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quarta-feira, 27 de abril de 2022

Como Fazer a Manutenção em sua Transmissão


No dia da corrida, você só tem um objetivo: ir o mais rápido possível e estabelecer os tempos de volta mais rápidos. Ao tentar fazer isso, um dos principais fatores que contribuem para o seu sucesso é a sua transmissão. Se o seu motor é o coração do seu Automodelo, sua transmissão é a alma que traduzirá a potência do motor em curvas perfeitamente esculpidas e intensa aderência à frente. Com todo esse poder incrível, vem a responsabilidade, e seu dever como piloto dedicado é manter sua transmissão e consertá-la para que mantenha seu maior potencial. Acompanhe e eu vou te mostrar os passos que você precisa seguir, bem como algumas dicas para te ajudar a liberar aquela transmissão. Vamos ao trabalho.


Passo 1: Remova a Transmissão

Se é a primeira vez que você está reconstruindo sua transmissão desde que você montou seu Automodelo, ou se você comprou seu Automodelo como um RTR, consulte seu manual de instruções para determinar quais parafusos precisam ser removidos e para ajudar a acompanhar quais parafuso saiu de qual parte. Ao remover cada fixador, mantenha-os organizados, colocando-os em uma bandeja de peças ou em um tapete magnético.

Não force! Se a transmissão não sair com um movimento, é provável que você tenha esquecido de tirar um parafuso.

 Passo 2: Abra a caixa de engrenagens

Uma vez que a travessa é removida e você abriu a caixa, remova cada peça e inspecione todas as peças quanto a danos e desgaste. Depois que tudo for retirado da caixa de transmissão, limpe a caixa e cada parte com uma escova e óleo spray ou descarbonizante de motor para remover qualquer sujeira ou lascas de plástico que tenham se desgastado das engrenagens. Tome nota de como tudo é montado para que você possa remontá-lo corretamente mais tarde, tire uma foto a cada etapa para ajudá-lo a remontar.

Depois de abrir a caixa, gire as engrenagens para verificar se há rolamentos ruins e dentes desgastados ou quebrados.

 Passo 3: Inspecione as Engrenagens

Mesmo que você não encontre nada desgastado ou quebrado, você ainda deve procurar por dentes de engrenagem com detritos ou algum corpo estranho, rolamentos arenosos e eixos de engrenagem oscilantes. Se os dentes da engrenagem estiverem ainda bons, com poucos desgastes, será um bom sinal. Quando as engrenagens da transmissão se desgastam, os dentes ficam mais pontudos e apresentam folgas, elas devem ser substituídas. É sempre uma boa ideia substituir quaisquer engrenagens que tenham pedaços faltando ou que tenham sido danificadas de alguma forma devido a detritos entrando na transmissão ou dentes de engrenagem quebrados flutuando ao redor da caixa. Limpe a caixa de engrenagens com um spray não corrosivo, como spray de motor disponível em sua loja de hobby ou mesmo com WD40 ou CAR80.

Esta engrenagem intermediária está em bom estado, sem dentes lascados ou ausentes e um perfil de dente simétrico. Se os dentes de uma engrenagem parecem inclinar-se mais para um lado como uma barbatana de tubarão, a engrenagem está desgastada.

 Etapa 4: Inspecione o diferencial

Agora é hora de retirar seu diferencial, que é o componente chave na transmissão que permite que seu Automodelo faça as curvas. Com uma área de trabalho super limpa, pegue seu manual de instruções para ver o que esperar quando seu diff estiver separado (se seu RTR não veio com instruções, procure online). Os primeiros itens a serem observados são as Arruelas ou os anéis do diff. 

Examine a superfície da Arruela para ver se uma ranhura se formou; se esta é a primeira vez que você está desmontando o diff e ele usa essas arruelas de diff simétricos, muitas vezes você pode virá-los e usar o lado de baixo brilhante e não danificado até que seja hora de outra manutenção.

 Veja a postagem sobre Diferenciais CLICANDO AQUI!

Role as esferas do diferencial em uma superfície de vidro lisa para verificar se há pontos planos, pois as esferas danificadas devem ser substituídas. Ao inspecionar a engrenagem do diferencial, verifique se os orifícios nos quais as esferas do diferencial se encaixam não estão muito desgastados ou danificados; se estiverem, substitua a engrenagem. Quando tudo estiver de acordo com sua aprovação para remontagem, use seu manual de instruções para remontar tudo de acordo com as especificações de fábrica.


É normal que apareça uma linha polida onde as esferas entram em contato com o anel diferencial.

 
Etapa 5: Manutenção dos rolamentos

Ao remover os rolamentos da transmissão, certifique-se de que eles girem livremente. Os rolamentos passam por uma quantidade enorme de carga quando transferem a energia do motor para as rodas. Portanto, eles precisam ser super eficientes. Se algum rolamento tiver uma vibração ou rolar com rangidos ou mesmo se estiver completamente travado devido ao superaquecimento, evite problemas futuros e substitua-os. Pulverize com WD40 os que ainda estão em condições de funcionamento ou com spray de motor CAR80 para remover toda a sujeira e areia. Se você tiver tempo e tiver acesso a uma limpeza com ultrassom como os usados ​​para limpar joias, relógios e peças pequenas, essa será sua melhor aposta. Deixe tudo secar após a limpeza e aplique uma pequena gota de óleo de rolamento bem leve.


Não borrife os dedos assim. Coloque os rolamentos em um pano para limpá-los, ou melhor ainda, use um RPM Bearing Blaster(Limpador de Rolamentos).

 Passo 6: Manutenção da embreagem

Está quase na hora de começar a montar tudo de volta e um dos últimos itens que precisa de sua atenção são as sapatas da embreagem. A superfície de suas sapatas deve ter uma superfície ligeiramente áspera usada para prender as placas de metal da embreagem. Se as sapatas tiverem uma aparência brilhante, use uma lixa de grão leve(fina) para desbastar a superfície de suas sapatas. Esse truque geralmente prolonga a vida útil de suas sapatas ao longo de algumas manutenções. Além disso, se você não tiver usado o outro lado das sapatas da embreagem, poderá virá-las como fez com os anéis(arruelas) do diferencial. Quando nada mais puder ser feito para salvar suas sapatas, compre novas.

Uma leve esfregada com a lixa é tudo o que é preciso para restaurar um conjunto de sapatas de embreagem vitrificadas.

 Etapa 7: Certifique-se de que o pinhão e o dente reto estão em boas condições

O primeiro contato que o motor tem com a transmissão são as engrenagens dentadas e pinhão. Se sujeira, pedras ou outros pequenos detritos passaram pela tampa da transmissão, é provável que suas engrenagens sejam mastigadas e danificadas. Substitua a engrenagem danificada ou do pinhão se os dentes estiverem danificados também, pois se continuar a operar uma engrenagem com dentes partidos simplesmente estragará outras peças. Às vezes, você pode salvar uma engrenagem de pinhão de aço/alumínio pegando uma pequena lima e raspando o dano irregular para restaurar a forma normal do dente.


 Passo 8: Remonte Tudo

Agora é hora do seu manual de instruções fazer o seu trabalho. Comece colocando as peças de transmissão na ordem em que serão remontadas de acordo com as instruções. Uma coisa que você pode usar é um Trava Rosca nos parafusos que prendem a caixa da transmissão, mesmo que eles sejam parafusados no plástico. Aperte esses parafusos até o fim sem forçar e verifique se a caixa da transmissão permite a rotação de todas as partes móveis da transmissão. Se houver um emperramento, afrouxe cada um dos parafusos da caixa de transmissão 1/8 de volta por vez até que tudo gire. Repita essas etapas ao instalar na placa de alumínio do motor.


Os parafusos que passam pela transmissão e rosqueiam na placa do motor devem receber uma gota de fluido de travamento da rosca .

 Etapa 9: Reinstale a transmissão

Antes de começar a instalar sua transmissão recém-reconstruída em seu Automodelo, limpe qualquer sujeira ou detritos dentro e ao redor de onde a transmissão ficará para que ela fique plana e alinhada no chassi. Você quer que tudo fique simetricamente montado para evitar qualquer emperramento, de modo que as rodas, esquerda e direita obtenham a mesma quantidade de potência gerada pelo motor.


Dê uma volta no eixo da embreagem antes de reinstalar a caixa de transmissão para ter certeza de que está funcionando corretamente. Uma transmissão que foi feita uma manutenção geral deve girar com quase nenhuma resistência.


Missão cumprida

Agora que seu Automodelo voltou a funcionar, você deve realizar manutenção em sua transmissão a cada poucas semanas para mantê-la em sua melhor forma. Quanto menos atrito tiver, mais rápido ele vai girar, mais rápido seu Automodelo irá e mais frio seu motor funcionará. Tudo vai gerar uma maior vida útil do seu Automodelo.

Por: Marco Daher
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