Choveu Mas correu No último dia 18 de Setembro (domingo) foi realizada, na fazenda do clube Thalia em Balsa Nova - PR, a quinta etapa do Campeonato Paranaense das categorias 1/10 200 mm Pró 12 e 1/8 GT. Não havia muita expectativa quanto à estabilidade climática. A previsão era de chuva, mas o dia amanheceu bonito. Roberto Oliveira, que lidera o campeonato da categoria GT, parecia o homem do tempo e pressionava o início das atividades, alegando certeza de chuva para as 13h. Temendo a virada no tempo a direção iniciou as tomadas e realizou a primeira final de cada categoria ainda na parte da manhã. 1/8 GT Na GT foram apenas três pilotos inscritos: Marcos Silva, Roberto Oliveira e Helton Luiz Casa, o que poderia nos apontar indícios de uma etapa monótona. Contudo o equilíbrio entre os equipamentos dos pilotos provou o contrário. Os três pilotos viravam tempos sempre na casa dos 20 segundos baixo e andavam muito próximos. Na tomada de tempo, Marcos não conseguiu estar com um equipamento pronto a tempo e largou quatro voltas atrás. Ele até andou forte, fez a volta mais rápida, mas na GT a tomada de tempo é definida pela maior quantidade de voltas e, por uma diferença de 7 segundos sobre Roberto, Helton cravou a pole. Marcos ficou com a terceira posição.
Foram poucos pilotos, mas eles não deixaram de garantir emoção na 5ª etapa do campeonato paranaense das categorias 1/10 e 1/8 GT.
Na primeira final Marcos Silva logo tomou a ponta. Seu carro era o mais rápido e sua pilotagem garantia sua vantagem. Roberto conseguia autonomia maior em seu tanque e sua estratégia era fazer uma parada menos. Pensando na segunda bateria e na utilização de apenas um jogo de pneus, Roberto era instruído, por seu mecânico Kenedy Quequi, a poupar equipamento, mas quem parecia obedecer suas instruções era Marcos Silva. Ao final dos primeiros 25 minutos, os dois pilotos fecharam com o mesmo número de voltas (70), com vantagem de 23.5s para Marcos. Helton teve problemas e acabou abandonando já na volta 14.
Após o almoço a segunda final começou com apenas dois pilotos. Com problemas elétricos no carro, Marcos Silva sequer largou e Helton vinha num ritmo forte, na liderança da prova. Mais da metade da corrida já havia sido completada quando o tempo virou radicalmente e começou a chover. Para a sorte do Marcos, o regulamento prevê cancelamento da bateria independente do tempo decorrido e a final 2 foi cancelada aos 16 minutos de prova. Essa decisão fez com que Marcos Silva vencesse a etapa e ainda levasse o troféu de melhor volta. O resultado final ficou como o resultado da primeira bateria. Marcos em primeiro, Roberto em segundo e Helton em terceiro.
A etapa ficou assim:
O Campeonato da GT está assim:
1/10 200mm Na categoria 1/10 os carros andavam com bolha protótipo e os cinco pilotos inscritos brigavam pela melhor volta na tomada de tempo. Na volta três Otávio Langowski já ditava o ritmo com 19.456, seguido de Márcio Cichela com 19.9. Duas voltas depois, Cichela bateu o tempo de Otávio com 19.447 e garantiu a pole. Edson Lima, também na casa dos 19 segundos, fez o terceiro tempo, seguido de Rodrigo Veiga e Chico Lima.
Na largada Cichela impôs seu ritmo e manteve a primeira posição. Fez a melhor volta da prova com 19.199. Otávio Langowski chegou a perder a segunda posição para Edson Lima na volta 6, mas duas voltas depois já retomava. Rodrigo Veiga não conseguia manter seu carro ligado na pista. Após várias entradas do Box, fazendo carburação e troca de vela, seu mecânico - que desta vez foi Nilton Otha, e não seu sogro, Wilson, como sempre - constatou o problema: Embreagem. O piloto abandonou com apenas 21 voltas. Chico Lima chegou na quarta posição com 66 voltas e a decisão das três primeiras ficou para as últimas voltas. Edson Lima acompanhou de perto durante toda a prova mas cruzou em terceiro, pouco mais de 11 segundos atrás do segundo colocado. Otávio Langowski assumiu a liderança da prova na volta 46, após o abastecimento de Márcio, mas ela acabou cedo demais, na volta seguinte Otávio também fez sua parada e voltou para a segunda posição. Mas Otávio não desistia e andou próximo de Márcio Cichela até a última das 73 voltas que ambos deram. Com uma diferença de 4s o vencedor da primeira final foi Márcio Cichela.
Com a chuva das 13h45 - que o Roberto disse que cairia às 13h (quase acertou) - não houve mais condições de pista para a segunda final e esse ficou sendo, também, o resultado final da etapa na categoria 1/10.
A etapa ficou assim:
O Campeonato da 1/10 GP está assim:
Por Anderson Luís Nicoforenko - Diretor de Cronometragem
FOTOS
O pódio da GT - Marcos Silva campeão, Roberto Oliveira segundo colocado e Helton Luis Casa terceiro colocado.
O pódio da 1/10 - Marcio Cichella (campeão), Otávio Langowski (segundo colocado) e Edson Lima (terceiro colocado).
Fotos de Luiz Francisco Andrade Lima.
www.facebook.com/campeonatogt
Postado por Luiz Gustavo às 20:30
Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:
Tudo o que você precisa saber sobre Combustíveis NITRO - Clique AQUI
Diferencial! Que diferença faz? - Clique AQUI
Como regular o carburador de motores Nitro - Clique AQUI
Diferencial! Que diferença faz? - Clique AQUI
Como regular o carburador de motores Nitro - Clique AQUI
CENTAX - O que é e como funciona? - Clique AQUI
Como fazer Manutenção do Filtro de Ar? - Clique AQUI
Por: Marco Daher