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quinta-feira, 23 de junho de 2022

OFNA Hyper SS GT 1/8

A plataforma Hyper SS agora tem algo para os adeptos da Pista de Corridas deriva com esta nova criação da Hobao. Utilizando a suspensão traseira e dianteira muito confiável do Hyper SS, o Hyper GT está levemente esticado na distância entre eixos para fornecer uma semi-escala 1/8th no modelo de rua. A suspensão é otimizada para o maior desempenho em Pistas de diferentes tipos e formatos, com amortecedores compactos de alumínio e molas pesadas, todos acoplados a novas torres de suspensão de baixo perfil. As barras anti-roll dianteiras e traseiras e os parafusos de inclinação ajustáveis ​​ajudam a fornecer ao GT qualquer configuração requerida no chassi de competição, quer seja configurada para corrida, brincadeiras ou apenas umas voltas no estacionamento.


É um motor rápido e potente combinado com a Pipa de Performance e bem dimensionado, fabricada em alumínio polido que oferece um ótimo pacote de potência ao Hyper GT. O grande bloco combinado com a transmissão de duas velocidades levará o GT à ação como um foguete.

 

 

Grandes amortecedores revestidos pretos de 17mm mantêm um grande volume de óleo de amortecimento para absorver qualquer impacto, ondulações ou de passeios rápidos e fáceis. Para configurar a folga do seu chassi, bastam algumas voltas dos colares das Molas.

 

 A Hypers gosta de brilhar muito, então uma Pipa bem dimensionada e polida está incluída nesse pacote, e você encontra o modo certo para o conjunto de potência do GT. Este escapamento soa pesado e cheio de energia quando montada no potente motor JL Hypers .28.


A bandeja dos eletrônicos formatada em uma peça só, faz o trabalho de receber todos os seus componentes eletrônicos juntos para uma manutenção rápida e fácil. A caixa de bateria, os servos e a caixa receptora do Rádio aparecem todos juntos e bem distribuídos.



Um enorme para-choque de espuma garante os impactos pesados.


A suspensão do cubo King-pin dá a máxima distância para que os braços da frente sejam os mais altos possíveis para evitar que o chassi bata demais no chão, a direção também está configurada para ter uma grande eficiência e ter uma direção ativa, esses componentes são fortes e leves.



Estes pneus semi-slicks são ótimos para a tração, feitos com uma borracha macia para velocidades de curvas e para superior aceleração para frente, esses bebês terão o Hyper até a velocidade máxima possível. Combine isso com as rodas de nylon pretas e o Hyper GT parece ser ainda mais rápido.


Um chassi de alumínio anodizado de cor laranja é leve e extremamente durável e ajudará seu objetivo de atingir a velocidade máxima.

 



Uma visão de cima para baixo para ajudar a ver o layout de todos os componentes que entram neste modelo de corrida na Pista.

 



 

domingo, 19 de junho de 2022

Como Configurar seu Monster Truck de Eixo Rígido

Existem muitos ajustes disponíveis nos Monster Trucks de eixo rígido de hoje e ser capaz de tirar proveito dessas configurações e obter a configuração certa para as condições pode dar a você uma vantagem sobre seu concorrente. Neste guia, falarei sobre os ajustes disponíveis em Monster Trucks de eixo rígido e o que eles farão pelo desempenho do seu Monster Truck. Ao fazer esses ajustes, é importante fazer um de cada vez e depois dirigir seu Monster Truck para ver se esse ajuste o levou aonde você queria estar. Continue lendo e descubra como configurar esse Monster Truck da maneira certa.

 Distância entre eixos

Este ajuste altera a distância entre o centro dos pneus/eixos ao olhar para a lateral do Monster Truck. Uma distância entre eixos mais longa torna o Monster Truck mais estável, mas reduz a direção. Uma distância entre eixos mais curta reduz a estabilidade, mas melhora a direção. A distância entre eixos pode ser definida pelo comprimento do elo ou por diferentes orifícios de montagem no chassi.

Meça do centro do eixo dianteiro até o centro da traseira para medir a distância entre eixos de um Monster Truck.

 Longarina Traseira(Regulagem de TOE IN)

O TOE IN é o ângulo dos pneus no eixo traseiro, e isso é usado para ajustar a aderência traseira do seu Monster Truck. Aumentar a ponta traseira melhorará a aderência traseira, mas reduzirá a velocidade máxima; reduzir a longarina traseira diminui a aderência traseira e aumenta a velocidade máxima. A regulagem traseira (TOE) começa em zero e pode ser aumentada tanto quanto necessário.

Aqui, a regulagem traseira (TOE) é definida por links de alumínio. Tornar os elos mais longos aumenta a regulagem traseira (TOE) e torná-los mais curtos reduz a regulagem traseira (TOE).

 TOE OUT

O TOE OUT dianteiro é o ângulo dos pneus no eixo dianteiro. Aumentar o TOE OUT dianteiro melhorará a estabilidade em linha reta, mas reduzirá o giro. A convergência reduz a estabilidade em linha reta, mas aumenta a resposta da direção.

A Longarina de direção ajusta a convergência frontal e pode ser alongado para aumentar a convergência ou encurtado para diminuir a convergência.

 Diferenciais

Alguns Monster Trucks oferecem diferenciais selados e que permitem ajustar o quão bem eles giram. O fluido leve no diferencial dianteiro melhora a resposta da direção nas curvas, mas pode causar uma sensação inconsistente em superfícies irregulares ou soltas. Aumentar a espessura do fluido no diferencial dianteiro aumenta a direção na potência ao sair de uma curva. A redução da espessura do fluido no diferencial traseiro aumenta a tração nas curvas; aumentar a espessura do fluido no diferencial traseiro diminui a tração traseira ao girar. Nem todos os diferenciais são vedados e os que não são ainda podem ser ajustados, mas a faixa de ajuste é limitada. Várias espessuras de graxa podem ser usadas para fazer alguns ajustes nesta situação.

 

O fluido do diferencial muito leve permitirá que o pneu externo gire demais e cause um desempenho errático.

Posição de Amortecedores

Existem três posições de montagem para os amortecedores em um monster truck de eixo rígido: no eixo, nos links inferiores e nos cantilevers. Um amortecedor montado no eixo é a posição mais realista, mas a menos ajustável, e o curso é limitado pelo comprimento do amortecedor. A montagem dos amortecedores nos elos inferiores reduz o peso possível, oferece mais posições de montagem e é capaz de aumentar o curso da suspensão. Amortecedores montados em cantilever geralmente aumentam o deslocamento, mas seu peso é muito maior – o peso total é aumentado devido à quantidade de ligações e assim por diante necessários para fazê-los funcionar – e há mais possibilidades de falha. A movimentação dos amortecedores montados nos elos inferiores em direção ao chassi suaviza a sensação do óleo e das molas e aumenta o curso da suspensão; movê-los para fora endurece a sensação do óleo e das molas, e reduz o curso da suspensão. O mesmo acontece ao mover o link ou a posição de Amortecedores em um cantilever. Mover o elo para longe do pivô ou a parte inferior do amortecedor em direção ao pivô suavizará a sensação e aumentará o curso, e mover o elo em direção ao pivô ou a parte inferior do amortecedor para longe do pivô endurece a sensação e diminui o curso.

 

Os amortecedores podem ser montados de três maneiras diferentes em um monster truck de eixo rígido. Neste caso, eles são anexados a um cantilever.

 Ângulo de Amortecedores

O ângulo de Amortecedores acontece na parte superior do Amortecedores e a posição de montagem no chassi altera isso. Um Amortecedores que é vertical terá a mesma sensação do início ao fim do curso. Quanto mais você inclina o Amortecedores, mais macio ele se sente durante a compressão inicial, mas à medida que o Amortecedores é comprimido, a rigidez aumenta. Quanto mais o amortecedor é colocado, mais macio ele se sente e mais tempo leva para “enrijecer” à medida que a suspensão é comprimida.

Colocar o amortecedor na vertical dará a mesma sensação durante todo o curso de compressão. Angular o Amortecedores suavizará a sensação no início, mas ficará mais firme à medida que for comprimido.

 Curso de suspensão

Aumentar o curso da suspensão melhora a distância ao solo e proporciona uma andada mais suave ao absorver solavancos e saltos, mas muito curso pode tornar o Monster Truck instável. Menos deslocamento diminui a distância ao solo e contribui para uma andada  mais saltitante em superfícies irregulares e saltos, mas aumenta a estabilidade.

Muito curso de suspensão é ótimo para absorver as aterrissagens após grandes saltos.

 Óleo de Amortecedores e molas

O amortecimento nos Amortecedores é controlado pelo óleo de Amortecedores e pistão interno. A maneira mais fácil de ajustar isso é alterando a espessura do óleo, mas o amortecimento também pode ser alterado alterando os pistões de Amortecedores. O óleo mais espesso retarda o Amortecedores (torna-o mais firme), enquanto o fluido mais fino acelera o Amortecedores (torna-o mais macio). O alcance de um monster truck de eixo rígido pode ir de 10wt até 30wt. Um pistão com furos pequenos/poucos retarda o Amortecedores, enquanto furos maiores/mais aceleram os Amortecedoress. Um amortecedor macio permite que o peso seja transferido com mais facilidade e aumenta a aderência, enquanto um amortecedor mais rígido reduz a transferência de peso e diminui a aderência. Portanto, alterar o amortecedor traseiro pode aumentar ou diminuir a tração traseira em aceleração, e uma mudança nos amortecedores dianteiros aumenta ou diminui a aderência dianteira durante a frenagem.

As molas suportam o peso do chassi e a tensão dessas molas controla quanto do peso do Monster Truck é transferido para a frente e a traseira do Monster Truck. Ele também controla a rapidez com que o Amortecedores se recupera. Uma mola leve é ​​melhor em superfícies irregulares e aumenta a tração, mas a chance de atingir o fundo de um Amortecedores é maior. Uma mola mais rígida é melhor para superfícies lisas e diminui a tração.

 

Altura do percurso

O aumento da altura de deslocamento proporciona mais distância ao solo, mas eleva o centro de gravidade do Monster Truck. Uma altura de deslocamento mais baixa oferece menos distância ao solo e reduz o centro de gravidade do Monster Truck. Um centro de gravidade mais alto permite a transferência de mais peso, o que aumenta a tração geral do Monster Truck, e a diminuição do centro de gravidade diminui a tração geral. Elevar a frente mais do que a traseira aumenta a transferência de peso (e, portanto, a tração) para a traseira quando ligado, mas diminui a tração dianteira. Elevar a traseira mais do que a dianteira aumenta a transferência de peso para a dianteira durante a frenagem, mas diminui a tração traseira em aceleração.

Distribuição de peso

A distribuição de peso tem a ver com onde o peso está localizado em seu Monster Truck. O peso da esquerda para a direita geralmente é centralizado, e isso fará com que o Monster Truck tenha a mesma sensação ao virar para a direita ou para a esquerda e o Monster Truck não torça ao pular. O peso igual da frente para trás torna a sensação do Monster Truck neutra. O aumento do peso dianteiro melhora a tração dianteira, mas tornará o Monster Truck pesado no ar; o aumento do peso traseiro melhora a tração traseira e fará o Monster Truck pular na altura do nariz. Colocar o peso da frente para trás o mais próximo possível do centro melhora a resposta do Monster Truck nas curvas, mas diminui a tração; o peso montado longe do centro diminui a rapidez com que o Monster Truck gira nas curvas e aumenta a tração.

Certifique-se de levar em consideração o peso do servo de direção ao configurar o equilíbrio do seu Monster Truck. O equilíbrio de peso no chassi é diferente do equilíbrio geral do Monster Truck.

 Posição do link superior da Suspensão

A posição do LINK no furo superior é o quão alto ou baixo o elo superior é montado no chassi. O elo dianteiro nunca é movido, enquanto o traseiro começa com os Links superior e inferior paralelos um ao outro. Isso dá ao Monster Truck máxima aderência traseira em aceleração. Abaixar o link superior reduz a aderência traseira.

Geralmente, há várias posições disponíveis para os links superiores. Elevá-los aumenta a tração e abaixá-los diminui a tração.

 Espaçamento dos pneus

Esta é a distância lateral entre os dois pneus. Um Monster Truck largo é mais estável, enquanto um mais estreito é menos estável. Um Monster Truck muito largo pode ter problemas para passar por áreas apertadas em uma pista no quintal de casa.

Tornar o Monster Truck mais largo, espaçando os pneus, melhorará a estabilidade, mas o veículo pode ter mais dificuldade em passar por áreas apertadas.

 Barra Estabilizadora

A barra estabilizadora controla o quanto o chassi oscila de um lado para o outro. Um swaybar(torção) leve permite a transferência de mais peso, o que aumenta a tração nas curvas, enquanto um swaybar(torção) rígido reduz a transferência de peso e diminui a tração nas curvas.

Um swaybar faz a maior parte de seu trabalho nas curvas e controla quanto peso é deslocado de um lado para o outro.

Conclusão

Agora você tem as ferramentas necessárias para obter o melhor desempenho possível do seu Monster Truck de eixo rígido. Lembre-se de que não há configuração mágica que funcione em todas as condições e em todos os modelos, mas você pode usar o que aprendeu aqui para colocar uma configuração básica em seu Monster Truck antes de ir para a pista. Você pode então fazer pequenos ajustes conforme necessário e que diferentes modelos terão peso, potência, altura, largura e outras características diferentes um dos outros, e é aí que entra sua percepção para usar o que falamos aqui e ajustar seu modelo para o melhor desempenho. 

Por: Marco Daher
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quarta-feira, 27 de abril de 2022

Como Fazer a Manutenção em sua Transmissão


No dia da corrida, você só tem um objetivo: ir o mais rápido possível e estabelecer os tempos de volta mais rápidos. Ao tentar fazer isso, um dos principais fatores que contribuem para o seu sucesso é a sua transmissão. Se o seu motor é o coração do seu Automodelo, sua transmissão é a alma que traduzirá a potência do motor em curvas perfeitamente esculpidas e intensa aderência à frente. Com todo esse poder incrível, vem a responsabilidade, e seu dever como piloto dedicado é manter sua transmissão e consertá-la para que mantenha seu maior potencial. Acompanhe e eu vou te mostrar os passos que você precisa seguir, bem como algumas dicas para te ajudar a liberar aquela transmissão. Vamos ao trabalho.


Passo 1: Remova a Transmissão

Se é a primeira vez que você está reconstruindo sua transmissão desde que você montou seu Automodelo, ou se você comprou seu Automodelo como um RTR, consulte seu manual de instruções para determinar quais parafusos precisam ser removidos e para ajudar a acompanhar quais parafuso saiu de qual parte. Ao remover cada fixador, mantenha-os organizados, colocando-os em uma bandeja de peças ou em um tapete magnético.

Não force! Se a transmissão não sair com um movimento, é provável que você tenha esquecido de tirar um parafuso.

 Passo 2: Abra a caixa de engrenagens

Uma vez que a travessa é removida e você abriu a caixa, remova cada peça e inspecione todas as peças quanto a danos e desgaste. Depois que tudo for retirado da caixa de transmissão, limpe a caixa e cada parte com uma escova e óleo spray ou descarbonizante de motor para remover qualquer sujeira ou lascas de plástico que tenham se desgastado das engrenagens. Tome nota de como tudo é montado para que você possa remontá-lo corretamente mais tarde, tire uma foto a cada etapa para ajudá-lo a remontar.

Depois de abrir a caixa, gire as engrenagens para verificar se há rolamentos ruins e dentes desgastados ou quebrados.

 Passo 3: Inspecione as Engrenagens

Mesmo que você não encontre nada desgastado ou quebrado, você ainda deve procurar por dentes de engrenagem com detritos ou algum corpo estranho, rolamentos arenosos e eixos de engrenagem oscilantes. Se os dentes da engrenagem estiverem ainda bons, com poucos desgastes, será um bom sinal. Quando as engrenagens da transmissão se desgastam, os dentes ficam mais pontudos e apresentam folgas, elas devem ser substituídas. É sempre uma boa ideia substituir quaisquer engrenagens que tenham pedaços faltando ou que tenham sido danificadas de alguma forma devido a detritos entrando na transmissão ou dentes de engrenagem quebrados flutuando ao redor da caixa. Limpe a caixa de engrenagens com um spray não corrosivo, como spray de motor disponível em sua loja de hobby ou mesmo com WD40 ou CAR80.

Esta engrenagem intermediária está em bom estado, sem dentes lascados ou ausentes e um perfil de dente simétrico. Se os dentes de uma engrenagem parecem inclinar-se mais para um lado como uma barbatana de tubarão, a engrenagem está desgastada.

 Etapa 4: Inspecione o diferencial

Agora é hora de retirar seu diferencial, que é o componente chave na transmissão que permite que seu Automodelo faça as curvas. Com uma área de trabalho super limpa, pegue seu manual de instruções para ver o que esperar quando seu diff estiver separado (se seu RTR não veio com instruções, procure online). Os primeiros itens a serem observados são as Arruelas ou os anéis do diff. 

Examine a superfície da Arruela para ver se uma ranhura se formou; se esta é a primeira vez que você está desmontando o diff e ele usa essas arruelas de diff simétricos, muitas vezes você pode virá-los e usar o lado de baixo brilhante e não danificado até que seja hora de outra manutenção.

 Veja a postagem sobre Diferenciais CLICANDO AQUI!

Role as esferas do diferencial em uma superfície de vidro lisa para verificar se há pontos planos, pois as esferas danificadas devem ser substituídas. Ao inspecionar a engrenagem do diferencial, verifique se os orifícios nos quais as esferas do diferencial se encaixam não estão muito desgastados ou danificados; se estiverem, substitua a engrenagem. Quando tudo estiver de acordo com sua aprovação para remontagem, use seu manual de instruções para remontar tudo de acordo com as especificações de fábrica.


É normal que apareça uma linha polida onde as esferas entram em contato com o anel diferencial.

 
Etapa 5: Manutenção dos rolamentos

Ao remover os rolamentos da transmissão, certifique-se de que eles girem livremente. Os rolamentos passam por uma quantidade enorme de carga quando transferem a energia do motor para as rodas. Portanto, eles precisam ser super eficientes. Se algum rolamento tiver uma vibração ou rolar com rangidos ou mesmo se estiver completamente travado devido ao superaquecimento, evite problemas futuros e substitua-os. Pulverize com WD40 os que ainda estão em condições de funcionamento ou com spray de motor CAR80 para remover toda a sujeira e areia. Se você tiver tempo e tiver acesso a uma limpeza com ultrassom como os usados ​​para limpar joias, relógios e peças pequenas, essa será sua melhor aposta. Deixe tudo secar após a limpeza e aplique uma pequena gota de óleo de rolamento bem leve.


Não borrife os dedos assim. Coloque os rolamentos em um pano para limpá-los, ou melhor ainda, use um RPM Bearing Blaster(Limpador de Rolamentos).

 Passo 6: Manutenção da embreagem

Está quase na hora de começar a montar tudo de volta e um dos últimos itens que precisa de sua atenção são as sapatas da embreagem. A superfície de suas sapatas deve ter uma superfície ligeiramente áspera usada para prender as placas de metal da embreagem. Se as sapatas tiverem uma aparência brilhante, use uma lixa de grão leve(fina) para desbastar a superfície de suas sapatas. Esse truque geralmente prolonga a vida útil de suas sapatas ao longo de algumas manutenções. Além disso, se você não tiver usado o outro lado das sapatas da embreagem, poderá virá-las como fez com os anéis(arruelas) do diferencial. Quando nada mais puder ser feito para salvar suas sapatas, compre novas.

Uma leve esfregada com a lixa é tudo o que é preciso para restaurar um conjunto de sapatas de embreagem vitrificadas.

 Etapa 7: Certifique-se de que o pinhão e o dente reto estão em boas condições

O primeiro contato que o motor tem com a transmissão são as engrenagens dentadas e pinhão. Se sujeira, pedras ou outros pequenos detritos passaram pela tampa da transmissão, é provável que suas engrenagens sejam mastigadas e danificadas. Substitua a engrenagem danificada ou do pinhão se os dentes estiverem danificados também, pois se continuar a operar uma engrenagem com dentes partidos simplesmente estragará outras peças. Às vezes, você pode salvar uma engrenagem de pinhão de aço/alumínio pegando uma pequena lima e raspando o dano irregular para restaurar a forma normal do dente.


 Passo 8: Remonte Tudo

Agora é hora do seu manual de instruções fazer o seu trabalho. Comece colocando as peças de transmissão na ordem em que serão remontadas de acordo com as instruções. Uma coisa que você pode usar é um Trava Rosca nos parafusos que prendem a caixa da transmissão, mesmo que eles sejam parafusados no plástico. Aperte esses parafusos até o fim sem forçar e verifique se a caixa da transmissão permite a rotação de todas as partes móveis da transmissão. Se houver um emperramento, afrouxe cada um dos parafusos da caixa de transmissão 1/8 de volta por vez até que tudo gire. Repita essas etapas ao instalar na placa de alumínio do motor.


Os parafusos que passam pela transmissão e rosqueiam na placa do motor devem receber uma gota de fluido de travamento da rosca .

 Etapa 9: Reinstale a transmissão

Antes de começar a instalar sua transmissão recém-reconstruída em seu Automodelo, limpe qualquer sujeira ou detritos dentro e ao redor de onde a transmissão ficará para que ela fique plana e alinhada no chassi. Você quer que tudo fique simetricamente montado para evitar qualquer emperramento, de modo que as rodas, esquerda e direita obtenham a mesma quantidade de potência gerada pelo motor.


Dê uma volta no eixo da embreagem antes de reinstalar a caixa de transmissão para ter certeza de que está funcionando corretamente. Uma transmissão que foi feita uma manutenção geral deve girar com quase nenhuma resistência.


Missão cumprida

Agora que seu Automodelo voltou a funcionar, você deve realizar manutenção em sua transmissão a cada poucas semanas para mantê-la em sua melhor forma. Quanto menos atrito tiver, mais rápido ele vai girar, mais rápido seu Automodelo irá e mais frio seu motor funcionará. Tudo vai gerar uma maior vida útil do seu Automodelo.

Por: Marco Daher
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