Pesquisar

sábado, 16 de abril de 2016

ALERTA DE SEGURANÇA - Baterias LiPo Explodem

Fogo em Baterias de LiPo (Lithium Polymer Battery)

As baterias de LiPo estão se tornando muito populares como fonte de energia para controles e sistemas de nossos modelos. Isto é verdade devido à sua grande capacidade de armazenamento de energia (relação amp-hr/wt) comparadas com as baterias de NiCad e outras. 

Com o aumento de energia, aumentam os riscos na sua utilização. E o principal risco é o FOGO que pode resultar de uma recarga inadequada, danos devido à queda do modelo ou curto-circuito dos elementos. Todos os fornecedores destas baterias alertam seus clientes quanto a estes riscos e recomendam um cuidado extremo no seu manuseio. Independente disto, muitos casos de incêndio têm ocorrido com o uso de baterias de Lítio-Polímero ocasionando perda de modelos, automóveis e outras propriedades. Casas, garagens e oficinas também têm sido atingidas. 

O fogo provocado por uma bateria de Lítio pode chegar a milhares de graus e pode provocar incêndios espontâneos. O fogo ocorre devido ao contato do Lítio com o oxigênio contido no ar. Não necessita de outra fonte de ignição, ou combustível e pode queimar quase que explosivamente. Estas baterias devem ser manuseadas de forma a evitar estes acontecimentos. 

As seguintes recomendações devem ser seguidas:
  1. Armazene e recarregue as baterias em um dispositivo à prova de fogo; NUNCA no modelo. Recarregue a bateria em um lugar protegido e afastado de combustíveis. 
  2. Mantenha vigilância constante durante o processo de carregamento da bateria. 
  3. Em caso de acidente, remova os destroços para um lugar seguro e aguarde pelo menos trinta (30) minutos para observação. 
  4. Células com danos físicos podem se romper em fogo, e somente após garantir a segurança, a bateria deve ser rejeitada de acordo com as instruções do fabricante. 
  5. NUNCA tente recarregar uma bateria que tenha sofrido danos físicos, por menor que pareçam !!! 
  6. Sempre utilize carregadores desenhados para fins específicos, preferivelmente que tenham um ajuste fixo para seu conjunto de bateria. 
  7. Muitos incêndios ocorrem quando se usam carregadores com ajustes feitos inadequadamente.
  8. NUNCA tente recarregar uma bateria de Lítio com um carregador que não seja o especificado para esta bateria. 
  9. NUNCA utilize um carregador especificado para baterias de NiCad.
  10. Use carregadores que possuam sistema de monitoramento e controle do estado de cada célula do conjunto. 
  11. Células desbalanceadas podem ocasionar um desastre caso uma das células seja levada a uma condição de sobrecarga. 
  12. Se uma ou mais células mostrarem qualquer sinal de aumento de tamanho (inchaço) pare o processo de carga imediatamente e remova as células para um lugar seguro e ventilado pois podem iniciar o fogo. 
  13. O mais importante: NUNCA DEIXE UMA BATERIA RECARREGANDO DURANTE A NOITE, SEM QUE ESTEJA SENDO OBSERVADA . Muitos casos de incêndio ocorreram devido a esta pratica. 
  14. NÃO tente montar seu conjunto de bateria usando células individuais. Estas baterias não podem ser manuseadas e recarregadas ocasionalmente como os outros tipos de bateria. 
As conseqüências destas práticas podem ser muito sérias resultando em danos maiores em propriedades e danos físicos nas pessoas.




Por: Marco Daher

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:










Por: Marco Daher

segunda-feira, 4 de abril de 2016

2ª Etapa Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC 1/8 GT e 1/10 Pro .12

Realizada em 13 de março de 2016, domingo, a segunda etapa do Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC nas categorias GT 1/8 e Pro .12 1/10.

As corridas aconteceram na pista L2-Sul SPEEDWAY do Centro de Modelismo de Brasilia, localizado ao final da avenida L2 Sul.

A prova da Pro .12 contou com vários pilotos de Goiânia, como Rogerio Massa, Cidão, Zé Roberto e Thiago Elias. O nosso único representante do DF presente era Thiago Castro.

Na classificação, Thiago Elias emplacou um ponto extra fazendo a "Pole Position", que é bom lembrar que essa é a segunda. Outro detalhe é a vitória, também a segunda. Somando 42 pontos no campeonato, segue invicto e com uma diferença confortável para o 2º colocado no Campeonato, o amigo Rogério Massa com 30 pontos, seguidos por Cidão com 29 pontos.

A corrida teve alguns acidentes e carros não chegando ao final, sendo a decisão final disputada volta a volta.

A corrida terminou com a seguinte classificação:
  1. Thiago Elias
  2. Cidão
  3. Zé Roberto
  4. Rogério Massa
  5. Thiago Castro
Veja abaixo a tabela geral do Campeonato, cat. 1/10 Pro .12:

Veja abaixo o vídeo da Corrida:

Já na categoria GT 1/8, tivemos uma presença inusitada, o amigo Leo Novak de Goiânia, que
correndo com o carro preparado por ele mesmo para o seu piloto Diogo Silveira, vencedor da primeira etapa e que não participou da 2ª, não fez feio, aliás, fez muito bonito já que conquistou a "Pole Positition" e venceu essa Etapa.
Apesar da Pole, Novak teve uma disputa acirrada com Felipe Chaud, trocando posições a cada minuto de corrida e a cada reabastecimento. Os dois foram protagonistas de pegas alucinantes, que até o diretor de prova, que nessa etapa foi o amigo André Borges, fez questão de narrar em detalhes. Vale a pena conferir o vídeo.

Tivemos a presença de Leo Novak-GO, Georges-DF, Francisco Busch-DF, Erik-DF, Thiago Castro-DF, Felipe Chaud e Marcelo Milani-DF.

Também com muitas panes e batidas, a corrida terminou com a seguinte classificação:
  1. Leo Novak
  2. Felipe Chaud
  3. Marcelo Milani
  4. Thiago Castro
  5. Francisco Busch
  6. Georges
  7. Erik
Confira abaixo a tabela geral do Campeonato Cat. GT 1/8:

Veja abaixo o vídeo da Corrida:

Confira algumas fotos do evento:
Clique nas imagens para amplia-las!





















Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:










Por: Marco Daher