Terminologia aplicada ao Motor
ABC - Sigla formada pelas palavras Alumínio(A), Brass (B, latão em inglês) e Cromo(C). Refere-se aos tipos de materiais usados na fabricação do motor, sendo o "Pistão" em Alumínio que deslisa dentro de uma "Camisa" de Latão(Brass) e é revestida com "Cromo". Então, o TRX 3.3 é um motor ABC.
Afogado - Condição em que o motor fica com excesso de combustível na câmara de combustão e a vela não consegue queimar esse combustível.
Agulha de Alta Rotação - Válvula com a forma de agulha que regula a mistura de ar e combustível feita pelo carburador em regimes de alta rotação, definindo a aceleração final ou o mais alto giro do motor. Para definir o ponto ideal de partida inicial, regule a válvula com 2 1/2 voltas (duas voltas e meia) a partir de seu fechamento total.
Aletas de Refrigeração - As aletas são moldadas no cabeçote e no cilindro (a parte superior do bloco do motor) para permitir a rápida dissipação do calor que é resfriado pelo ar que passa entre elas. É importante manter as aletas sempre limpas e livres de poeira para um bom arrefecimento.
Amaciamento - Fazer funcionar um motor novo de acordo com certos procedimentos com o objetivo de permitir que ele opere com o máximo de rendimento quando em regime normal de uso. Os procedimentos de amaciamento diferem para cada tipo de motor. Siga rigorosamente as instruções da Traxxas para amaciar corretamente seu TRX 3.3.
Biela - Peça que transfere o movimento do pistão para o virabrequim. O TRX 3.3 usa uma biela desenhada especificamente para permitir um desempenho de competição: trata-se de uma biela conhecida como "faca afiada" (ou "knife-edged", em inglês), com borda aerodinâmica e afilada para que a peça "deslize" livremente através da mistura pressurizada de ar/combustível.
Bloco do Motor - O "corpo" do motor que contém todos os componentes mecânicos necessários para seu funcionamento.
Cabeçote - Peça de alumínio fixada no topo do cilindro e responsável pela dissipação da maior parte do calor gerado pelo motor. A câmara de combustão está logo abaixo da espoleta no cabeçote.
Câmara de Combustão - O espaço cúbico usinado dentro do cilindro e onde a vela faz a detonação do combustível. As dimensões da câmara de combustão são projetadas para permitir a queima mais eficiente possível da mistura ar/combustível. O espaço cúbico é que determina a cilindrada do motor, que neste caso temos 3.3cm3(ou .20 polegadas cúbicas), assim como uma moto pode ter 125cm3 ou um carro pode ter 1.800cm3(mais conhecido como 1.8)
Cotovelo ou Curva - Tubo de alumínio curvo que conecta a saída de escape dos gases da combustão no motor à pipa de ressonância. O comprimento e o diâmetro do cotovelo devem ser cuidadosamente escolhidos para permitir o máximo de desempenho do motor. Veja a matéria sobre PIPAS clicando aqui!.
Empobrecer a Mistura ou Afinar - Ajustar a agulha de alta rotação e/ou a de Baixa Rotação fechando-as para diminuir a quantidade de combustível que entra no motor.
Filtro de Ar - o filtro de ar é composto de um envólucro plástico e um elemento de espuma filtrante adicionado de óleo de filtro para reter as impurezas do ar, utilizando assim o ar mais limpo. Ele fica sobre o carburador e evita que a sujeira passe para a câmara de combustão, não permitindo que o motor seja danificado seriamente. A entrada de poeira é a causa número um do desgaste prematuro do motor, de modo que ele nunca deve funcionar sem o filtro de ar.
Veja a matéria sobre FILTROS DE AR Clicando AQUI!
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Folga - Geralmente refere-se ao ajuste entre duas peças que se encaixam ou trabalham juntas. No caso do pistão e da camisa de um motor ABC, não há folga no topo, de modo que o pistão é apertado pela camisa para assegurar a compressão. Se houver folga, a compressão vaza. Neste caso deve-se trocar o conjunto de camisa, pistão e biela.
Mistura de Combustível - A mistura de ar e combustível feita no carburador pelo ajuste das agulhas de carburação.
Mistura Pobre(muito Fina) - Condição de funcionamento em que o motor recebe baixa proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. Geralmente a mistura pobre pode ser notada pela diminuição da fumaça azulada na saída do escape, com aumento da velocidade do motor e consequentemente superaquecimento seguido de queda no regime de rotação. Esta condição é extremamente danosa ao motor e deve ser corrigida imediatamente para não danifica-lo.
Mistura Rica(muito Gorda) - Condição de funcionamento em que o motor recebe alta proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. É melhor funcionar o motor com mistura levemente rica para assegurar sua longevidade. A mistura demasiadamente rica pode "afogar" o motor, com perda de rendimento e exagerado consumo de combustível (muita fumaça na saída do escape e muito combustível sem queimar jogado fora).
Nitro - Contração da palavra Nitrometano. Componente do combustível que aumenta até um certo limite a velocidade de queima do combustível, aumentando assim a potencia do motor. A proporção de nitrometano é geralmente medida na porcentagem do volume total de combustível. Os motores Traxxas têm rendimento otimizado com misturas entre 10% e 20% de nitrometano. Veja a matéria sobre COMBUSTÍVEIS NITRO clicando aqui!
O-Ring - Anel de Borracha usado como vedação.
Parafuso da Marcha Lenta - Parafuso localizado na base do carburador que limita o fechamento do carburador(gaveta ou cilindro), fazendo com que o motor gire em regime de baixa rotação quando o radiocontrole está em posição "Neutra" ou "Freado". Esse parafuso é comumente confundido com a "agulha de baixa" ou recebe a denominação de "agulha de marcha lenta", porém, ele não é uma agulha, é um limitador ou batente.
Parafuso da Marcha Lenta - Parafuso localizado na base do carburador que limita o fechamento do carburador(gaveta ou cilindro), fazendo com que o motor gire em regime de baixa rotação quando o radiocontrole está em posição "Neutra" ou "Freado". Esse parafuso é comumente confundido com a "agulha de baixa" ou recebe a denominação de "agulha de marcha lenta", porém, ele não é uma agulha, é um limitador ou batente.
Pipa - O silenciador ou PIPA é um equipamento constituído por um conjunto de tubos e câmaras, que tem por objetivo amenizar o máximo possível do som do motor em funcionamento. Tem formato cilíndrico e começa pelo tubo de entrada ou "Curva", em seguida há a câmara ressonadora, depois o tubo abafador e a saída. Veja a matéria sobre PIPAS clicando aqui!
Pistão - Peça interna do motor, conectada à biela, que faz movimento de vai-vêm dentro da camisa e que comprime a mistura combustível na câmara de combustão e, após a queima é empurrado para baixo pela expansão dos gases da combustão. O ajuste preciso entre o pistão e a camisa assegura a compressão necessária para a combustão.
Porta(ou Janela) - Aberturas na camisa que permitem a passagem da mistura ar/combustível para dentro da câmara de combustão e, após a queima, a expulsão dos gases. A forma e a localização das portas são essenciais para a definição da potência que pode ser fornecida pelo motor.
Virabrequim - O eixo que transforma o movimento de vai-vêm da biela com o pistão, em movimento de rotação. Também é responsável em levar a mistura do combustível do carburador para a câmara de combustão.
Vela de Ignição(Glow Plug) - A vela em referência é do tipo GLOW = INCANDESCENTE. Ela é encaixada na espoleta, que fica acima da câmara de combustão e abaixo do cabeçote. Ela é dotada de um filamento de liga de platina que se aquece ao receber uma corrente elétrica.
Para dar a partida no motor, a vela deve ser ligada para que seu filamento aqueça e detone o início da combustão. Veja a matéria sobre VELAS - GLOW PLUG clicando aqui!
Para dar a partida no motor, a vela deve ser ligada para que seu filamento aqueça e detone o início da combustão. Veja a matéria sobre VELAS - GLOW PLUG clicando aqui!
Venturi - Peça que regula o diâmetro do canal de entrada de ar do carburador. Por ele, o ar é sugado até chegar ao motor, quando sua abertura é fixa chamamos de venturi fixo, quando ela pode variar chamamos de venturi variável, esse último modelo permite que a quantidade de ar que entra no motor mude de acordo com sua necessidade de alimentação. O Venturi é encaixado na boca de ar do carburador.
Por: Marco Daher
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