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terça-feira, 3 de outubro de 2017

Carrinho de Controle Remoto?!?!?!

Quem é do HOBBY, um Automodelista de verdade sabe que essa expressão não condiz com os Automodelos ou com o sistema complexo que regula, gerencia e comanda os movimentos dos servomotores que, por sua vez, comandam as funções de um Automodelo.

Vejamos esse assunto de forma bastante SIMPLISTA, sem entrarmos em aspectos mais profundos.

Controle Remoto    X    Rádio Controle

Tem diferença? Sim, muita diferença. 

CONTROLE REMOTO
O "Controle Remoto" funciona apontando-se uma luz infravermelha(também conhecida como "Calor") a um sensor que, dependendo da frequência em que a luz pulsa intermitentemente é traduzido em códigos binários que representam uma função específica, como "ACELERAR", "IR À FRENTE", "VIRAR À ESQUERDA", "VIRAR À DIREITA", "FREIO" e "IR À RÉ".
Cada função do Controle Remoto é evidenciada como sendo um "Canal".
Lembrando que a Luz Infravermelha está localizada na faixa "INVISÍVEL" ao olho humano do espectro eletromagnético.
O "Controle Remoto" é bastante limitado e suas funções não são progressivas, o que torna esse tipo de controle inviável para o modelismo profissional, sendo largamente aplicado em BRINQUEDOS de nenhuma performance, totalmente diferente do que é praticado.

controle remoto spectro


Cada função do Controle Remoto executa sua tarefa de forma simples e direta, sem meio-termos, ficando difícil realizar uma curva mais suave, por exemplo.
Outro aspecto negativo é a distância de trabalho, cujo alcance máximo é de 7m, isso sendo bastante otimista. Dependendo da distância, o comando será ignorado por simples falta de comunicação entre o Transmissor e o Receptor.

RÁDIO CONTROLE
Um Sistema de Rádio Controle de Superfície pode possuir até sete canais de comando. Para um Automodelo funcionar bastam dois canais de comando. Os canais exercerão as funções de: Canal 01 - Curvas (direita e esquerda), Canal 02 - Aceleração e Freio, porém, dentro de cada um desses canais existem inúmeras regulagens possíveis, como simular um freio ABS com a freqüência de pulsos desejada, velocidade de execução do SERVO mais rápida ou mais lenta, mixagem de comandos como ao virar acionar o ABS, aceleração progressiva, intensidade do freio, limite do disterço e muitas outras.
O Sistema de Rádio Controle de Superfície pode também, dependendo do fabricante, gravar mais de 40 configurações pré-definidas pelo piloto para usar em inúmeros modelos com apenas um Rádio, além de possuir um alcance de até 900m.
Os sistemas de Rádio mais atuais operam na frequência de 2.4 GHz(Gigahertz) e são totalmente autônomos na busca de frequência(canal de transmissão) livre para se conectar ao receptor, isso faz com que não haja interferência entre um rádio e outro, pois esse tipo de rádio nunca trabalha com duas frequências iguais ativas, como o que acontecia antes com os sistemas de AM, FM e PCM. 
Não era nada fácil antes destes. Eram usados rádios com cristais de frequência fixa que eram as de 27MHz, 72MHz, 75MHz, 40MHz, por exemplo, e dentro dessas faixas de frequência se subdividiam os canais disponibilizados aos pilotos. Funcionava assim: a frequência de 27MHz era dividida nos canais 27.005 a 27.995, sempre com incremento de 0.005, então a frequência 27.005, por exemplo, era CANAL 1, a 27.010 = Canal 2, 27.015 = Canal 3 e assim por diante.

Conclusão
Controle Remoto é pra TV, Ar Condicionado, Som, Brinquedos e ETC. Não venha chamar meu Automodelo de "Carrinho de Controle Remoto", a coisa é muito mais complexa do que isso. Portanto, meu caro, se você tem um carrinho de "controle remoto", é melhor tirar da frente do meu Automodelo Rádio Controlado.
Por: Marco Daher








Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:










Por: Marco Daher

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

5ª Etapa Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC 2017 - GT 1/8 e EP 1/10

No Domingo, 24/09/2017, foi realizada a última prova do Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC com as categorias 1/8 GT e 1/10 EP.
Essa prova encerrou o Campeonato Brasiliense de Automodelismo Radio Controlado 2017 - Categorias 1/10 EP e 1/8 GT. Agora que venha 2018.
Teremos ainda, antes de iniciar o Campeonato 2018, a COPA VERÃO e as 500 Voltas de Brasília - 4ª Edição.
Tire a poeira do seu modelo, faça aquela manutenção e ponha o danado pra corres, pois teremos muitos brindes para distribuir da TAHER Tires e Bolhas FLOW.
Você, Lojista, quer que sua marca apareça aqui e nos vídeos? Entre em contato dfbolhas@gmail.com. Aproveite a oportunidade e faça como a ALPHA RC que doou bolhas de escala 1/10 de 190mm e a SALVADORI RACING que muito gentilmente forneceu duas caixas de transporte de modelos/bolhas como brindes para serem sorteados durante as corridas. Verifique a entrega dos brindes nos posts referentes ao Campeonato Brasiliense.

A Categoria EP contou com a presença de nove pilotos, sendo eles: Erick, Fábio, Marlon, Pedro, Pompeu, Renato, Rogério, Thiago e Zaranza.

Essa corrida definiu o Campeão de 2017 na Categoria mas não foi fácil pra ninguém. Muitas disputas na pista e com a quantidade de carros as ultrapassagens ficaram mais perigosas. Tivemos muitos "empurrões", "totozinhos" e "pancadas", mas nada que tirasse o brilho do evento, que correu de forma muito profissional e sem problemas de qualquer natureza. Parabéns a todos os pilotos.

A prova terminou com a seguinte classificação:

1° - Pedro Moisés
2° - Fábio Rocha
3° - Carlos Zaranza
4° - Thiago Castro
5° - Rogério Massa - GO
6° - Renato - GO
7° - Erick
8° - Marlon
9° - Pompeu

Confira abaixo a tabela da Categoria EP:


Veja abaixo o vídeo da Corrida!

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Na categoria GT 1/8, Thiago Martins fez a POLE POSITION mas o piloto Thiago Castro passeou com seu bólido não deixando chance pra ninguém. Mesmo depois muitos problemas no câmbio durante as tomadas de tempo, foi pra corrida com a "faca nos dentes" e não teve pra quem quis. Saiu da última posição e já na segunda volta estava na primeira colocação. Chegou com nada menos do que 06(seis) voltas na frente do segundo colocado (Marlon). E como se não bastasse, cravou a melhor volta da corrida com 19.749, único na casa dos 19, todos os outros ficaram acima dos 20. Francisco Busch também teve problemas no seu carro mas durante a prova, ficando mais de 15 voltas atrás. Não desistiu da corrida voltando e fazendo uma corrida de recuperação, mas o tempo não foi favorável dado a quantidade de tempo perdido para consertar o modelo.
A prova contou com muitos pegas acirrados e algumas batidas sem muita gravidade.
O GRID fechou com a seguinte classificação:





Assista abaixo o VÍDEO da CORRIDA!!


Confira aqui algumas fotos dessa etapa. Clique na IMAGEM para AMPLIA-LA!

 






















































































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Por: Marco Daher