Excesso do Aerofólio (recuo da traseira da bolha)
|
10,00
|
|
Furo de captação de ar
|
-
|
70,00
|
Peso (gramas)
|
-
|
3500g
|
Medida de Tanque ( ml )
|
-
|
150ml
|
A REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA É BASEADA NAS REGRAS IFMAR/ROAR
PARA CAMPEONATOS EUROPEUS DE 1/8 GT E DE NOSSO CAMPEONATO BRASILEIRO, COM AS
DEVIDAS ADAPTAÇÕES OU EXCLUSÕES NECESSÁRIAS, PARA SE ADEQUAR ÀS REGRAS E AO FORMATO
DE CORRIDA DO CAMPEONATO BRASILIENSE 2016.
É DE RESPONSABILIDADE DE CADA PILOTO ESTAR COM SEU CARRO DE ACORDO COM AS
REGRAS ESTABELECIDAS PARA O CAMPEONATO BRASILIENSE 2016.
PARÁGRAFO ÚNICO: TUDO
QUE NÃO ESTIVER EXPRESSAMENTE PERMITIDO NESTE REGULAMENTO E TERMINANTEMENTE PROIBIDO.
OS CASOS OMISSOS SERÃO JULGADOS POR UMA COMISSÃO DE PILOTOS, EM CONJUNTO COM O DIRETOR
DE PROVA.
A VALIDADE DESTE REGULAMENTO É DE 01/01/2016 ATÉ 31/12/2016.
1) MOTORES:
1.1) É permitido o uso de Motores .21 a .28 OFF ROAD e GT CLASS. A única restrição fica ao uso de motores ON ROAD.
1.2) Motores off road .21 ficam com seus preços restritos a US$
300,00. Os demais, de .24 a .28, tem seus valores liberados para compra. A referência de valores se dá através dos preços praticados pela loja "A Main Hobbies".
2) PESO:
2.1) Mínimo sem combustível (bolha, grampos, transpônder e baterias do
receptor inclusos): 3.500 gramas.
3) TANQUE:
3.1) A capacidade
máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros, etc.): 150ml .
3.2) O equipamento
de aferição do volume de combustível pode ter a tolerância de +/- 1ml.
3.3) Qualquer tanque que não passar na vistoria técnica
deverá ser aferido novamente após um período de resfriamento de 15 minutos.
Este período somente será necessário em caso de temperatura ambiente superior a
20ºC.
Obs. O tanque poderá ser retirado do carro e aferido
novamente após o período de descanso.
4) BOLHAS:
4.1) Órgãos de ALMS GT, classes GTC,
(ex-GT1 e GT2), DTM, Super GT, V8 Supercars e BTCC são aceitáveis. Série
adicional ou com aprovação provisória dos veículos de desempenho diferentes, e não
estar envolvido em uma série de corridas também estão sob consideração.
4.2)
A parte traseira da
carroceria não deve ser cortada acima de 70,00mm medidos com o carro
suspenso em blocos de 10.00mm.
4.3) Faróis, lanternas, grades e janelas devem contrastar
com a pintura do modelo.
4.4) Um (1) furo de captação de ar e abastecimento no
pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 70.00mm, podendo adentrar o teto ou
capô do carro.
4.5) Furo para acesso a vela de diâmetro máximo de
40.00mm, porém, não pode ser interligado a nenhum outro furo.
4.6) Pequenos furos para saída de gases do escape,
transponder e antena de rádio poderão ser feitos.
4.7)*** NENHUM OUTRO FURO É PERMITIDO ***
4.8) Santo-Antonio deverá ficar por dentro da carroceria(bolha).
4.9) Nenhuma parte do carro, exceto a saída do escape,
postes de fixação da carroceria e o tubo de antena podem estar para fora da carroceria(bolha).
4.10) Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de
qualquer natureza sob a carroceria (bolha).
5) PNEUS:
5.1) Só poderão ser usados pneus de “BORRACHA”
5.2) É PROÍBIDO O USO DE QUALQUER ADERENTE OU ADITIVO
PARA PNEU.
5.3) As rodas devem ser pelo menos 50% abertas, ou
seja, é proibida rodas modelos “DISH”. (REVOGADO)
5.4) SÓ PODERÁ SER USADO 1 JOGO DE PNEU, POR ETAPA.
DEVIDAMENTE LACARADO PELO DIRETOR DE PROVA. O PILOTO DEVE APRESENTAR 1 PAR DE
PNEU “EXTRA” PARA SER LACARADO TAMBÉM NA DIREÇÃO E SÓ PODE SER USADO EM CASO DE
DANO AO PNEU E FICANDO POR INTERPRETAÇÃO DO DIRETOR.(REVOGADO)
6) EMBREAGEM:
6.1) São permitidas 02(duas), 03(três) ou 04(quatro) sapatas não ajustáveis ou originais do
automodelo.
6.2) Não é permito o uso de CENTAX ._________________________________________________________________________________
FEBARC GT 1/8 2016
Regulamento Brasileiro GT - 1/8 2016
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Regulamento FEBARC 1/10 Pro 200mm 2016
AJARC 1/8 GT
COPA Paraná/São Paulo GT 1/8
Campeonato Pernambucano de GT 1/8
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