Pesquisar

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Corrida 500 Voltas de Brasília - 4ª Edição - 2018



Tudo pronto para mais uma SENSACIONAL corrida de 500 Voltas de Brasília-DF. Essa será a 4ª Edição da (agora) tradicional corrida de confraternização dos melhores pilotos de todo o Brasil. 

Sempre contamos com equipes de Natal-RN, Porto Alegre-RS, Vitória-ES, Goiânia-GO, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Curitiba-PR e Belo Horizonte-MG, que se unem aos pilotos daqui de Brasília para abrilhantarem e darem muitas emoções à todos os espectadores. Clique aqui e assista.

A corrida será realizada nos dias 10 e 11 de março de 2018 com treino livre cronometrado no dia 09, e contaremos esse ano com mais uma categoria, a EP(Eletric Power) de escala 1/10 além das tradicionais GT 1/8 e GP 1/10 .12 Pro.

Todos os pilotos de todas as categorias devem estar com seus equipamentos dentro do regulamento vigente e ter instalado obrigatoriamente no automodelo o seu Personal Transponder AMB RC.

A Categoria EP irá contar com um regulamento extremamente enxuto, para facilitar a entrada de todos que assim desejarem. 

As inscrições dão direito à participar da corrida e a participar do Churrasco de Confraternização.

Valor da Inscrição Por Equipe(2 Pilotos):
1(uma) categoria - R$ 250,00
2(duas) categorias - R$ 330,00
3(três) categorias - R$ 360,00

1(um) Mecânico à Parte - Adicionar R$ 60,00

Entrar em contato com o Organizador Leo Novak = 61 98413-1388 - WhatsApp

Faça AGORA sua inscrição!!!

REGULAMENTOS

CATEGORIA EP 1/10
Automodelo: de escala 1/10 e 190mm de largura, com tração 4x4 através de correias ou eixo cardã.
Baterias: 2s de livre amperagem e fabricante.
Motor: de 10.5T de qualquer fabricante.
ESC: amperagem e fabricante de livre escolha desde que programado no modo "BLINK".
Pneus e Rodas: Pneus de Borracha e Rodas de fabricante de livre escolha.
Chassi: Um único chassi deverá ser usado em toda a prova, sendo permitida a troca de componentes.
Bolha: tipo TURISMO Coupê(2 portas) ou Sedan(4 portas) de uso permitido pela IFMAR. 
Pintura: toda a superfície da bolha, exceto vidros(dianteiro, traseiro e laterais). Faróis e lanternas devem contrastar coma pintura para serem facilmente reconhecidos.

Dimensões:
Largura (sem bolha): Mín-170mm e Máx-190mm 
Altura (até o teto da bolha): do carro pronto para corrida Mín-115mm e Máx-175mm 
Largura do Aerofólio (incluindo laterais): Mín-125mm e Máx-190mm 
Corda do Aerofólio: Mín-20mm e Máx-45mm 
Obs: A altura do aerofólio não poderá ultrapassar a altura do teto da bolha 
PesoTodos os carros deverão ter no mínimo 1.350 gramas com toda eletrônica embarcada, bolha, bateria, grampos e transponder. Carro pronto para andar. 
________________________________________________________________________________

CATEGORIA GT 1/8
Automodelo de escala 1/8 de classe GT, sendo permitido o uso de modelos PRO ou RTR, com entre-eixos de 330mm ou 360mm. Motorização de cilindrada .21pol³ OffRoad ou GT Class de livre escolha do fabricante e desde que possua até 5 janelas
Pneus fabricados no brasil com aquisição livre por parte de cada piloto.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
A regulamentação técnica é baseada nas regras IFMAR/ROAR para campeonatos Europeus de 1/8 GT e de nosso campeonato Brasileiro, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para se adequar às regras e ao formato de corrida do campeonato Brasiliense Específico.

DIMENSÕES
Distância entre-eixos = 320,0mm min e 360,0mm max
Largura do carro (sem bolha) = 300,0mm min e 320,0mm max
Largura do carro (com bolha) = 300,0mm min e 320,0mm max
Comprimento do modelo (com Bolha e Aerofólio) = 650,0mm
Vão traseiro da BOLHA (medido sobre blocos de 10,0m) = 70,0mm
Largura do Aerofólio = 305,0mm min e 325,0mm max
Corda do Aerofólio = 70mm
Lateral do Aerofólio = 35/60mm
Excesso do Aerofólio (recuo da traseira da bolha) = 10,0mm
Furo de captação de ar = 70,0mm 
Aberturas de refrigeração: Retirada dos vidros das portas dianteiras e vidro traseiro
Peso (gramas) = 3500g
Capacidade do Tanque = 150ml
Venturi: máximo 7mm

1) MOTORES:
1.1)  É permitido o uso de Motores .21pol³ ou 3.44cm³ OFF ROAD ou GT CLASS. A única restrição fica ao uso de motores ON ROAD.

2) PESO:
2.1) Mínimo sem combustível incluindo a bolha, grampos, transpônder, pneus e baterias do receptor: 3.500 gramas.

3) TANQUE:
 3.1) A capacidade máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros, etc.): 150ml .
 3.2) O equipamento de aferição do volume de combustível pode ter a tolerância de +/- 1ml.
 3.3) Qualquer tanque que não passar na vistoria técnica deverá ser aferido novamente após um período de resfriamento de 15 minutos. Este período somente será necessário em caso de temperatura ambiente superior a 20ºC.

Obs. O tanque poderá ser retirado do carro e aferido novamente após o período de descanso.

4) BOLHAS:
4.1) Órgãos de ALMS GT, classes GTC, (ex-GT1 e GT2), DTM, Super GT, V8 Supercars e BTCC são aceitáveis. Série adicional ou com aprovação provisória dos veículos de desempenho diferentes, e não estar envolvido em uma série de corridas também estão sob consideração.
4.2) A parte traseira da carroceria não deve ser cortada acima de 70,0mm medidos com o carro suspenso em blocos de 10.0mm.
4.3) Faróis, lanternas, grades e tomadas de ar devem contrastar com a pintura do modelo para fácil identificação. Para-brisas e janelas laterais e vidro traseiro devem ser transparentes.
4.4) Um (1) furo de captação de ar e abastecimento no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 70.0mm, podendo adentrar o teto ou capô do carro.
4.5) Furo para acesso a vela de diâmetro máximo de 40.0mm, porém, não pode ser interligado a nenhum outro furo.
4.6) Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos. * NENHUM OUTRO FURO É PERMITIDO *
4.7) Santo-Antonio deverá ficar por dentro da carroceria(bolha).
4.8) Nenhuma parte do carro, exceto a saída do escape, postes de fixação da carroceria e o tubo de antena podem estar para fora da carroceria(bolha).
4.9) Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria (bolha).
4.10) É permitida a retirada dos vidros das portas dianteiras e vidro traseiro para efeito de refrigeração e/ou reabastecimento.

5) PNEUS:
5.1) Só poderão ser usados pneus de “BORRACHA” Nacionais.
5.2) É PROÍBIDO O USO DE QUALQUER ADERENTE OU ADITIVO PARA PNEU.

6) EMBREAGEM:
6.1) São permitidas 02(duas), 03(três) ou 04(quatro)sapatas não ajustáveis ou originais do automodelo.
6.2) Não é permito o uso de CENTAX .

7) CHASSI:
7.1) Só é permitido um único chassi durante toda a prova sendo permitida a troca de componentes.

__________________________________________________________________________________

Categoria 1/10 GP Pro .12

DIMENSÕES:
Distância entre-eixos: 230.0mm ~ 270.0mm
Largura do carro: (sem bolha) 170.0mm ~ 200.0mm
Largura do carro: (com bolha) 175.0mm ~ 205.0mm
Comprimento do modelo: (com carroceria e aerofólio) 360.0mm ~ 460.0mm
Altura do carro: (medida do ponto mais alto do teto da carroceria com o carro suspenso em blocos de 10.0mm) Minimo de 120.0mm e Maximo de 175.0mm
Largura do aerofólio: 125.0mm ~ 200.0mm
Corda do aerofólio: - 50.0mm
Lateral da asa: 35.0mm x 50.0mm
Excesso da asa: (traseira) 10.0mm
Diâmetro da roda: (excluindo o pneu) 46.0mm ~ 50.0mm + 1mm de tolerância 
Largura da roda: - 30,0mm + 1mm de tolerância 
Chassi: Só é permitido um único chassi durante toda a prova sendo permitida a troca de componentes.
Peso: Mínimo sem combustível (transponder incluso): 1.650,0 gramas.
Tanque: A capacidade máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros, etc.): 75ml.

Motor
Somente é permitido o uso de motores .12pol³ ou 2.11cm³. Os motores devem ser refrigerados a ar, somente 2 tempos. Os motores devem possuir no máximo 4(quatro) janelasincluindo escape. Nenhum tipo de indução forçada é permitido, bem como nenhum tipo de transferências ou escape com tempo variável. É permitida somente vela de ignição.
São proibidos furos no pistão, com exceção do furo existente para o pino de travamento da biela. No Cilindro são permitidos furos e fendas desde sejam para efeito de lubrificação e que estejam abaixo do ponto morto inferior do motor. Para dirimir qualquer duvida, é considerado "furo", qualquer buraco que tenha material em toda a sua volta. 
O diâmetro do Venturi do Carburador deve ser no máximo de 5.50mm
Partida por Recoil ou Pull-Starter opcional permitida.

Bolhas e Recortes permitidos: Carrocerias tipo Turismo Sedan (4 portas) ou Coupê (2 portas). O pára-choque dianteiro deve seguir o contorno da carroceria e deve ser instalado para minimizar danos ao modelo que possa atingir outro carro. O pára-choque deverá ser fabricado com espuma, EVA ou algum material plástico flexível.

A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada. Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura.

A traseira da carroceria não deve ser cortada acima de 50.0mm medidos a partir do carro suspenso em blocos de 10.0mm. Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo para fácil identificação.

São permitidas somente os seguintes furos na bolha:

1. Um (1) furo de captação de ar no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 60.00mm. Este furo não deve invadir o teto ou o capô do automodelo.

2. Furo para acesso a vela deve possuir diâmetro máximo de 35.00mm, porém, não pode ser interligado a nenhum outro furo.

3. Ambas as janelas laterais dianteiras e o vidro traseiro podem ser removidos para refrigeração, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas.

4. Furo para reabastecimento de diâmetro máximo de 50.00mm (Este furo deverá estar posicionado acima do tanque de combustível e no mínimo 5mm de distancia do furo de

captação de ar).

5. Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos.

6. Nenhum outro furo é permitido.


Santo-Antonio deverá ficar por dentro da carroceria. Nenhuma parte do carro, exceto a saída do escape, postes de fixação da carroceria e o tubo de antena podem estar para fora da carroceria
Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.

Aerofólio
1. Uma asa e/ou um Spoiler poderão ser instalados no modelo caso o modelo original em escala real possuir, ambos devem ser fabricados com material flexível. A medida da ASA (corda) não pode ser maior do que 50mm. O excesso da asa não deve ser maior do que 10.0mm no seu ponto extremo, medido a partir do centro do pára-choque do modelo. (A pintura da Asa e opcional)
2. A altura da asa pode ser ajustável, porém a asa e as laterais da asa não podem ultrapassar a altura do teto do carro. As asas devem ser moldadas, são proibidas asas feitas com chapa lisa ou dobrada manualmente.

Pneus
Podem ser usados: pneu de borracha e/ou espuma. Qualquer que seja o material, não deverá danificar a superfície da pista. Somente será permitido o uso de pneus homologados.

__________________________________________________________________________________

Regulamento Comum à TODAS AS CATEGORIAS

É de responsabilidade de cada piloto estar com seu carro de acordo com as regras estabelecidas para corrida. 

Parágrafo único: Tudo o que não estiver expressamente permitido neste regulamento está terminantemente proibido.

Os casos omissos serão julgados por uma comissão de pilotos, em conjunto com o diretor de prova.

Sensores:
Todos os pilotos utilizarão, obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Transponder AMBrc. A organização NÃO TERÁ sensores para emprestar ou alugar. Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto. Portanto é solicitado ao piloto que faça a correta instalação e os devidos testes do se sensor no carro e aos mecânicos que acompanhem as voltas de seus pilotos junto aos monitores. 

Manutenção: Não é permitido realizar manutenção no automodelo na mureta da pista de rolagem dos boxes. A equipe que descumprir a regra será penalizada com Stop & Go. Após a terceira reincidência a equipe será desclassificada.

Revezamento: É obrigatória a troca de pilotos a cada 30 minutos de prova, tendo uma janela de tempo para a troca de 03(três) minutos. O Diretor de prova avisará o início da janela de troca e o término. Aquela equipe que não realizar a troca no devido tempo será desclassificada.

PENALIZAÇÕES 
Serão aplicadas pelo Diretor de Prova aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento. Salvo as penalizações previstas que não cabem recursos, as demais caberão recurso em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa. Os recursos deverão ser entregues ao Diretor de Prova que encaminhará ao comitê organizador que analisará tais recursos. 
As penalizações serão divididas em: Advertência Verbal, Stop & Go e Desclassificação

Advertência Verbal: O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você está sendo advertido por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização: Os casos que não interfiram no desempenho dos pilotos adversários, como: Obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido; Entrar no box em velocidade exagerada. 

Stop & Go: Considera-se uma penalização Grave. O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX, você está sendo advertido por XXXXXXXX. 
Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como: Piloto retardatário que obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido; Usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe); Tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto; Tocar o carro adversário por trás tirando o piloto da pista; Ao receber 02 advertências verbais no mesmo evento; Falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos; Queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada); Obstruir o fluxo nos boxes; Parar os carros com os pés; Realizar reparos do automodelo na pista; Levar o equipamento de partida (caixa de start ou similar) para o grid de largada.

Cada piloto poderá receber no máximo 4(quatro advertências Stop & Go durante o evento. Após o 4º Stop & Go a próxima penalização grave, o piloto é Desclassificado da prova. 

Como cumprir o Stop & Go: O mecânico deverá informar previamente em que volta ele estará cumprindo a penalização(no máximo até a 3ª volta após a comunicação da penalidade). O piloto deve entrar com seu carro pela pista de rolagem do Box, parar o carro no local determinado pela direção de prova, e retornar à pista. 
O piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go e, no caso de não cumprir a sua penalização, será desclassificado da prova. 
Quando a penalização for aplicada faltando menos de 3 voltas para o termino da prova, será descontado do piloto 1(uma) volta do seu tempo, sem direito a recurso. É proibido reabastecer ou fazer qualquer manutenção no carro durante o cumprimento do Stop & Go

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:









quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Como Consertar o RECOIL ou PULL-STARTER?


Quando surgiram os primeiros RECOILs ou PULL-STARTERs, a grande maioria dos modelistas gostou bastante da ideia, mas geralmente davam muitos problemas. Apesar deles aparecerem para ajudar a dar partida em seus motores, pessoas inexperientes ou novatas apanhavam e acabavam machucando as mãos por não saberem regular o motor e assim dar a partida mais facilmente e sem dores. Os Pull-Starters eram frágeis e mal projetados e os modelistas mais experientes nunca gostaram deles, afinal é mais peso para o modelo, diminuem o desempenho e podem machucar os dedos. Graças à enorme "explosão" de modelos RTRs (Ready To Run – Pronto para o Uso), os pull-starters ficaram mais confiáveis ​​e mais leves do que nunca, e não há nada mais econômico ou conveniente. Mesmo com o avanço e a confiabilidade eles possuem peças de desgaste e consequentemente ainda necessitam de manutenção. 

Vamos ver como preservar em boas condições, como é o seu funcionamento, quais os seus componentes e como consertar ou que peças substituir.

Componentes de um Pull-Starter ou RECOIL

Os detalhes individuais variam de fabricante para fabricante, mas basicamente o pull-starter contém estes seis componentes:

• Caixa do Recoil
• Cabo de partida 
• Polia 
• Mola de Recuo 
• Rolamento One-Way 
• Eixo de Partida





A configuração das peças e a ordem de instalação podem mudar, mas esses são os elementos essenciais.

Como funciona o Pull-Starter

Para entender o que acontece, veja que quando você puxa a manopla em forma de “T”, que está presa ao cabo de partida, a polia onde essa cordinha está enrolada começa a girar. A partir daí entra em funcionamento o rolamento “One-Way”, instalado no centro da polia, e que se trava no eixo de partida girando-o. O eixo de partida, por sua vez, se liga ao virabrequim do motor. Desta forma, o eixo de partida ao girar o virabrequim, irá empurrar a biela e o pistão em movimentos de vai e vem, e se a vela estiver ligada ao Ni-Starter (glow) e houver combustível na câmara de combustão, o seu motor irá ligar.

Logo após o motor ligar, o eixo de partida do Pull-Starter vai girar livremente pois entra em ação novamente o rolamento One-Way, que com o giro do motor faz essa liberação do eixo. O rolamento One-Way é a “Grande Sacada” para o Pull-Starter funcionar. 

É um funcionamento relativamente simples, mas caso o eixo de partida esteja um pouco gasto, o rolamento One-Way irá patinar e o motor não irá girar ao puxar a cordinha. Também pode ocorrer de o rolamento One-Way se desgaste, ocasionando o mesmo problema. Lembrando que o One-Way não deve ser lubrificado com qualquer óleo pois assim ele poderá também não travar o eixo de partida quando for necessário.


Um eixo de partida desgastado ou um rolamento One-Way defeituoso, causam o mesmo defeito, então é possível que necessite substituir os dois para que você volte a ter um Pull-Starter confiável novamente.


Rolamento One-Way

Um rolamento de sentido único (One-Way) geralmente se mostra ruim quando patina sobre o eixo de partida. Isto é, quando você puxa o cabo de partida e sente que o One-Way patinou, pode ter certeza que não terá força suficiente para ligar o motor. Você deverá substituir o One-Way, visto que este tipo de equipamento não possui conserto, é uma peça de desgaste, então será natural ter que substitui-lo eventualmente. Já com o eixo de partida, que é comumente a raiz do problema, visto que alguns não são feitos de aço devidamente endurecido, o que causa alteração em seu diâmetro com desgaste excessivo fazendo com que o rolamento One-Way patine. Então, caso precise trocar um, troque também o outro, pois o defeito de um, causa o defeito do outro. Melhor substituir os dois e ter assim a confiabilidade de volta e não ter uma peça velha estragando prematuramente uma peça nova.


Travando ao recolher o cabo.

Se o Starter não recolher o cabo adequadamente, pode haver sujeira ou detritos no compartimento do Starter que impede o Polia de puxar o cabo, ou a mola de recuo quebrou ou pulou para fora da trava do Polia. Se for apenas a sujeira, procure limpar sem deixar a mola de recuo escapar. Se for o último, você terá que tentar reparar ou substituir o pull-starter inteiro.

Reparar ou substituir?

Existem certas situações nas quais ele faz sentido comprar um novo pull-starter. O que parece ser uma solução simples pode não ser tão simples. Depois de abrir a caixa do pull-starter para substituir o cabo de partida ou reparar / substituir a mola de recuo, pode ser que você opte por substituir por um anovo Pull-Starter. Mas se um reparo for sua única opção, aqui estão algumas dicas de como consertar essas duas partes mais desafiadoras de um pull-starter. 

Rebobinando a mola de recuo

Ao abrir a caixa e verificarmos a Polia do pull-starter, teremos a informação se uma nova mola de recuo será necessária. O problema é que a mola de recuo tende a sair da carcaça e se torna uma confusão emaranhada. Se você precisa de uma nova mola ou não, você terá que enrolar a mola de recuo no Polia para que você possa colocar tudo de volta onde estava. Isso irá testar sua paciência como nada mais no mundo, mas pode ser feito.

Enrole firmemente a mola de volta ao redor da Polia até a mola ficar relativamente apertada. Geralmente, há um par de furos alinhados na Polia através do qual você pode inserir uma chave hex. Isso mantém o fim da mola de recuo no lugar enquanto você instala a Polia na caixa. Isso requer um toque delicado porque a mola de recuo pode explodir em uma bagunça emaranhada novamente sem muita provocação. Esteja preparado para tentar isso cerca de meia dúzia de vezes; se você pode fazer isso durante as primeiras tentativas, você está acima da média.

A outra maneira de instalar uma mola de recuo é rebobiná-la perfeitamente dentro da caixa de partida, depois coloque a Polia sobre a mola. Isso nem sempre é possível porque muitas vezes é difícil alinhar a mola de recuo com a Polia, mas se você tentar, vai ver que essa técnica às vezes é mais fácil do que enrolar a mola na Polia. Enrole algumas voltas da cordinha na Polia, depois puxe o cabo e segure-o enquanto você enrola mais algumas voltas a cordinha na Polia. Repita este processo até que a mola puxe todo o comprimento do cabo de partida, mas não mais do que isso.

Ambos os métodos podem parecer simples, mas se você fizer um movimento errado, a mola irá se desenrolar da polia mais rapidamente do que você possa dizer "PUTZZZZ!"


Uma maneira de tratar o One-Way

Para começar de maneira correta, um iniciante deve ter em mente que seu equipamento deve estar intacto e funcionando adequadamente, mas é o One-Way que muitas vezes se torna o mais crítico; se o One-Way não se encaixar e travar no eixo de partida, você não vai a lugar nenhum. O óleo geralmente não prejudica um rolamento One-Way, mas pode causar um mau funcionamento. A única vez que a lubrificação se torna um coisa ruim para um One-Way é quando essa lubrificação é em excesso e acaba atraindo sujeira e você não a limpa. É uma boa prática limpar o conjunto todo do eixo e do One-Way pelo menos algumas vezes durante o ano; limpe-o mais frequentemente se você usar o automodelo em um ambiente muito arenoso ou empoeirado. 

Siga esses passos para fazer a manutenção:

•Retire a caixa do Pull-Starter do motor. Certifique-se de que a Polia não saia da caixa; se sair, a mola de recuo explodirá para fora, e você terá que rebobinar a mola e recoloca-la no lugar. (e esse é o mais irritante reparo na história do RC).

•Limpe a carcaça, a Polia, o rolamento One-Way e o eixo de partida com um pouco de alcool.

•Quando tudo na carcaça estiver seco, coloque algumas gotas de óleo dentro do rolamento One-Way e no eixo de partida e reinstale a caixa de partida. Esta manutenção ajudará a evitar que o eixo e o rolamento One-Way sejam danificados pelo excesso de sujeira. A limpeza mencionada também pode ajudar a evitar que o One-Way patine, caso ele tenha sido saturado de óleo do combustível. 

Corrigindo um cabo de partida solto

Você já viu um RECOIL que não puxasse a cordinha o suficiente para manter a manopla no lugar? Isso geralmente acontece porque a cordinha foi repetidamente puxada demais, mais que 25cm e, ao longo do tempo, acabou por fadigar a mola de recuo. Para corrigir a tensão, basta puxar de 3 a 5cm de corda para fora da parte superior da manopla (para restaurar a tensão da mola) e amarrar um novo nó. Não deixe que a corda se solte ou que o nó se desfaça, caso contrário, a cordinha vai desaparecer na carcaça e você terá um problema nas mãos, então faça um nó apertado e coloque uma gota de SuperCola ou CIANOCRILATO sobre ele para garantir que permanecerá atado.

Se você não gosta da ideia de encurtar o cabo de partida, você terá que abrir o RECOIL para fazer a correção substituindo a cordinha. Puxe a manopla do Pull-Starter até que haja tensão na mola de recuo (atenção: puxe até sentir a força da mola, não puxe a mola toda senão a cordinha ficará travada). Em seguida, segure a Polia com o polegar e reenrole o cabo suavemente de volta para a Polia através do espaço entre a caixa do RECOIL e a Polia. Repita este processo até que você possa liberar o polegar da Polia e a tensão na mola de recuo conseguir segurar a manopla de partida na posição vertical.

Pronto, tudo novo de novo. Agora é só testar e aguardar a próxima manutenção.


Por: Marco Daher
__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Como Ligar um Motor Nitro?

Se você é um novato no maravilhoso mundo dos Automodelos RC Nitro e nunca ligou um motor desse tipo, então vamos dar um crédito por você não saber como liga-lo. Vai ser uma tarefa simples, caso seu motor esteja em boas condições e regulado com as definições de fábrica. Caso você não saiba essas regulagens e não possui o manual do motor do seu modelo, seria bom ler a postagem: “COMO REGULAR UM MOTOR NITRO”.

Se o seu automodelo RC for novo, seu motor precisará ser amaciado antes de você usar na pista. Este amaciamento serve para evitar desgaste ou danos prematuros do motor. Veja a postagem: COMO AMACIAR UM MOTOR NITRO

Depois de ler e fazer em seu motor as devidas modificações nas agulhas, estará apto a ligar seu motor, então pegue os seguintes materiais:
COMBUSTÍVEL - ALMOTOLIA - NI-STARTER - CHAVE DE FENDA - CHAVE DE VELA - STAND

Por: Marco Daher
Check-list

1. Verifique se as pilhas e/ou baterias estão instaladas e carregadas;
2. Quando ligado, verifique se os servos de direção e aceleração estão funcionando como deveriam;
3. Faça uma verificação de interferência afastando-se do modelo enquanto opera os controles. Veja se você ainda tem controle total na distância da qual você estará pilotando o modelo;
4. Com a Almotolia, encha o tanque do modelo evitando derramar combustível;
5. Verifique se o seu Ni-Starter(Glow) está carregado e funcionando (Para testá-lo, use uma vela nova ou de reposição que você sabe que está boa – a vela deverá acender forte;
6. Faça um teste com a vela instalada no motor, verifique se está acendendo forte. Veja a postagem sobre VELAS clicando AQUI.
7. Mantenha o modelo com as rodas suspensas pelo STAND.

Pronto para Ligar o Motor

· Coloque seu modelo sobre o STAND para que as rodas fiquem suspensas. Porque? Porque assim as rodas não forçarão o motor a travar levando ao desligamento, visto que quando o motor ligar a tendência é abrir a embreagem com o giro do motor e como as rodas estarão travadas no chão e o modelo forçado para baixo, a sua embreagem vai patinar e assim a cada ligada da forma errada, aumenta o desgaste e diminui significativamente a sua vida útil. Então, não ligue forçando o desligamento.
· Sempre ligue primeiro o Rádio Controle e depois o interruptor da bateria do receptor instalado no automodelo (para desligar faça o inverso, primeiro desligue o interruptor da bateria do receptor instalado no automodelo e depois o Rádio Controle).
· Retire o Filtro de Ar, que já deve estar embebecido com óleo de filtro(clique e veja a postagem sobre FILTROS DE AR), para ter acesso a abertura do Venturi. 
· Posicione o carburador com uma abertura de aproximadamente 1mm na gaveta ou no barril, dependendo do tipo do carburador. Veja a postagem: “COMO REGULAR O CARBURADOR DE MOTORES NITRO”.
· Não se esqueça de recolocar o Filtro de ar após essa regulagem. 
· Nunca ligue seu motor sem o Filtro de Ar. 
· A foto abaixo mostra como deve ficar a abertura.
 
Alimentando o Motor com Combustível

Primeiro, é necessário que o motor seja alimentado com combustível. A mangueira de combustível que vai do tanque para o motor geralmente está seca. Para levar o combustível do tanque até o carburador, tampe a saída da PIPA e rode o motor por algumas vezes até que veja o combustível enchendo a mangueira. Alguns tanques possuem uma bomba que joga o combustível para o carburador ao acionar um botão de pressão, como mostra a foto abaixo. A maioria dos tanques não possui essa bomba.
 
Depois que o combustível atingiu o carburador, conecte o seu Ni-Starter na vela, ajuste o acelerador do seu rádio no modo neutro e, em seguida, ligue o motor usando o método que você possui no seu motor, como o RECOIL, PULLSTART, EZ-START, ROTOSTART, DRILL, etc.


Cuidado com o PullStart e/ou Recoil, a cordinha desse equipamento é frágil e não deve ser puxada se notar um peso anormal no motor ou se der calço hidráulico. Também não puxe mais que 25cm. Lembre-se que quando você puxa a cordinha do RECOIL consequentemente você empurra o modelo para baixo, então o peso normal do modelo aumenta significativamente com sua ação e as rodas travam mais ainda. Este é o principal motivo de ligar o modelo sempre com as rodas suspensas, pois caso contrário, quando o motor ligar a tendência é abrir a embreagem com o giro do motor e como as rodas estarão travadas no chão e o modelo forçado para baixo, a sua embreagem vai patinar e assim a cada ligada da forma errada, aumenta o desgaste e diminui significativamente a sua vida útil.

No caso de usar DRILL(furadeira ou parafusadeira) regule o equipamento para um torque de médio para baixo, caso contrário você corre o risco de “moer” as engrenagens do ROTOSTART caso haja um calço hidráulico(excesso de combustível na câmara de combustão) ou por algum motivo o motor travar.

Se tudo estiver certo, em segundos você vai ouvir o ronco do seu motor mostrando que ele está vivo! Caso ele não ligue de imediato, verifique as configurações das agulhas de acordo com o manual de seu modelo. (Deixe sempre faceadas para ligar e depois regule para andar).


Pronto, agora é só alegria e fumaça na cara...

Por: Marco Daher

__________________________________________________________________________________________






__________________________________________________________________________________________