Pesquisar

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Como Regular o Carburador de Motores NITRO?

Componentes de um carburador e suas principais funções:



🚩Carburador - Dispositivo onde se faz a mistura do ar e do combustível e que pulveriza essa mistura para dentro do motor de modo que ele possa funcionar. Há dois tipos de carburadores para motores de modelismo, o de válvula deslizante (ou "Gaveta") e o de válvula cilíndrica giratória (ou "Barril"). O carburador de válvula deslizante(Gaveta), é mais eficiente do que o de válvula cilíndrica giratória.

🚩Agulha de Alta Rotação
 - Válvula com a forma de agulha que regula a mistura de ar e combustível feita pelo carburador em regimes de alta rotação, definindo a aceleração final ou o mais alto giro do motor.

🚩Agulha de Baixa Rotação
 - Válvula com a forma de agulha que regula a mistura de ar e combustível feita pelo carburador em regimes de baixa rotação, definindo a potencia de arrancada do modelo. 

🚩Venturi
 - Peça que regula o diâmetro do canal de entrada de ar do carburador. Por ele, o
ar é sugado até chegar ao motor. Quando sua abertura é fixa chamamos de venturi fixo, quando ela pode variar chamamos de venturi variável, esse último modelo permite que a quantidade de ar que entra no motor mude de acordo com sua necessidade de alimentação. O Venturi é encaixado na boca da entrada de ar do carburador.


🚩Parafuso da Marcha Lenta - Parafuso localizado na base do carburador que limita o fechamento da gaveta ou do cilindro, fazendo com que o motor gire em regime de "Marcha Lenta" quando o radiocontrole está em posição "Neutra" ou "Freado". Esse parafuso é comumente confundido com a "agulha de baixa" ou recebe a denominação de "agulha de marcha lenta", porém, ele não é uma agulha, é um limitador ou batente. 

🚩Marcha Lenta - É o regime de rotação do motor quando o gatilho do radiocontrole está em posição neutra ou freado. A marcha Lenta é regulada por meio do "Parafuso de Marcha Lenta"  localizado na base do carburador, que limita o fechamento da gaveta ou do cilindro(depende do tipo de carburador).

🚩Mistura de Combustível
 - É a mistura de ar e combustível feita no carburador pelo ajuste das agulhas de carburação.

🚩Mistura Pobre(muito Fina)
 - Condição de funcionamento em que o motor recebe baixa proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. Geralmente a mistura pobre pode ser notada pela diminuição da fumaça azulada na saída do escape, com aumento da velocidade do motor e consequentemente superaquecimento seguido de queda no regime de rotação. Esta condição é extremamente danosa ao motor e deve ser corrigida imediatamente para não danifica-lo.

🚩Mistura Rica(muito Gorda)
 - Condição de funcionamento em que o motor recebe alta proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. É melhor funcionar o motor com mistura levemente rica para assegurar sua longevidade. A mistura demasiadamente rica pode "afogar" o motor, com perda de rendimento e exagerado consumo de combustível (muita fumaça na saída do escape e muito combustível sem queimar jogado fora).

🚩Empobrecer a Mistura ou Afinar
 - Ajustar a agulha de alta rotação e/ou a de Baixa Rotação fechando-as para diminuir a quantidade de combustível que entra no motor.

🚩Enriquecer a Mistura ou Engordar 
- Ajustar a agulha de alta rotação e/ou a de Baixa Rotação abrindo-as  para aumentar a quantidade de combustível que entra no motor.

Por: Marco Daher


📌 De longe, a curva de aprendizado mais íngreme e difícil de caminhar para um novato é a de aprender a regular um carburador. Pode ser difícil no início, mas com um pouco de esforço e dedicação, além da insistência, você conseguirá e nunca mais se esquecerá de como fazê-lo. 
Antes de começar a ajustar as "agulhas", vamos considerar o papel do carburador e como funciona. O ajuste adequado de um carburador é muito mais fácil uma vez que você entenda como ele funciona.
🔔Para fazer uma regulagem ideal do carburador, se faz necessário que o motor esteja com temperatura entre 90°C e 120°C. Não regule o motor FRIO.


📌COMO OS TIPOS DE CARBURADORES GERAM A MISTURA DE AR​​/COMBUSTÍVEL?
Um carburador rotativo contém um "barril"(ou cilindro) horizontal que possui um orifício vertical perfurado através dele. À medida que o barril é girado para a posição aberta, ou seja, o furo no barril fica alinhado com o orifício do corpo do carburador, o fluxo de ar/combustível aumenta, acelerando o motor. Da mesma forma, quando é girado para a posição fechado, o fluxo de ar que é puxado para o motor é reduzido e, como resultado, a velocidade ou giro do motor é reduzida.
Em alguns casos, o barril não gira apenas, mas também se move ligeiramente de um lado do compartimento para o outro - uma ação semelhante a um parafuso sendo torcido. Este movimento lateral opera a agulha de “baixa rotação” empurrando-a para dentro ou para fora da barra de pulverização.
Os componentes do carburador de válvula deslizante(gaveta) são semelhantes aos de um carburador de barril rotativo, mas eles são simplesmente dispostos de forma diferente. Em vez de ter um orifício vertical perfurado através dele, a válvula deslizante é uma peça sólida de plástico ou metal, que regula o fluxo de ar, à medida que a peça desliza para dentro ou para fora do venturi do carburador, permitindo que o ar passe com maior ou menor intensidade. 
Tal como acontece com o tipo rotativo, o de válvula deslizante também contém a "Agulha de Baixa Rotação” para controlar as proporções de ar/combustível para configurações de arranque do modelo. À medida que o controle deslizante fica mais fechado, a válvula da agulha de baixa velocidade reduz a entrada de combustível e do fluxo de ar. Como resultado, o mecanismo faz diminuir a aceleração ou rotação do motor, até o limite imposto pelo "Parafuso de Marcha Lenta".

📌O QUE FAZEM OS CARBURADORES?
Todos os carburadores controlam a velocidade do motor variando as quantidades de ar e combustível que entram no motor. Em motores NITRO RC de 2 tempos, é usado um cilindro rotativo(barril) ou um carburador de válvula deslizante(gaveta) para controlar esta mistura vital de ar/combustível.
 A válvula controla a quantidade de ar introduzida no motor, e a agulha da mistura de combustível, ou agulhas, controlam a quantidade do combustível a ser injetado. À medida que o gatilho do transmissor do seu automodelo é puxado, o servo do acelerador puxa o braço da válvula (em um carburador rotativo ou barril) ou puxa a válvula deslizante (gaveta) para alimentar com mais ar o motor para aumentar a potência e o giro. Da mesma forma, quando o carburador é fechado, as entradas de ar e combustível são novamente restringidas e, consequentemente, o motor diminui a rotação.
Por: Marco Daher


Esta imagem cortada do carburador ilustra como o combustível flui através das agulhas (mostrado pelas áreas destacadas azuis). Observe como as agulhas cônicas se encaixam na abertura cônica do corpo do carburador para controlar o fluxo de combustível.

 Carburador de válvula deslizante é facilmente reconhecido por sua bota de borracha de estilo sanfona.

          

No Carburador de Barril Rotativo, o braço de controle da agulha é longo e fica oposto à Agulha de Alta Rotação(nas fotos à direita) é a característica que o identifica.

01                                  02

01 - O barril gira para reduzir a abertura, reduzindo assim as rotações do motor.

02 - Este corte mostra um carburador rotativo em ação. A todo o acelerador, a mistura de ar/combustível entra direto pelo canal através do carburador.

📌TIPOS de Carburadores de Motores Nitro.
Todos os motores Nitro RC usam carburador rotativo ou carburadores de válvulas deslizantes, mas há um nível de distinção adicional nesses grupos: o número de agulhas de afinação que possuem. 
Os motores mais básicos têm uma única agulha que ajusta a mistura de combustível, mas a maioria dos motores usa duas agulhas: uma para uma configuração de mistura de “baixa rotação” que acerta o "ARRANQUE" do modelo e outra para ajustes de “alta rotação” que acerta o giro máximo do motor em condições de corrida. Alguns motores para modelos de corrida de alto desempenho possuem três agulhas independentes para ajustar as configurações de mistura de baixa, média e alta rotação

Vamos analisar agora os Prós e os Contras de cada configuração das agulhas e nos concentraremos em conselhos de ajuste para as três variedades.
✅CARBURADORES DE AGULHA ÚNICA.
Os carburadores de agulha única são frequentemente taxados de como sendo os "mais fáceis de ajustar" porque há apenas uma única agulha para ajustar, porém, ajustar um carburador de agulha única para um bom desempenho em uma faixa de RPM ampla pode ser um desafio. Os carburadores de agulha única têm apenas uma configuração, então o motor geralmente funciona bem em uma faixa de RPM estreita, mas qualquer velocidade do motor acima ou abaixo dessa faixa, sofrerá com uma mistura de ar/combustível menor do que o motor precisa.
Um motor que está bem regulado com apenas uma agulha, pode funcionar razoavelmente bem no meio da faixa de velocidade, mas geralmente será muito rico em marcha lenta e muito magro a altas velocidades. 
Se o motor estiver ocioso por muito tempo, ele pode morrer porque a mistura é rica em baixas rotações e isso irá afoga-lo. Logo, quando estiver na faixa de alto rpm, isso pode causar excesso de calor porque a mistura é muito fina (magra) a essas velocidades, podendo ocasionar a falta de combustível. Você pode ajustar a agulha no lado rico para compensar a alta rotação com a mistura magra, mas a velocidade baixa torna-se ainda mais rica, o que dificulta a inatividade do motor por até alguns segundos. Ajustar um carburador de agulha única é uma questão de honra. Aqui está o que fazer.


 
Em um carburador com agulha única, geralmente a agulha possui um corpo alto, ranhurado, que facilita a torção à mão livre, e muitas vezes há um pequeno orifício para facilitar a contagem das voltas e/ou para utilizar a ponta da chave de fenda.

- Regulagem de carburadores de Agulha Única. 
A melhor maneira de ajustar um carburador de agulha única buscando o melhor desempenho é começar com uma configuração de mistura rica, mas pilotável e, em seguida, feche a agulha (tornando mais magra) em incrementos de 1/8 de volta, até o desempenho do motor se torne bem adequado para suas condições de funcionamento. 
Se o motor perde giro, engasga ou morre em plena aceleração, enriqueça a mistura abrindo 1/8 de volta por vez até estes problemas cessarem.
Conseguir carburar um motor para funcionar no seu melhor giro é muito relativo para esse tipo de motor. A configuração ideal é deixar que o motor fique em marcha lenta por alguns segundos e, no entanto, ainda ter combustível suficiente para evitar uma condição de mistura magra em alta rotação.
A temperatura do motor deve ser o seu guia ao ajustar motores com carburadores com agulha única. Esse não é o caso ao ajustar agulhas múltiplas para o desempenho, mas há pouca escolha com uma única agulha, e é melhor errar para o lado da cautela, assim o seu motor irá ter uma vida bem maior. 

✅CARBURADORES DE 2 AGULHAS.
Os carburadores de duas agulhas oferecem uma enorme vantagem de desempenho em relação às suas contrapartes de agulha única. Os carburadores de duas agulhas permitem uma melhor aceleração e marcha lenta porque a mistura de baixa velocidade pode ser regulada independentemente da mistura de alta velocidade. 
Quando ajustado corretamente, um motor de carburadores de 2 agulhas vai se destacar em qualquer rotação melhor do que outro motor de agulha única que você já tenha pilotado!
A agulha de baixa rotação (ou arranque) está localizada no centro da alavanca rotativa (em carburadores rotativos), ou no centro do deslizante ou gaveta (em carburadores deslizantes). Ela se movimenta juntamente com a válvula deslizante ou com o tambor rotativo e entra gradualmente na barra de pulverização à medida que o acelerador é fechado. A válvula da agulha de baixa velocidade afeta o fornecimento de combustível de marcha lenta até aproximadamente 1/4 do regulador de pressão, e, em seguida, a válvula da agulha de alta velocidade assume a função de fornecer o combustível. 
Sempre escolha um carburador com duas agulhas, certamente ele se destacará dos que possuem apenas uma agulha.
 


Para o melhor desempenho do motor em toda a faixa de rpm utilizável, um carburador de 2 agulhas é o requisito mínimo para motores tanto de competição como os de lazer. No corpo dos carburadores, a agulha de baixa rotação é oposta ao mecanismo da válvula. 

-Regulagem de carburadores de 2 agulhas. 
Primeiro - e mais importante - regule a agulha de alta rotação para obter o melhor desempenho top-end(máximo giro). Como a agulha de alta rotação também controla a quantidade de combustível para a agulha de baixa rotação (a linha de combustível alimenta o carburador na agulha de alta rotação, e que este, por sua vez alimenta a agulha de baixa rotação), esse é o ajuste mais importante. 
Quando o seu modelo funcionar bem a toda rotação, você pode começar a ajustar a válvula da agulha de baixa rotação para que ele saia de uma aceleração ociosa(marcha lenta) e chegue na máxima rotação sem demora, sem engasgar ou morrer. A aceleração deve ser rápida, gradual, nítida e confiável. Após as duas regulagens e para evitar que o motor morra quando soltar o acelerador ou acionar os freios(posição "fechado"), use o parafuso de marcha lenta para manter aproximadamente um espaço de 1mm na abertura do carburador, ou no giro ideal que achar melhor, sem que o motor morra.
Aqueça completamente o motor, funcionando mesmo com dificuldade por alguns minutos. Se, ao aquecer, a velocidade de marcha lenta aumenta gradualmente por conta própria antes de morrer, sua configuração de agulha de baixa rotação está muito magra(fechada). Da mesma forma, se o seu motor engasgar e perder giro quando é acionado o acelerador por completo de uma só vez, suas agulhas de alta velocidade e baixa velocidade estão muito fechadas. Em caso de dúvida, posicione as agulhas faceadas ao corpo da válvula e comece novamente, ajustando adequadamente a agulha de alta velocidade. Em seguida, ajuste novamente o motor até que o nível de rpm da marcha lenta se estabilize.
Se você colocar o seu modelo parado e ocioso por alguns segundos, e durante esse tempo, o RPM gradualmente cai até o motor morrer, sua agulha de baixa velocidade provavelmente está muito rica. Neste caso, feche a agulha 1/8 de volta e verifique se a marcha lenta estabilizou. Ajustar corretamente a agulha de baixa rotação produzirá uma aceleração confiável.

✅CARBURADOR COM 3 AGULHAS.
Na maior parte, os carburadores de 3 agulhas são os mesmos que os carburadores de 2 agulhas. Eles funcionam de forma idêntica, mas o carburador com 3 agulhas possui uma barra de pulverização(SPRAYBAR) ajustável além das duas agulhas normais, de modo que a terceira "agulha" não é realmente uma agulha, é uma barra de pulverização ajustável.
O que isso faz? Um carburador de 2 agulhas oferece dois intervalos para trabalhar com o motor com a mistura adequada de ar/combustível - ajustes de baixa rotação e alta rotação.
Um carburador de 3 agulhas permite uma terceira opção fraca; é um pouco fraco porque não é realmente uma agulha. A barra de pulverização e as agulhas são ajustadas ao mesmo tempo para determinar em que posição do acelerador a barra de pulverização (terceira agulha) ficará exposta ao fluxo de ar direto e isso cria um aumento sutil da quantidade do fluxo de combustível.
Portanto, NÃO MEXA na terceira agulha, deixe na posição original de fábrica e regule apenas as duas agulhas normais, já vistas aqui
Mas, se você é teimoso e quer regular assim mesmo, assuma o risco e leia o próximo tópico. Lembre-se, se nenhuma regulagem que fizer der certo, leia o tópico abaixo: DICAS DE OURO!
- Regulagem de um carburador de 3 agulhas. 
Inicialmente, você deve ajustar seu motor equipado com 3 agulhas do mesmo modo como regula os que possuem uma agulha ou os de 2 agulhas. Quando você estiver satisfeito com o desempenho do motor na baixa e na alta rotação, preste muita atenção à transição dessas rotações(baixa ➜ alta). Será que ele perde potência ou giro no meio do intervalo de RPM? Se assim for, você deve ajustar a terceira agulha.
Para ajustar a terceira agulha, por sua vez, gire o mesmo número de voltas tanto para a agulha de baixa rotação quanto para a terceira agulha na mesma direção (1/4 de volta de cada vez). Isso mantém a configuração de marcha lenta, mas altera a resposta de média rotação. Funcione o motor por alguns minutos e faça os ajustes, se necessário. Ao ajustar, lembre-se de fazer pequenas alterações(1/8 de volta por vez), para que você saiba qual mudança afetou o desempenho.
É uma boa ideia que os modelistas inexperientes deixem a configuração da terceira agulha como veio de fábrica, pois mexer nessa agulha requer um feeling muito experiente para sentir a sutil diferença. Existe o risco de o motor funcionar muito mal se você ajustar a terceira agulha incorretamente. É melhor tratar seu carburador como se fosse um de duas agulhas até ganhar mais experiência.

Por: Marco Daher

🏆      DICAS DE OURO      🏆
- Quando fica difícil de achar a carburação e o motor tem dificuldade de ligar, regule as duas agulhas, de alta e de baixa, para que fiquem "faceadas" com o corpo das válvulas. 
- Caso seu carburador tenha a terceira agulha(SPRAYBAR) e você mexeu nela, regule para que também fique faceada com o corpo da agulha(veja as imagens abaixo).
- Regule o parafuso de MARCHA LENTA para que o cilindro ou a gaveta fique com uma abertura de aproximadamente 1mm. A partir daí, o motor deve ligar mais facilmente. 
- Verifique se não há excesso de combustível na câmara de combustão, para isso retire a vela e gire o motor por algumas vezes para que o excesso de combustível seja expulso da câmara. Antes de recolocar a vela, verifique como está o filamento, se não estiver rompido e caso esteja com uma cor escura e fosca, ou com deformações, essa vela deverá ser substituída(veja aqui a postagem sobre VELAS).  
- Lembre-se de que a temperatura ambiente e a umidade do ar são variáveis que afetam diretamente a carburação do seu motor, portanto, uma carburação que você fez perfeita em um final de semana, pode não servir para o próximo domingo. 
- Manter a temperatura do motor abaixo da marca de 120° C é um limite necessário para se obter a longevidade do seu motor e evitar repentinas quebras.
- Nunca, jamais, never and ever ligue seu motor sem o FILTRO DE AR instalado na entrada de ar do Carburador. Não deixe sujeira entrar pelo Venturi.
- Verifique se não há furos nas mangueiras de alimentação de combustível e de pressurização do Tanque de Combustível.
- Para carburadores que não possuem corpo nas agulhas, como os motores TRAXXAS, regule definindo o ponto ideal de partida inicial, abrindo a válvula com 2 1/2 voltas (duas voltas e meia) a partir de seu fechamento total. No caso da Agulha de Baixa Rotação deixe faceada ao seu corpo, ou seja, nem para dentro nem para fora do orifício.
Veja nas imagens abaixo como facear as agulhas:
Por: Marco Daher

                                              

     



✅NADA A TEMER.
Ajustar um carburador RC não é uma ciência exata, você não encontrará ninguém nas pistas dizendo "Vamos ver: faz 35° graus de temperatura ambiente, a umidade relativa é de 70%, e eu estou com combustível de 20% de Nitro, então eu preciso fechar duas voltas na agulha de baixa e três voltas na agulha de alta ". Compreender quais são as funções do carburador é um recurso inestimável em sua busca pelo conhecimento perfeito, mas o que realmente oferece resultados é quando você combina seu conhecimento com a experiência. Quanto mais tempo você passar experimentando com seu motor, melhor você se tornará na regulagem. Não há necessidade de ter medo de agulhas!

❗Conclusão TÉCNICA.
Uma curva de mistura de combustível mostra a relação ideal de ar/combustível a qualquer velocidade dada na escala de RPM de um motor. Como as proporções ideais variam com RPM e mudanças de carga, é importante ajustar o seu carburador de modo que a mistura de ar/combustível seja otimizada o máximo possível.
Este gráfico mostra o que a maioria dos reguladores de motores já conhecem: quando o motor é ligado, ele precisa de menos combustível porque a entrada de ar é menor. A aceleração aumenta a carga do motor, e um RPM maior significa que mais ar entra no motor; Isso significa que o motor precisa de mais combustível para manter a relação correta de ar com combustível. O aumento de requisito de combustível diminui apenas quando o motor atinge os limites superiores da sua faixa de RPM e passa para um modo de "cruzeiro" ou velocidade constante, durante o qual a aceleração máxima não é possível, porque as rotações foram maximizadas.
Por: Marco Daher

Compreender os requisitos de combustível do seu motor pode orientar sua abordagem para o ajuste da mistura de combustível. Veja o gráfico abaixo:

Por: Marco Daher
__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário