Em 1987 a Tamiya lançava o Monster Truck mais legal da época,
ele foi chamado de "Clod Buster". Esse Monster Truck apresentava
motores duplos, oito amortecedores, pneus grandes e uma carroceria Chevy em plástico
injetado. Já em 1990, essa incrível plataforma foi usada para fazer um dos
Monster-Trucks mais originais da fábrica Tamiya. O "Bullhead"
era o seu nome, ele tinha uma carroceria do tipo Peterbilt sobre aquele chassi
do Clod Buster. Esse não foi o único ajuste que foi feito. A Tamiya
moldou o chassi em plástico vermelho; partes da suspensão e os para-choques
foram alterados para amarelo; e as barras de suspensão, partes do chassi,
suportes de carroceria e aros das rodas eram cromados. Infelizmente, o
caminhão foi descontinuado em 2005. Mas em 2012, a Tamiya o colocou na lista de
relançamentos e está disponível novamente quase exatamente como era em 1990.
Na época, eu pude colocar minhas mãos em um desses grandes modelos e monta-lo parte a parte para uma feira de modelismo, no “Dia das Crianças”, que aconteceu em Brasília-DF em 1991. Alguns podem pensar que é feio, mas outros como eu, acham que é um modelo bem legal.
Veja o que o Bullhead tem a oferecer.
Carroceria moldada por injeção
A carroceria usada no Bullhead é como são as usadas na
maioria dos modelos Tamiya da época: moldados por injeção com muitos
detalhes. Ele é moldado para se parecer com um caminhão de 18 rodas da
Peterbilt, e o caminhão completo parece similar ao Monster Truck Super Pete em
tamanho real. A carroceria é bem feita e possui bordas nítidas e um
acabamento suave. Você até pega algumas peças cromadas - como uma barra de
estabilizadora da suspensão, Filtros de Ar e Escapamentos - para fazer com que
pareça um pouco mais realista. A carrocveria vem moldada em plástico
branco, por isso, a pintura é por sua conta, você decide qual a melhor forma e
cores. Para a pintura no formato original, apliquei cinco demãos de tinta
Tamiya TS-19 Metallic Blue e finalizei com três demãos de Tamiya TS-13 Clear(verniz).
Como pode ser aquela carroceria grande moldada por injeção de plástico e cheia de detalhes?
É o que faz do Bullhead um dos Monster-Trucks mais exclusivos por aí.
Barras de Suspensão
As Barras moldadas por injeção posicionam as caixas do
diferencial da frente para trás e elas são presas com pivoballs de diâmetro
grande permitindo um perfeito movimento; peças de metal as prendem aos
pivôs. As laterais dos Diferenciais são presos com pivoballs também
instalados nos tubos do eixo. Peças em plásticos de densidade mais macia
são fixados na parte inferior das barras de suspensão conectando os pivoballs
no centro da parte inferior do Chassi, impedindo assim que as caixas do
diferencial se movam de um lado para outro.
Uma suspensão em forma de barra absorve as saliências, e as barras foram cromadas para melhorar sua aparência.
Caixa de Transmissão Robusta
A Tamiya é conhecida por ter transmissões que são resistentes
a sobrecargas, e o Bullhead não é diferente. Dentro da grande caixa de
plástico há duas engrenagens de nylon de alta resistência escalonadas e um
grande diferencial de engrenagens cônicas secas e abertas. As engrenagens
são largas para aumentar a área de superfície e contato, portanto, aumentar a
resistência, e todas, exceto uma, possuem grandes dentes do tamanho de Mod
1. Eixos retos com uma extremidade de dogbones são usados para conectar a
transmissão aos hubs das rodas; um único rolamento é usado em cada cubo de
roda, enquanto o restante do sistema de força é suportado por buchas de latão.
Dentro da caixa do diferencial estão engrenagens com grandes dentes Mod 1 e um diferencial de engrenagens cônicas secas e abertas.
O Chassi é uma Banheira Vermelha Resistente
Um grande chassi vermelho moldado por injeção de plástico é a
base para o Bullhead. O servo de direção é montado baixo na parte central,
enquanto o controle de velocidade(SpeedControl) e o receptor têm um
compartimento específico para cada equipamento na bandeja superior destacável,
moldada em plástico Preto. Ele foi projetado para receber uma bateria de NiMH(Níquel
Metal Hidreto) plana de 6 ou 7 células, e uma tampa do compartimento da bateria
com clipe para fácil acesso a ele. Os pontos de fixação de suspensão são
montados na parte inferior do chassi e cada um dos amortecedores tem três posições
de montagem disponíveis.
Pneus “Terra Treaded”
Os pneus Terra Treaded que equipam o Bullhead
são moldados para se parecer com os pneus utilizados nos anos 80, e eles são
moldados a partir de uma borracha de composto firme, porém, flexível o
suficiente. A borracha é tão firme que os inserts de espuma não são
necessários para apoiá-los. As rodas são unidades do estilo Clod Buster,
mas cromadas, e um orifício de ventilação nos aros permite que o ar saia do
pneu, o que permite que ele se adapte a várias superfícies e absorva os impactos
após um salto.
Os pneus “Terra” são moldados a partir de um composto firme de borracha e não precisam de espuma(insert) para apoio.
O kit inclui um SpeedControl(controle de velocidade) e dois motores. Você
precisará de um rádio, mas não precisa de nada extravagante, um Futaba
3PRKA pode ser tudo o que será necessário para controlar seu modelo. Quando
chega a hora de escolher um servo, você não pode ir com uma ideia de unidade
barata e de baixo torque, não funcionará nesse modelo. Um único servo é
usado para girar os quatro pneus grandes neste Monster Truck, e isso requer
algo com alguma força para realizar esse trabalho. Poderá ser usado um
servo que tenha pelo menos 4kg de torque, como o servo Futaba 3305, que
resolve o problema e é o melhor na relação custo/benefício.
O Bullhead vem com direção nas 4 rodas que usa duplos guinchos, com servo-savers para girar os pneus.
Antes de Andar
Depois que você montar seu Bullhead, descanse e tire um tempo
para apreciar o visual desse único e legal Monster-Truck. A aparência pode
não ser bacana para muitos, mas eu realmente gosto e acho um dos modelos mais
marcantes e clássicos da TAMIYA. Vamos encarar: o Bullhead não é tão
rápido e seu desempenho não é tão bom quanto alguns dos Monster-Truck modificados
que existem por aí. Segundos depois de apertar o gatilho do rádio, seu
sorriso aumentará e perceberá que o Bullhead é um modelo muito divertido, mas
de uma maneira completamente diferente. Tem energia suficiente para girar
os pneus ligeiramente em terra solta, e alcança rapidamente a velocidade
máxima relativamente lenta. A direção é surpreendentemente responsiva, mas
os soft servo savers e thin linkages fazem com que você tenha que trabalhar a
roda para manter o caminhão em linha reta. Com a grande carroceria posicionada
no alto do chassi, deixando seu centro de gravidade muito alto, você poderá
pensar que isso fará o modelo tombar em curvas com muita facilidade, mas isso não
acontece, o modelo é muito equilibrado e faz muito bem as curvas em sua
velocidade limitada. O Bullhead é firme nas curvas e em vez de capotar, todos
os quatro pneus deslizam fácil como que seu caminho estivesse traçado na curva. Que
modelo divertido!
Por: Marco Daher
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