Pesquisar

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Como Ligar um Motor Nitro?

Se você é um novato no maravilhoso mundo dos Automodelos RC Nitro e nunca ligou um motor desse tipo, então vamos dar um crédito por você não saber como liga-lo. Vai ser uma tarefa simples, caso seu motor esteja em boas condições e regulado com as definições de fábrica. Caso você não saiba essas regulagens e não possui o manual do motor do seu modelo, seria bom ler a postagem: “COMO REGULAR UM MOTOR NITRO”.

Se o seu automodelo RC for novo, seu motor precisará ser amaciado antes de você usar na pista. Este amaciamento serve para evitar desgaste ou danos prematuros do motor. Veja a postagem: COMO AMACIAR UM MOTOR NITRO

Depois de ler e fazer em seu motor as devidas modificações nas agulhas, estará apto a ligar seu motor, então pegue os seguintes materiais:
COMBUSTÍVEL - ALMOTOLIA - NI-STARTER - CHAVE DE FENDA - CHAVE DE VELA - STAND

Por: Marco Daher
Check-list

1. Verifique se as pilhas e/ou baterias estão instaladas e carregadas;
2. Quando ligado, verifique se os servos de direção e aceleração estão funcionando como deveriam;
3. Faça uma verificação de interferência afastando-se do modelo enquanto opera os controles. Veja se você ainda tem controle total na distância da qual você estará pilotando o modelo;
4. Com a Almotolia, encha o tanque do modelo evitando derramar combustível;
5. Verifique se o seu Ni-Starter(Glow) está carregado e funcionando (Para testá-lo, use uma vela nova ou de reposição que você sabe que está boa – a vela deverá acender forte;
6. Faça um teste com a vela instalada no motor, verifique se está acendendo forte. Veja a postagem sobre VELAS clicando AQUI.
7. Mantenha o modelo com as rodas suspensas pelo STAND.

Pronto para Ligar o Motor

· Coloque seu modelo sobre o STAND para que as rodas fiquem suspensas. Porque? Porque assim as rodas não forçarão o motor a travar levando ao desligamento, visto que quando o motor ligar a tendência é abrir a embreagem com o giro do motor e como as rodas estarão travadas no chão e o modelo forçado para baixo, a sua embreagem vai patinar e assim a cada ligada da forma errada, aumenta o desgaste e diminui significativamente a sua vida útil. Então, não ligue forçando o desligamento.
· Sempre ligue primeiro o Rádio Controle e depois o interruptor da bateria do receptor instalado no automodelo (para desligar faça o inverso, primeiro desligue o interruptor da bateria do receptor instalado no automodelo e depois o Rádio Controle).
· Retire o Filtro de Ar, que já deve estar embebecido com óleo de filtro(clique e veja a postagem sobre FILTROS DE AR), para ter acesso a abertura do Venturi. 
· Posicione o carburador com uma abertura de aproximadamente 1mm na gaveta ou no barril, dependendo do tipo do carburador. Veja a postagem: “COMO REGULAR O CARBURADOR DE MOTORES NITRO”.
· Não se esqueça de recolocar o Filtro de ar após essa regulagem. 
· Nunca ligue seu motor sem o Filtro de Ar. 
· A foto abaixo mostra como deve ficar a abertura.
 
Alimentando o Motor com Combustível

Primeiro, é necessário que o motor seja alimentado com combustível. A mangueira de combustível que vai do tanque para o motor geralmente está seca. Para levar o combustível do tanque até o carburador, tampe a saída da PIPA e rode o motor por algumas vezes até que veja o combustível enchendo a mangueira. Alguns tanques possuem uma bomba que joga o combustível para o carburador ao acionar um botão de pressão, como mostra a foto abaixo. A maioria dos tanques não possui essa bomba.
 
Depois que o combustível atingiu o carburador, conecte o seu Ni-Starter na vela, ajuste o acelerador do seu rádio no modo neutro e, em seguida, ligue o motor usando o método que você possui no seu motor, como o RECOIL, PULLSTART, EZ-START, ROTOSTART, DRILL, etc.


Cuidado com o PullStart e/ou Recoil, a cordinha desse equipamento é frágil e não deve ser puxada se notar um peso anormal no motor ou se der calço hidráulico. Também não puxe mais que 25cm. Lembre-se que quando você puxa a cordinha do RECOIL consequentemente você empurra o modelo para baixo, então o peso normal do modelo aumenta significativamente com sua ação e as rodas travam mais ainda. Este é o principal motivo de ligar o modelo sempre com as rodas suspensas, pois caso contrário, quando o motor ligar a tendência é abrir a embreagem com o giro do motor e como as rodas estarão travadas no chão e o modelo forçado para baixo, a sua embreagem vai patinar e assim a cada ligada da forma errada, aumenta o desgaste e diminui significativamente a sua vida útil.

No caso de usar DRILL(furadeira ou parafusadeira) regule o equipamento para um torque de médio para baixo, caso contrário você corre o risco de “moer” as engrenagens do ROTOSTART caso haja um calço hidráulico(excesso de combustível na câmara de combustão) ou por algum motivo o motor travar.

Se tudo estiver certo, em segundos você vai ouvir o ronco do seu motor mostrando que ele está vivo! Caso ele não ligue de imediato, verifique as configurações das agulhas de acordo com o manual de seu modelo. (Deixe sempre faceadas para ligar e depois regule para andar).


Nenhum comentário:

Postar um comentário