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sexta-feira, 4 de junho de 2021

Motores DC BRUSHLESS x BRUSHED: Quando e Porque Escolher um em Vez do Outro

 Qual a diferença entre um motor BRUSHLESS e um motor BRUSHED?

Nos últimos 10 anos, Motores brushless tornaram-se a resposta quando alguém pergunta sobre poderosos modelos RC. Embora a tecnologia seja superior, não é necessariamente a resposta para todas as situações. Temos como objetivo apresentar o conceito de Motores RC Brushless em um nível básico, explicando as principais diferenças e oferecendo exemplos de uso.




No RC, motores sem escovas(brushless) se referem ao design do motor no modelo. Se um modelo de motor não for rotulado como “brushless”, é normal presumir que é um motor básico com escova(Brushed).

Os motores Brushless e Brushed usam enrolamentos de bobina 'carregados' para atrair e repelir ímãs permanentes de polarização fixa e criar uma força de rotação.

Motores escovados usam uma chave de contato rotativa com as escovas chamada de comutador ou coletor para reverter periodicamente a direção da corrente na bobina, alternando aquele lado da armadura para atrair ou repelir os ímãs fixos no motor. Este comutador está diretamente em contato com as escovas e faz a ligação de cada bobina no núcleo de ferro(induzido) é daí que vem o nome BRUSHED ou ESCOVADO. O diagrama acima mostra um motor DC escovado em ação. Observe o contato das escovas cor azul claro e verde ao redor do comutador ou coletor no eixo central do induzido de cor de cobre, alterando a polarização de carga nos enrolamentos da armadura a medida em que gira.


Como você pode ver no diagrama acima, os motores sem escova se diferem no design visto que não existe o contato das escovas com o induzido. Muitos possuem os ímãs fixos ao eixo e as bobinas instaladas na armadura do motor. Sem comutador, um controlador é obrigatório e necessário para alternar a corrente e assim acionar o motor. A maioria dos motores sem escova de carros RC opera dessa maneira, exigindo um ESC(Eletronic Speed Control – Controlador Eletrônico de Velocidade) inteligente externo para operar o motor.

Como posso Identificar um Modelo RC com Motor sem escova(Brushless)?

Além de selecionar 'brushless' na pesquisa ou apenas ler a descrição do motor ao navegar em lojas na web, o sinal revelador de um modelo com motor brushless são os três ou mais fios que vão do ESC até o motor, caso você identifique apenas dois fios saindo do motor, conforme mostrado abaixo, esse será um motor comum escovado, ou seja, BRUSHED.

Enquanto em um motor com escova normalmente há um fio positivo vermelho e um negativo preto conectado (como visto na foto acima), os motores sem escova contam com o ESC para alternar os sinais de energia enviados por esses três fios.

O que é S, T e Kv mostrados nos Motores?

T(Turns) - Os motores RC são normalmente listados junto com seu número de 'voltas' da fiação no núcleo de ferro(bobina) definido como TURN (T). O limite de Voltagem suportado pelo Motor definido pelo S(Células) e pela quantidade de GIROS máximos identificados pelo Kv(Giros por Volts)

Você irá identificar como 35T – um motor que possui 35 voltas(turns), 50T – um motor que possui 50 voltas(turns) e assim por diante.

S(Células) - Se um motor indicar que seu limite de voltagem é 3S em baterias de LiPo, por exemplo, isso significa que sua capacidade é de até 11,1volts, visto que cada célula da bateria de LiPo é capaz de armazenar 3,7v nominais, então uma bateria de 1S(uma célula) tem 3,7v, uma bateria de 2S(duas células) tem 2 x 3,7v = 7,4v, e assim por diante ((3S (3 células) tem 3 x 3,7v = 11,1v) 4S = 14,8v, 5S = 18,5v, 6S = 22,2v).

Kv(RPM por Volt) - ajudam a explicar o número de rotações teóricas que você pode esperar ao inserir 1 volt de potência em um motor, também conhecido como RPM por volt. Quanto maior o número Kv, mais rápido o motor pode potencialmente girar. A principal conclusão é que este é o valor de descarga, que apenas fornece sugestões aproximadas da capacidade de giro da unidade.

Como regra geral, os motores com mais voltas têm torque mais alto e menos RPM(rotações por minuto), portanto, as unidades '55T' são adequadas para Automodelos RC Crawler, por exemplo. Os motores com menos voltas têm menos torque, mas mais RPM, então os motores '15T'(15 voltas na bobina) são frequentemente instalados em modelos OnRoad e OffRoad de Velocidade, como Buggies, GT e GP, além de outros modelos de velocidade.

Então podemos concluir que um motor 55T 1200Kv de 3s(11,1v) é um motor que possui 55 voltas de fiação na bobina e que gira 1.200 x 11,1v = 13.320RPM.


Devo comprar um Modelo RC BRUSHLESS?

Os entusiastas sem dúvida estarão pulando para cima e para baixo gritando SIM SIM SIM SIM SIM neste ponto, mas vamos olhar para as vantagens e desvantagens da tecnologia, para você escolher a que melhor lhe cabe:

Vantagens Brushless

Eficiente: resultando em um tempo de utilização muito mais longo e, muitas vezes, com menos geração de calor.
Velocidades muito mais altas: graças ao atrito reduzido a quase zero e a entrega de torque eficiente, possui uma faixa de velocidade mais ampla.
Desgaste muito reduzido: além de verificar os rolamentos, os motores sem escovas requerem manutenção mínima, não há escovas para se desgastar.

Desvantagens Brushless

Custo: devido à complexidade e ao hardware de suporte resultante, eles custam bem mais caros.

Complexidade: requer controlador de velocidade mais avançado e mais sensível

Cogging: sem entrar em grandes detalhes a respeito da intensidade de torque necessária para girar motores escovados, este fenômeno se manifesta como uma sensação de salto entre os polos e pode afetar a aceleração inicial.

Considere suas necessidades

Se você gosta de Pilotar um Crawler RC (como o Traxxas Defender) em velocidades baixas e controladas, uma configuração RC com motor escovado de alto torque é o suficiente. Eles também são ideais para crianças que procuram um sistema robusto e facilmente controlável. Alternativamente, se você deseja um modelo de alta velocidade e alta potência, como um modelo de velocidade para competições, onde a programação ESC pode ser ajustada, uma configuração Brushless será melhor para você.

 

Observe que além do Motor e do ESC, muitos fabricantes também selecionam componentes como rolamentos e eixos de transmissão que podem lidar com a saída do 'coração potente' de um motor BRUSHLESS. Portanto, não é incomum obter um carro que se parece muito com seu irmão escovado mais barato, mas tem a vantagem adicional de ser totalmente atualizado e modernizado.

Motores mais potentes requerem baterias mais potentes

Lembre-se de que, para obter o máximo de um motor brushless, você provavelmente acabará comprando baterias mais caras para atender a necessidade do motor, com alta energia e alta taxa de explosão (descarga).

Acabam então que estes requerem equipamentos mais complicados e caros para carregar, equalizar, usar e armazenar com segurança. O uso incorreto dessas células de baterias LiPo, pode resultar em danos terminais, ou se elas de alguma forma forem abusadas a ponto de serem perfuradas, um incêndio pode ocorrer. Não é recomendado que crianças manuseiem esses tipos de baterias sem supervisão de um adulto, mas isso é ainda mais importante ao lidar com células LiPo extremamente potentes, quanto mais potência mais perigosas se tornam.



domingo, 30 de maio de 2021

Traxxas Drag Slash com Bolha Chevy C10 1967

De Traxxas :
ENGINEERED TO WIN ™

Drag Slash foi projetado com recursos inteligentes e desempenho inovador para vencer em qualquer nível de habilidade e experiência. A caixa de velocidades Pro Series Magnum 272R foi projetada para um torque massivo. O comprovado sistema de força Velineon oferece músculos fortes e confiáveis ​​para dar os passes mais rápidos. Os exclusivos Drag Mode e Trans Brake oferecem versatilidade incrível - e Drag Slash faz tudo isso com o estilo clássico do Chevy C10. Isso não é uma corrida de preparação do jeito Traxxas.

NOVOS PRO SERIES MAGNUM 272R ™

A transmissão Magnum 272R é construída para um torque contundente. O 272R apresenta uma placa de motor de alumínio anodizado azul, engrenagens totalmente de metal e um diferencial de 4 marchas preenchido com silicone selado, ajustado especificamente para corridas de arrancada com fluido diferencial de peso 500K.

 


        

TSM COM MODO DE CORRIDA DE ARRASTO

É fácil pilotar como um profissional com o Traxxas Stability Management. O TSM torna a corrida mais divertida, permitindo que o piloto experimente a aceleração em linha reta mais rápida possível com estabilidade incrível e controle preciso. Depois de cruzar a linha de chegada, o TSM melhora drasticamente o desempenho de frenagem e ajuda a evitar desvios.

TRAXXAS TRANS BRAKE

Acha que você é rápido no gatilho? Isso é mais rápido. Segure a chave Trans Brake do transmissor TQi e ajuste o acelerador na linha de partida - quando a bandeira cair, solte a chave para o lançamento mais rápido todas as vezes.

ULTIMATE TRACTION AND CONTROL

O realismo da escala encontra o desempenho da engenharia. Ultra-wide Mickey Thompson ET Drag Slicks apresenta um design de carcaça inovador e inserções de espuma de alta densidade moldada para tração maciça fora da linha e na pista.

INOVAÇÃO

Traxxas combina a lendária durabilidade do Slash com os mais recentes recursos de alta tecnologia para criar um piloto de drag de classe mundial. Envolvido em uma bela Bolha de Chevrolet C10 totalmente detalhada, o resultado é nada menos que a perfeição.

BATIDA PARA AS RUAS

O Drag Slash é construído sobre o comprovado chassi com baixo centro de gravidade para manter a bateria e os componentes eletrônicos próximos ao pavimento para uma estabilidade aderente à esteira. A construção modular e o hardware hexagonal premium tornam o Drag Slash fácil de manter para desempenho máximo.

DETALHES

Olhe abaixo do corpo do C10 impressionante para revelar os detalhes do design que tornam o Drag Slash o mais rápido da rua ™. Traxxas examinou cada detalhe para criar um caminhão dinâmico e de alta tecnologia que seja tão rápido na pista quanto divertido de pilotar.

Detalhes de escala moldada

A grade de dois níveis da Bolha do Chevy C10, os contornos dos faróis prontos para LED e a asa estilo Pro Street são peças moldadas separadamente para replicar com precisão a "coisa real" e fornecer detalhes do modelo de exibição com durabilidade para ação em alta velocidade nas ruas.

Rich Metallic ProGraphix® Paint

A pintura metálica do Drag Slash brilha com um brilho profundo e boa aparência que captura a luz por baixo do corpo de policarbonato durável. Escolha entre seis cores: Redline, Brilliant Blue, Green Machine, Ultra Violet, Diamond White e Midnight Black.

Cama Profundamente Recessada e Detalhada

A Bolha do Chevy C10 do Drag Slash recria a estanhagem de chapa plana de draggers de tamanho real com uma cama embutida que é realisticamente “tubulada” para abraçar as largas manchas de Mickey Thompson. Detalhes funcionais e autênticos como este tornam o Drag Slash o modelo sem preparação mais bonito da pista.

Asa de alto desempenho

A asa de estilo Pro Street é uma parte funcional do design preparado para arrasto do Chevy C10. A asa é moldada por injeção para durabilidade e resistência. Em velocidade, a asa gera downforce que melhora a tração e reduz a turbulência que induz o arrasto.

Pára-choque integrado

Se uma corrida der errado, Drag Slash pode levar o golpe com seu pára-choque dianteiro montado no chassi. A espuma firme acolchoa o corpo enquanto os suportes superiores e inferiores resistentes do pára-amortecedores protegem a suspensão dianteira.

Ultra Amortecedores Ajustados por Arraste

Ultra Amortecedores têm desempenho comprovado nos off-roaders mais duros do Traxxas. Os Ultra Amortecedores do Drag Slash estão prontos para uso com molas mais rígidas, óleo de silicone mais espesso e batentes personalizados otimizados para fornecer um controle de direção suave e aderência para vencer a corrida.

Ajuste de suspensão

Esticadores de aço reforçados de 4 mm facilitam a experiência com a curvatura e convergência do Drag Slash, sem a necessidade de desmontagem. Extremidades de haste reforçadas e esferas de pivô de grande diâmetro capturadas garantem durabilidade pronta para corrida e uma chave de ajuste está incluída.

Postes de corpo ajustáveis

Abaixe a Bolha para obter esteiras suaves, levante-a para superfícies mais ásperas ou configure seu Drag Slash para uma Bolha conforme suas especificações os postes dianteiros são totalmente ajustáveis ​​e os postes traseiros ajustáveis ​​estão disponíveis como um acessório.

Chassi de baixo CG

Um baixo centro de gravidade melhora a estabilidade e a precisão de manuseio. O chassi rebaixado permite que a Bolha do Chevy C10 abrace a pista com uma postura agressiva e aerodinâmica para um desempenho de corrida de arrancada de pico, e um design elegante e modular simplifica a manutenção.

Wheelie Bar

A diferença entre avançar e voltar para casa cedo se resume à tração fora da linha. Drag Slash oferece controle máximo com uma barra de roda de cinco posições e duas opções de tamanho de roda. A estrutura de escada dupla reforçada da barra com rodinhas oferece máxima rigidez para obter o holeshot - e a vitória!

Malha de engrenagem fixa

A malha de engrenagens do Drag Slash permanece perfeitamente definida, lançamento após lançamento, mesmo quando lançamentos de arrasto de alta potência tentam forçar a separação das engrenagens. A placa de motor de alumínio rígido e a inserção de malha fixa evitam o movimento do motor para máxima confiabilidade e engrenagens precisas.

Diferencial removível

Pistas diferentes exigem diferentes níveis de aderência, isso é apenas parte de uma corrida sem preparação. O Drag Slash facilita a alteração da ação de travamento do diferencial, variando a viscosidade do fluido interno. Desconecte os eixos de transmissão e abra a escotilha; você estará a caminho da vitória em minutos.

Engrenagens internas totalmente metálicas

A transmissão pronta para corrida é construída para torque massivo com entrada de aço de alta resistência, engrenagens intermediárias e diferenciais e rolamentos de grande diâmetro. A engrenagem de entrada é chaveada e encaixada por pressão no eixo superior para maior precisão e força do que uma engrenagem montada com pino.

Diferencial de engrenagem cônica selada

O diferencial da engrenagem de aço para serviços pesados ​​é X-ring e vedado com gaxeta e preenchido com silicone para resistir ao descarregamento sob força. A viscosidade do óleo é otimizada para corridas de arrancada e o diff é fácil de reabastecer com fluido mais espesso ou mais fino para se adequar às condições da pista.

Eixos de transmissão para serviços extremos

Fortificados para lançamentos difíceis e durabilidade superior, os eixos de transmissão de Extreme-Duty do Drag Slash são 20% maiores do que os eixos de transmissão Slash padrão para manuseio de energia ultrajante. Os eixos de diâmetro maior oferecem a mesma articulação e curso de suspensão, mas são avaliados para ainda mais torque de destruição de pneus.

Caixa de transmissão de precisão

A transmissão Pro Series Magnum 272R foi projetada para ser robusta com sua caixa robusta e reforçada. As metades da caixa se encaixam precisamente para vedar a sujeira e detritos e criar uma estrutura rígida para apoiar o motor, os braços de suspensão e a barra do rodízio. A espessa placa do motor de alumínio T-6 resiste à flexão e atua como um dissipador de calor.

Saídas com suporte de caso

O diferencial da série Pro é suportado por rolamentos de esferas diretamente na caixa do diferencial, em vez de rolamentos de montagem nas saídas do diferencial. Este projeto suporta melhor o diferencial, reduz o arrasto do rolamento e isola a ação diferencial.

Especificações do modelo:

Comprimento (com barra do cavalinho): 29,7 polegadas (754 mm)
Comprimento (apenas corpo): 22,6 polegadas (574 mm)
Trilha dianteira: 9,3 polegadas (236 mm)
Trilha traseira: 8 polegadas (205 mm)
Largura: 11 polegadas (279 mm)
Peso: 5,23 lbs
Altura: 7,7 polegadas (196 mm)
Distância entre eixos (na altura do passeio): 12,9 polegadas (327 mm)
Amortecedores: Longos (dianteiro e traseiro)
Diâmetro do pneu (dianteiro): 3,35 polegadas (85 mm)
Diâmetro do pneu (traseiro): 4,13 polegadas (105 mm)
Largura do pneu (dianteira): 1,04 polegadas (27 mm)
Largura do pneu (traseira): 2,25 polegadas (57 mm)
Diâmetro da roda (dianteira): 2,2 polegadas (56 mm)
Diâmetro da roda (traseira): 2,2 / 3,0 polegadas (56 mm / 76 mm)

Especificações do motor:

Tipo: Velineon 3500kV sem sensor sem escova
Peso: 9,24 onças (262g)
Comprimento: 2,20 polegadas (56 mm)
Diâmetro: 1,41 polegadas (36 mm)
Tipo de conector: bala de 3,5 mm

Especificações ESC:

Tensão de entrada (células): 4,8 - 11,1 V (4–9 células NiMH), 2S – 3S LiPo
Tamanho da caixa : 2,19 "(56 mm) x 1,54" (39 mm) x 1,3 "(33 mm)
Peso: 3,84 onças (109g)
BEC Tensão: 6,0 V
Atraso reverso: Sim, com bloqueio
Proteção Térmica: Desligamento térmico de dois estágios
Portas: Ventilador auxiliar

O que está na caixa:

·         Traxxas Drag Slash, modelo Ready-To-Race® com Velineon® VXL-3s e motor de 3500kV

·         Sistema de rádio TQi ™ de 3 canais de 2,4 GHz com Trans Brake

·         Guia rápido

·         Engrenagem de pinhão 2S de alta velocidade otimizada

·         Ferramentas de manutenção de alta qualidade

·         Rodas com barra de 26 mm e 18 mm

 

O que você precisará:

·         Bateria

O Drag Slash tem melhor desempenho com uma bateria LiPo de 2 células # 2869X. Veja a lista completa de baterias.

·         Carregador

O carregador Traxxas EZ-Peak Live (modelo # 2971) é recomendado para desempenho de carregamento fácil e rápido. Clique aqui para obter uma lista completa de carregadores Traxxas.

  • Pilhas alcalinas AA
  • Quatro baterias alcalinas AA para o transmissor
N° do Modelo #94076-4
Valor nos EUA US$ 499,95

   



Por: Marco Daher