Quando surgiram os primeiros RECOILs ou PULL-STARTERs, a grande maioria dos modelistas gostou bastante da ideia, mas geralmente davam muitos problemas. Apesar deles aparecerem para ajudar a dar partida em seus motores, pessoas inexperientes ou novatas apanhavam e acabavam machucando as mãos por não saberem regular o motor e assim dar a partida mais facilmente e sem dores. Os Pull-Starters eram frágeis e mal projetados e os modelistas mais experientes nunca gostaram deles, afinal é mais peso para o modelo, diminuem o desempenho e podem machucar os dedos. Graças à enorme "explosão" de modelos RTRs (Ready To Run – Pronto para o Uso), os pull-starters ficaram mais confiáveis e mais leves do que nunca, e não há nada mais econômico ou conveniente. Mesmo com o avanço e a confiabilidade eles possuem peças de desgaste e consequentemente ainda necessitam de manutenção.
Vamos ver como preservar em boas condições, como é o seu funcionamento, quais os seus componentes e como consertar ou que peças substituir.
Componentes de um Pull-Starter ou RECOIL
Os detalhes individuais variam de fabricante para fabricante, mas basicamente o pull-starter contém estes seis componentes:
• Caixa do Recoil
• Cabo de partida
• Cabo de partida
• Polia
• Mola de Recuo
• Rolamento One-Way
• Eixo de Partida
• Eixo de Partida
A configuração das peças e a ordem de instalação podem mudar, mas esses são os elementos essenciais.
Como funciona o Pull-Starter
Para entender o que acontece, veja que quando você puxa a manopla em forma de “T”, que está presa ao cabo de partida, a polia onde essa cordinha está enrolada começa a girar. A partir daí entra em funcionamento o rolamento “One-Way”, instalado no centro da polia, e que se trava no eixo de partida girando-o. O eixo de partida, por sua vez, se liga ao virabrequim do motor. Desta forma, o eixo de partida ao girar o virabrequim, irá empurrar a biela e o pistão em movimentos de vai e vem, e se a vela estiver ligada ao Ni-Starter (glow) e houver combustível na câmara de combustão, o seu motor irá ligar.
Logo após o motor ligar, o eixo de partida do Pull-Starter vai girar livremente pois entra em ação novamente o rolamento One-Way, que com o giro do motor faz essa liberação do eixo. O rolamento One-Way é a “Grande Sacada” para o Pull-Starter funcionar.
É um funcionamento relativamente simples, mas caso o eixo de partida esteja um pouco gasto, o rolamento One-Way irá patinar e o motor não irá girar ao puxar a cordinha. Também pode ocorrer de o rolamento One-Way se desgaste, ocasionando o mesmo problema. Lembrando que o One-Way não deve ser lubrificado com qualquer óleo pois assim ele poderá também não travar o eixo de partida quando for necessário.
Um eixo de partida desgastado ou um rolamento One-Way defeituoso, causam o mesmo defeito, então é possível que necessite substituir os dois para que você volte a ter um Pull-Starter confiável novamente.
Rolamento
One-Way
Um rolamento de sentido único (One-Way) geralmente se mostra ruim quando patina sobre o eixo de partida. Isto é, quando você puxa o cabo de partida e sente que o One-Way patinou, pode ter certeza que não terá força suficiente para ligar o motor. Você deverá substituir o One-Way, visto que este tipo de equipamento não possui conserto, é uma peça de desgaste, então será natural ter que substitui-lo eventualmente. Já com o eixo de partida, que é comumente a raiz do problema, visto que alguns não são feitos de aço devidamente endurecido, o que causa alteração em seu diâmetro com desgaste excessivo fazendo com que o rolamento One-Way patine. Então, caso precise trocar um, troque também o outro, pois o defeito de um, causa o defeito do outro. Melhor substituir os dois e ter assim a confiabilidade de volta e não ter uma peça velha estragando prematuramente uma peça nova.
Travando ao recolher o cabo.
Se o Starter não recolher o cabo adequadamente, pode haver sujeira ou detritos no compartimento do Starter que impede o Polia de puxar o cabo, ou a mola de recuo quebrou ou pulou para fora da trava do Polia. Se for apenas a sujeira, procure limpar sem deixar a mola de recuo escapar. Se for o último, você terá que tentar reparar ou substituir o pull-starter inteiro.
Reparar ou substituir?
Existem certas situações nas quais ele faz sentido comprar um novo pull-starter. O que parece ser uma solução simples pode não ser tão simples. Depois de abrir a caixa do pull-starter para substituir o cabo de partida ou reparar / substituir a mola de recuo, pode ser que você opte por substituir por um anovo Pull-Starter. Mas se um reparo for sua única opção, aqui estão algumas dicas de como consertar essas duas partes mais desafiadoras de um pull-starter.
Rebobinando a mola de recuo
Ao abrir a caixa e verificarmos a Polia do pull-starter, teremos a informação se uma nova mola de recuo será necessária. O problema é que a mola de recuo tende a sair da carcaça e se torna uma confusão emaranhada. Se você precisa de uma nova mola ou não, você terá que enrolar a mola de recuo no Polia para que você possa colocar tudo de volta onde estava. Isso irá testar sua paciência como nada mais no mundo, mas pode ser feito.
Enrole firmemente a mola de volta ao redor da Polia até a mola ficar relativamente apertada. Geralmente, há um par de furos alinhados na Polia através do qual você pode inserir uma chave hex. Isso mantém o fim da mola de recuo no lugar enquanto você instala a Polia na caixa. Isso requer um toque delicado porque a mola de recuo pode explodir em uma bagunça emaranhada novamente sem muita provocação. Esteja preparado para tentar isso cerca de meia dúzia de vezes; se você pode fazer isso durante as primeiras tentativas, você está acima da média.
A outra maneira de instalar uma mola de recuo é rebobiná-la perfeitamente dentro da caixa de partida, depois coloque a Polia sobre a mola. Isso nem sempre é possível porque muitas vezes é difícil alinhar a mola de recuo com a Polia, mas se você tentar, vai ver que essa técnica às vezes é mais fácil do que enrolar a mola na Polia. Enrole algumas voltas da cordinha na Polia, depois puxe o cabo e segure-o enquanto você enrola mais algumas voltas a cordinha na Polia. Repita este processo até que a mola puxe todo o comprimento do cabo de partida, mas não mais do que isso.
Uma
maneira de tratar o One-Way
Para começar de maneira correta, um iniciante deve ter em mente que seu
equipamento deve estar intacto e funcionando adequadamente, mas é o One-Way que
muitas vezes se torna o mais crítico; se o One-Way não se encaixar e
travar no eixo de partida, você não vai a lugar nenhum. O óleo geralmente
não prejudica um rolamento One-Way, mas pode causar um mau funcionamento. A
única vez que a lubrificação se torna um coisa ruim para um One-Way é quando essa
lubrificação é em excesso e acaba atraindo sujeira e você não a limpa. É
uma boa prática limpar o conjunto todo do eixo e do One-Way pelo menos algumas
vezes durante o ano; limpe-o mais frequentemente se você usar o automodelo
em um ambiente muito arenoso ou empoeirado.
Siga esses passos para
fazer a manutenção:
•Retire a caixa do Pull-Starter
do motor. Certifique-se de que a Polia não saia da caixa; se sair,
a mola de recuo explodirá para fora, e você terá que rebobinar a mola e recoloca-la no lugar. (e esse é o mais irritante reparo
na história do RC).
•Limpe a carcaça, a Polia, o rolamento One-Way e o eixo de partida com um pouco de alcool.
•Quando tudo na carcaça estiver seco, coloque algumas gotas de óleo dentro do rolamento One-Way e no eixo de partida e reinstale a caixa de partida. Esta manutenção ajudará a evitar que o eixo e o rolamento One-Way sejam danificados pelo excesso de sujeira. A limpeza mencionada também pode ajudar a evitar que o One-Way patine, caso ele tenha sido saturado de óleo do combustível.
•Limpe a carcaça, a Polia, o rolamento One-Way e o eixo de partida com um pouco de alcool.
•Quando tudo na carcaça estiver seco, coloque algumas gotas de óleo dentro do rolamento One-Way e no eixo de partida e reinstale a caixa de partida. Esta manutenção ajudará a evitar que o eixo e o rolamento One-Way sejam danificados pelo excesso de sujeira. A limpeza mencionada também pode ajudar a evitar que o One-Way patine, caso ele tenha sido saturado de óleo do combustível.
Corrigindo
um cabo de partida solto
Você já viu um RECOIL que
não puxasse a cordinha o suficiente para manter a manopla no lugar? Isso
geralmente acontece porque a cordinha foi repetidamente puxada demais, mais que
25cm e, ao longo do tempo, acabou por fadigar a mola de recuo. Para
corrigir a tensão, basta puxar de 3 a 5cm de corda para fora da parte
superior da manopla (para restaurar a tensão da mola) e amarrar um novo
nó. Não deixe que a corda se solte ou que o nó se desfaça, caso contrário,
a cordinha vai desaparecer na carcaça e você terá um problema nas mãos, então faça um nó apertado e coloque uma
gota de SuperCola ou CIANOCRILATO sobre ele para garantir que permanecerá atado.
Se você não gosta da ideia
de encurtar o cabo de partida, você terá que abrir o RECOIL para fazer a
correção substituindo a cordinha. Puxe a manopla do Pull-Starter até que
haja tensão na mola de recuo (atenção: puxe até sentir a força da mola, não
puxe a mola toda senão a cordinha ficará travada). Em seguida, segure a Polia
com o polegar e reenrole o cabo suavemente de volta para a Polia através do
espaço entre a caixa do RECOIL e a Polia. Repita este processo até que
você possa liberar o polegar da Polia e a tensão na mola de recuo conseguir segurar a manopla de partida na posição vertical.
Por: Marco Daher
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