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domingo, 4 de fevereiro de 2018

Dicas e Truques - Manutenção do Filtro de Ar

🔔Existem vários tipos, modelos, formatos, tamanhos, materiais e cores em que os Filtros de Ar são fabricados, mas sua função é uma só: Proteger seu motor das impurezas que possam invadi-lo causando desgaste prematuro e quebras imediatas.

O filtro de ar é aplicado em qualquer automodelo, seja OnRoad, OffRoad, Monster-Truck ou Arrancada e de qualquer escala, partindo do 1/16 até os gigantes "Large Scale" de 1/5 e 1/4 de tamanho.
Claro que estamos falando aqui de modelos à combustão interna, não pense em botar um filtro de ar em um modelo ELÉTRICO. 😄

Vejamos alguns tipos de filtros encontrados no mercado de modelismo. 


Mantenha seu Filtro de Ar sempre em boas condições 

Esta é uma das coisas mais importantes que você precisa fazer para proteger o seu motor. Um motor pode se desgastar e quebrar em menos de 10 minutos se o filtro não estiver no lugar e umedecido de óleo para filtros. 

A espuma de poliuretano, a partir da qual o filtro é fabricado, tem uma estrutura de “célula aberta” que permitirá que a poeira e a sujeira fina passem por ela se não for umedecida com óleo. O óleo específico para filtros de ar é "pegajoso" e vai segurar toda partícula que a espuma não conseguir segurar em seus pequenos furos da sua rede de emaranhados. Isso torna quase impossível que a sujeira passe e alcance o motor. 

O filtro deve ser limpo e umedecido com óleo a cada hora ou hora e meia de uso do seu automodelo, dependendo do tipo. Cada tanque é consumido entre 5(cinco) e 10(dez) minutos, ou seja, uma hora e meia de uso significa o consumo aproximado de 9(nove) a 18(dezoito) tanques, porém, se você usa o automodelo em condições extremamente empoeiradas, a limpeza deve ser mais frequente para evitar maiores problemas. 

💥Sempre utilize óleo específico para filtros de ar e nunca, jamais ligue seu motor sem o filtro. 

Para limpar o filtro de ar, retire o filtro da boca do carburador e em seguida retire o elemento filtrante de espuma da carcaça de borracha ou plastico. Use água morna e detergente neutro para lavar a espuma. Cuidado para não rasgar o elemento filtrante, massageie com cuidado até que a sujeira e o óleo velho se desprendam, depois enxague com a água morna. Algumas pessoas usam o próprio combustível para dissolver o óleo e a sujeira da espuma, porém, não recomendo visto que a espuma pode reagir com o combustível e inchar, ficando frágil, além de ser um solvente bastante caro para ser gasto limpando peças.



Quando todas as partículas de sujeira misturadas ao óleo velho forem removidas (isso pode levar várias lavagens e enxaguamentos), esprema por algumas vezes a espuma para tirar todo o excesso de água. Utilize uma toalha de papel para secar a espuma o máximo que conseguir. Depois que a espuma estiver completamente seca, pingue algumas gotas de óleo de filtro novo na espuma e massageie-a para que o óleo seja espalhado por toda superfície do filtro. 

Alguns fabricantes disponibilizam o elemento do filtro já umedecido com o óleo, isso facilita muito a vida do modelista, visto que o filtro é relativamente barato e será necessário apenas trocar o elemento filtrante economizando assim algumas lavagens.


Existem também alguns Filtros de Ar de Performance, que foram inspirados nos filtros usados em automodelos de Grande Escala(Large Scale), especialmente para modelos OffRoad, onde a pureza do ar que o motor consome deve ser a máxima possível. Então, foi desenvolvida uma Tela Protetora que ajuda a filtrar as minúsculas partículas sólidas e também repelem água. 

Uma dessas telas é o "Outer Saver", que foi projetado para proteção adicional do filtro de ar do Motor. O "Outer Saver" pode ser facilmente removido sem a necessidade de se retirar o filtro e é facilmente lavável, tornando muito conveniente para a limpeza e reinstalação rápidas da tela.





Outras telas com o mesmo objetivo de proteção mas com um pouco menos agilidade e rapidez na hora de lavar são as incorporadas direto ao filtro de ar, formando uma única peça. Veja um exemplo nas imagens abaixo:

 




Por fim, esprema a espuma e verifique se o óleo não pinga, caso ocorra, significa que existe óleo em excesso, o que não é bom, então o excesso de óleo deve ser retirado. 

Instale o elemento de espuma na carcaça de borracha ou plastico e recoloque o filtro na entrada de ar do carburador, certificando-se de que a espuma está totalmente encaixada, não deixando nenhum espaço ou buracos abertos à sua volta, permitindo que o ar passe sem ser filtrado. 




💥Uma dica para vedar ainda mais o contato da espuma com a parede da caixa de borracha ou de plastico do filtro, é passar um pouco de graxa branca em toda a borda onde a espuma encosta, assim você estará garantido que seu filtro funcionará perfeitamente e seu motor terá uma vida longa, se depender só do filtro, claro!


Por: Marco Daher
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