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segunda-feira, 14 de março de 2022

1ª Foto Oficial do Novo Kit de Chassi Tamiya 58707 XV-02 Pro

O novo kit de chassis XV-02 Pro é o segundo modelo de Rally 4WD da era moderna da Tamiya! O XV-01 Pro incorporou um sistema de acionamento por correia 4WD com posicionamento inteligente dos componentes eletrônicos RC com compartimentos de proteção contra detritos. O novo XV-02 Pro leva seu poder de força 4WD para uma direção diferente usando um sistema acionado por eixo com posicionamento do motor dianteiro no meio do chassi que incorpora eixos de tração dianteiros e traseiros de igual comprimento!


Chassi XV-02 em resumo:

  • Vem com duas engrenagens diferenciais de 39D e uma engrenagem diferencial de 40D para ajuste do equilíbrio de tração dianteira e traseira. (Ajuste Over-Drive e Under-Drive)
  • Use a engrenagem de 39D (com engrenagem de 15D) na frente e a engrenagem de 40D (com engrenagem de 15D) na traseira para polarização do balanceamento de acionamento para a frente e vice-versa para polarização do balanceamento de acionamento para trás.
  • Apresenta peças recém-projetadas, como engrenagens, chassi, tampa do chassi, blocos de rodízio com ângulo de caster de 6 graus (chassis XV-01: ângulo de caster de 10 graus) e pára-choques com ângulos de deslizamento para reduzir o contato da superfície.
  • O suporte do motor, os eixos de tração, os eixos de entrada e central e os amortecedores de uretano têm novas peças de metal.
  • Apresenta uma posição longitudinal da bateria no centro-esquerda para um equilíbrio ideal.
  • Amortecedores longos de alumínio são empregados na frente e atrás.
  • Uma tampa do chassi de policarbonato com revestimentos dos cofres das rodas ajuda a evitar a entrada de sujeira e poeira.
  • Braços de suspensão e montantes dianteiros são baseados no kit de chassi XV-01.
  • Vem com pneus e rodas de cravos de rally.
  • Requer: Tamiya Rally Body, rádio de 2 canais, servo, ESC, motor tipo 540 e bateria de 7,2-7,4 volts com carregador compatível.

1ª foto oficial do novo kit de chassi Tamiya 58707 XV-02 Pro

Por: Marco Daher
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segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Qual Tipo de Rolamento Devo Usar e Como Fazer sua Manutenção

Apesar não aparecerem e, aparentemente, serem bastante resistentes, os Rolamentos do seu Automodelo devem receber uma atenção especial. 
É necessário que se faça uma manutenção periódica, especialmente se você usa o seu modelo com constância e em terrenos Off-Road, já os On-Road podem esperar um pouco mais pela manutenção, porém, ela deve ser feita.

Existem inúmeros materiais que podem ser usados nessa manutenção como Solventes e Lubrificantes de ação efetiva e já testados. Poderão ser usados o CAR80 que é um desengraxante e limpador para bicos injetores de veículos, Fluidos para Isqueiros que funcionam muito bem como Solvente, o WD40 que além de ser um ótimo Solvente ele lubrifica e protege e o Querosene que também funciona como um ótimo solvente. Todos esses são usados para LIMPEZA, retirando todo o óleo e a graxa sujos com o uso e que acumulam poeira e partículas sólidas prejudiciais aos rolamentos.


Então vamos ver como cuidar dos rolamentos do seu Automodelo e a maneira correta de fazer a manutenção. Aqui você vai poder ver os diferentes tipos e aplicações desses rolamentos disponíveis para o RC e também as diferenças entre as GRAXAS para Rolamento e ÓLEOS para Rolamentos. Aqui você vai ver também, as vantagens e disvantagens e vai poder escolher qual lubrificante é o melhor para o seu tipo de aplicação.


Mostraremos, também, alguns métodos de limpeza em detalhes e como proceder com a retirada de Óleos e GRAXAS pré-aplicada e sobre a limpeza Ultrassônica.


QUAL TIPO DE ROLAMENTO E POR QUÊ?

Uma das perguntas mais comuns no RC é "quais rolamentos devo usar e por quê?" Considerando todos os diferentes tipos de rolamentos disponíveis, isso pode ser uma decisão confusa. No final das contas, tudo se resume a como os rolamentos serão usados.

Os rolamentos blindados de metal fornecem menos resistência aos componentes internos do rolamento e, portanto, são a escolha certa para carros RC on-road, como touring, drift, drag e até mesmo alguns veículos off-road com carpete. Para bashing, off-road e todas as outras aplicações de sujeira, é melhor obter rolamentos que tenham uma proteção de borracha em pelo menos um dos lados. A proteção de borracha pode arrastar um pouco nos componentes internos do rolamento, mas ajudará a impedir a entrada de poeira, sujeira e detritos com muito mais eficácia do que uma proteção de metal padrão. Não há nada pior do que um rolamento travado e crocante, então a proteção de borracha é a melhor opção quando há sujeira envolvida.

ROLAMENTOS: AÇO x CERÂMICOS

A maioria dos rolamentos RC é feita de aço e contém esferas e anéis de aço, que são uma ótima escolha geral devido ao seu custo relativamente baixo, boa longevidade e ampla disponibilidade. Os rolamentos de aço também podem sofrer muito e, contanto que sejam totalmente limpos e mantidos quando necessário, eles duram muito tempo. Os rolamentos RC de cerâmica contêm esferas de cerâmica com sulcos de aço e são ideais para aplicações de alto desempenho. Os rolamentos de cerâmica tendem a exigir manutenção mais regular e geralmente são mais caros do que os de aço.

Então, por que queremos rolamentos de cerâmica mais caros? É tudo uma questão de desempenho. As esferas de cerâmica usadas nos rolamentos RC são feitas de nitreto de silício, que é mais leve e mais duro que o aço. Esta leveza e dureza adicional os tornam ideais para aplicações de desempenho de alta velocidade, como passeios na estrada e corridas de arrancada. Os rolamentos cerâmicos também são usados ​​em motores nitro de alto desempenho, uma vez que o material cerâmico lida bem com as RPMs extremas e altas temperaturas.

A dureza extra das esferas de rolamento de cerâmica gerou debates sobre se elas devem ser usadas em aplicações off-road, uma vez que a cerâmica extremamente dura pode não sofrer impactos tão bem quanto o aço em algo como um cubo ou rolamento de eixo. Considerando que os rolamentos de cerâmica têm sido usados ​​em aplicações de RC off-road por anos com muito sucesso, não vejo nenhuma desvantagem neles, então, em última análise, é a preferência pessoal. Uma mentalidade amplamente aceita para aplicações off-road é usar rolamentos de cerâmica no trem de força e rolamentos de aço ao redor dos eixos, dando a você o melhor dos dois mundos.

LUBRIFICAÇÃO: ÓLEO x GRAXA

Todos os rolamentos vêm pré-lubrificados de fábrica, a diferença é que alguns são lubrificados e outros são pré-lubrificados com graxa. A graxa do rolamento geralmente fornece uma boa camada de proteção junto com uma lubrificação decente com apenas um pequeno arrasto nos componentes do rolamento, proporcionando um bom equilíbrio entre proteção e desempenho. Eu recomendaria rolamentos engraxados para hobbistas e entusiastas mais casuais que procuram limitar a quantidade de manutenção necessária em seus Modelos.

Para entusiastas de RC que procuram extrair todo o desempenho de seus Automodelos, o óleo de rolamento é geralmente a melhor escolha. O óleo para rolamento é especialmente formulado para fornecer lubrificação máxima e arrasto mínimo nos componentes do rolamento, o que, em termos práticos, significa que seus rolamentos funcionarão em todo o seu potencial.



COMO REMOVER A GRAXA DE ROLAMENTO

A remoção completa da graxa do rolamento nos proporciona um novo começo em rolamentos usados ​​e nos permite preencher novos rolamentos com um tipo de graxa ou óleo diferente do fornecido pela fábrica.

A primeira coisa é limpar o exterior do mancal e remover a proteção de borracha. Se os rolamentos forem novos, basta uma rápida limpeza com uma toalha. Encha um frasco pequeno e limpo com fluido de isqueiro, do tipo que você pode comprar para um Zippo ou isqueiro recarregável de estilo semelhante. Sempre certifique-se de trabalhar em uma área bem ventilada ao manusear fluidos inflamáveis ​​e, claro, mantenha-os longe de chamas e fontes de calor.

Depois de preenchido, simplesmente solte os rolamentos no fluido de isqueiro e tampe o frasco. Deixe os rolamentos no fluido de isqueiro por alguns minutos, sacudindo ocasionalmente para remover a graxa e a sujeira. O objetivo aqui é afrouxar e limpar o máximo possível de graxa de dentro dos rolamentos. Assim que estiverem limpos, remova-os cuidadosamente do frasco e coloque-os sobre uma toalha de papel para secar. É melhor inspecionar cada rolamento para garantir que toda a graxa e sujeira tenham sido removidas. Certifique-se de que o fluido de isqueiro esteja completamente seco e, em seguida, faça um teste rápido de rotação nos rolamentos. Você deve ficar com um rolamento de rolamento suave perfeitamente limpo, pronto para ser lubrificado com o óleo ou graxa de rolamento de sua escolha.

LIMPEZA ULTRASSÔNICA

Os limpadores ultrassônicos são, de longe, um dos métodos mais completos para limpar os rolamentos, pois ajudam a quebrar pequenos pedaços de detritos. Ao limpar rolamentos por ultrassom, geralmente é uma boa ideia colocá-los em seu próprio recipiente, em vez de colocá-los no recipiente principal do limpador. Este método os mantém isolados de quaisquer possíveis contaminantes na bacia de limpeza principal e mantém a bagunça geral baixa. O método do jarro também permite remover facilmente todos os rolamentos do limpador, sacudir o jarro se necessário e inspecionar rapidamente os rolamentos de todos os ângulos enquanto submersos na solução de limpeza com jarro. Ao usar uma jarra dentro de uma bacia de limpeza ultrassônica, é melhor encher a bacia com 2,5 ou 5 centímetros de água. Isso ajuda a manter a jarra no lugar durante a limpeza, para que ela não dance ao redor da bacia.

Embeba previamente os mancais em uma solução de limpeza isenta de água, algo como álcool 100%, lubrificante para correntes com consistência fina, fluido de isqueiro como mencionado anteriormente, ou mesmo óleo de laranja se desejar uma abordagem mais delicada. Depois que os rolamentos ficarem encharcados por alguns minutos, coloque o frasco na bacia do limpador ultrassônico e ligue-o por cerca de 3 a 5 minutos. Longos períodos de tempo na limpadora ultrassônica podem danificar os componentes do rolamento, portanto, é melhor manter os ciclos de limpeza bem curtos. Esvazie a solução de limpeza do frasco, certificando-se de limpar qualquer sujeira ou detritos. Encha o jarro mais uma vez, misture delicadamente e coloque no limpador ultra-sônico para um segundo ciclo, novamente entre 3 a 5 minutos. Geralmente, dois ciclos resolvem o problema, mas se você quiser ser mais minucioso, poderá sempre fazer mais.






LIMPEZA DE ROLAMENTOS DE CERÂMICA

A maioria dos rolamentos de cerâmica pode ser limpa exatamente como os rolamentos de aço, com exceção dos rolamentos de cerâmica especiais que têm uma caixa de plástico para rolamentos. Esses tipos de rolamentos de cerâmica requerem o uso de limpadores de óleo de laranja em vez de solventes. Isso evita qualquer dano à caixa do rolamento de plástico-nylon. Basta usar o limpador de óleo de laranja com qualquer um dos métodos fornecidos acima e você estará pronto para continuar.

Gosto de usar os pequenos potes de tinta da Tamiya para limpar rolamentos, junto com outras peças pequenas. Eles estão prontamente disponíveis e se adaptam bem a todos os tipos de tintas, produtos de limpeza, fluidos de isqueiro e spray para motor em razão de serem fabricados em VIDRO, assim não sofrem com os solventes.

Os rolamentos RC podem parecer um assunto complicado às vezes, então esperamos ter ajudado a torná-lo um pouco mais fácil quando se trata de escolher e limpar seus rolamentos. Como sempre, obrigado pela leitura e nos vemos na próxima edição com mais
conteúdo técnico e DIY.

Texto e imagens por Lauren Short

Por: Marco Daher
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domingo, 3 de outubro de 2021

O Monster Truck Volcano EPX Pro 1/10 RTR foi Atualizado pela Redcat


O Monster Truck Redcat Volcano EPX Pro escala 1:10 RTR passou por uma reforma completa.

O Volcano EPX Pro permaneceu um dos automodelos mais populares da Redcat por muitos anos e passou por várias atualizações de desempenho em seu tempo. Com esta atualização mais recente, a Redcat deu ao Volcano EPX Pro uma reforma cosmética completa que inclui uma nova bolha e rodas. Mais uma vez, a Redcat mostrou que está ouvindo seus clientes e permitindo que eles usem sua bateria e carregador 2S LiPo favoritos. O Volcano EPX Pro atualizado requer uma bateria LiPo de 7,4 V (2S) e um carregador de bateria seguro LiPo.

A Redcat deu ao Volcano EPX Pro uma carroceria de aparência agressiva que inclui trilhos de teto de plástico rígido e spoiler. Esses componentes de plástico rígido adicionam rigidez e pontos de afastamento para ajudar a proteger a bolha durante capotamentos, batidas e quedas. O Volcano EPX Pro está disponível em azul ou cobre.


As novas rodas de 10 raios são duráveis ​​e os logotipos Redcat brancos aumentam seu estilo agressivo.

O Volcano EPX Pro está pronto para funcionar e inclui um motor elétrico Brushless 3300KV RC540, Speed Control (ESC) 60A à prova d'água, poderoso  servo de direção à prova d'água de 6Kg e sistema de rádio de 2,4 GHz comprovado da Redcat. O Volcano EPX Pro atualizado requer uma bateria LiPo de 7,4 V (2S) e um carregador de bateria seguro LiPo.

O Volcano EPX Pro usa um chassi de plástico moldado leve e durável com uma placa de suporte superior de alumínio para maior rigidez. O baixo centro de gravidade dá ao Volcano EPX Pro um manuseio ágil enquanto mantém sua aparência agressiva de monster truck.

O Volcano EPX Pro é totalmente ajustável e atualizável. Equipado com esticadores de metal ajustáveis, a curvatura e o ângulo de disterção do Volcano EPX Pro podem ser ajustados para o melhor desempenho em qualquer superfície.



Os oito amortecedores preenchidos com óleo com corpo roscado de alumínio são facilmente ajustados bastando girar os colares de tensão da mola e são completamente ajustáveis ​​com óleos de amortecedores de diferentes viscosidades, pistões e / ou molas de reposição. As molas de taxa dupla incluídas são projetadas para oferecer controle superior em pequenos e grandes saltos. Existem também várias posições de montagem nos suportes superior e inferior para aumentar ainda mais o desempenho.


Diferenciais selados com engrenagem de metal ajustável, suspensão independente nas quatro rodas e pneus de Monster Truck agressivos dão ao Volcano EPX Pro a capacidade de agarrar em curvas e com muita tração enquanto oferece pilotagem ágil em muitas superfícies. O monster truck Volcano EPX Pro é um Monster Truck RC totalmente ajustável para o hobby e vem pré-ajustado para a maioria das situações de pilotagem. Muitas peças de reposição personalizadas estão disponíveis para o Volcano EPX Pro, incluindo peças de alumínio usinado anodizado colorido, bem como muitas opções de desempenho adicionais.


ESPECIFICAÇÕES:

Escala 1:10 Volcano EPX Pro: Monster Truck totalmente montado
ESC: Hobbywing 60A Brushless ESC (2S LIPO pronto)
Motor: 3300KV RC540 Motor Brushless
Servo: 6Kg Servo de direção de alto torque
Rádio: sistema de rádio de 2,4 GHz
Sistema de tração: 4 rodas motrizes, acionado por eixo
Diferenciais: (2x) Engrenagem interna de metal
Suspensão: Suspensão independente de 4 rodas
Choques: (8x) Choques de bobina de bolha roscado de alumínio
Bateria (não incluída): Usa (1x) 2S LIPO ou 7,4 V NiMH

Necessário para completar:

Bateria e carregador
Baterias AA para o transmissor

Disponível em setembro de 2021 - Preço US$ 229,99


Por: Marco Daher
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sexta-feira, 3 de setembro de 2021

O Balanceamento de rodas faz diferença? Como eu faço isso?

Balancear as rodas de um Automodelo de Competição ou mesmo um de diversão apenas, ajuda a produzir tração consistente (e mais tração) e permite que o Automodelo opere com mais eficiência, e isso é importante quando você está querendo diminuir centésimos de segundo em seu tempo de volta, principalmente em automodelos onde a escala dos efeitos do solo e obstáculos de pista são multiplicados por ela mesma. Então, uma vibração que percebemos como “PEQUENA”, para um automodelo é IMENSA, e quanto mais diminuirmos esses efeitos mais o seu automodelo vai ficar estável, melhor de desempenho e com maior manobrabilidade.

Para uma pilotagem simplesmente para diversão, balancear as rodas não é importante, mas no caso de automodelo de performance e que são usados em competições, isso se torna imprescindível e não é difícil de fazer. Você verá que seu Automodelo andará mais suavemente e mais responsivo após o balanceamento.

A primeira coisa que você precisa ter ou providenciar é um balanceador de rodas. Pode ser um específico para rodas de automodelo, um adaptado como um balanceador de hélices de aeromodelos ou que tenha sido feito por você mesmo, porém, precisa ser EFICAZ. Existem vários tipos de Balanceadores, como aqueles que usam "rolamentos", aqueles que usam "rodas de inércia" e aqueles que usam "força magnética", que na minha opinião seria o melhor, mas vai do gosto e do acesso á cada um deles. Já para fazer o balanceamento adicionando-se peso, podemos usar "MASSINHA DE MODELAR", que barata e fácil de encontrar, e seu peso é o mais fácil de aplicar, visto a facilidade de retirarmos a quantidade necessária e se adaptar as formas da roda, além de grudar facilmente no plástico.

  
Rodas de Inércia                               Rolamentos                                      Magnético


Você pode comprar esse tipo de ferramenta projetada especificamente para esse fim ou apenas usar um dos eixos do seu Automodelo desligado do diferencial, como balanceador. Remova o semieixo de transmissão para que a roda possa girar livremente e faça o balanceamento a partir dele. Se a roda girar livre o suficiente, você verá o ponto pesado da roda se mover como um pêndulo até se acomodar na parte inferior, isso se aplica a qualquer tipo de balanceador.

   

Para efetivamente balancear a roda, adicione peso com a massinha de modelar no lado oposto ao lado pesado, ou seja, a parte pesada da roda está para baixo então adicione peso na arte superior da roda. Para isso, você pode usar massa de modelar. Pegue um pedaço do tamanho de um grão de feijão aproximadamente, e cole-o por dentro do aro da roda, próximo à face interna da roda. Gire a roda novamente e adicione ou remova um pouco peso, se for necessário, até que a roda não encontre mais um “ponto pesado”, assim ela estará balanceada e pronta para a competição.