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segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Última Corrida GT 1/8 de 2016 - Nitro OnRoad

Foi realizada neste domingo, 18 de dezembro de 2016, a corrida de confraternização e última corrida do ano de 2016, regada a churrasco e muitas emoções!!
Foram ultrapassagens, batidas, pegas, e até problemas com o sistema de cronometragem... Mas no final deu tudo certo e foi uma festa bonita de se ver!
Correram duas categorias, a GT 1/8 Pro e a GT 1/8 Light. 
O ambiente de amizade e alegria entre os participantes mostra que 2017 promete muitas emoções e pegas cada vez mais acirrados, afinal o pessoal da GT Light está fazendo o dever de casa e vão dar muito trabalho ao pessoal da GT Pro.
Em breve será publicado o calendário oficial do Campeonato Brasiliense de Automodelismo Rádio Controlado de 2017, aguardem.
Por: Marco Daher

Vejam abaixo as fotos e os vídeos desse grande evento:




















Manequim... Espero que o pessoal melhore na próxima!!!


Confira o Vídeo da GT LIGHT!



Confira o Vídeo da GT PRO!



Por: Marco Daher

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:












Por: Marco Daher

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

ENTENDA OS AMORTECEDORES

Os amortecedores tem três funções básicas distintas:

1 - Manter o contato dos pneus com o solo.
2 - Controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas.
3 - Proporcionar estabilidade.

Essas funções básicas do amortecedor contribuem significativamente para melhorar a pilotagem do modelo, proporcionando:


  • Controle do movimento da suspensão.
  • Diminuição da distância de frenagem.
  • Diminuição do desgaste dos componentes da suspensão.
  • Mantêm os pneus em permanente contato com o solo.
  • Controle da movimentação das molas.
  • Domínio da movimentação do modelo: rolagem, balanço, mergulho nas frenagens e subida na aceleração.

COMPONENTES DO AMORTECEDOR:

- Corpo ou Cilindro
- Eixo
- Conectores superior e inferior
- Tampa inferior do Cilindro
- Anéis de vedação(O-Ring)
- Pistão
- Anel de Regulagem da Mola
- Travas(C Clip)
- Suporte Inferior da Mola
- Mola
- Espaçadores

MOLAS


As molas dos amortecedores compõem parte do sistema de suspensão do modelo. Elas são responsáveis por sustentá-lo, absorvendo o impacto do solo, se contraindo e se distendendo de acordo com a superfície.
As molas se diferenciam pela espessura, tamanho, número de voltas e rigidez, sendo identificadas por cor de acordo com cada fabricante.



ÓLEO DE SILICONE

Os óleos de silicone, com suas variações de densidade, têm papéis fundamentais nos automodelos RC.  Alterar o óleo usado resulta em alterar o comportamento do modelo e sua dirigibilidade. Quanto maior o número do óleo maior é a sua densidade. Densidade, por definição, é uma relação do peso do óleo em questão, com o peso de mesmo volume de água. (Densidade = peso líquido / peso de igual volume de água)

É muito importante a densidade do óleo na calibragem dos amortecedores. A pressão exercida pela mola sobre o eixo do pistão deve ser limitada pelo óleo, impedindo seu retorno rápido, estabilizando e evitando que o modelo dê pulos indesejáveis. Cada vez que o modelo pula, suas rodas perdem contato com o solo e claro perde tração. Nessa hora seu potente motor não serve para nada. Com os saltos existentes nas pistas de Off Road, a regulagem da suspensão se torna mais difícil e o trabalho dos amortecedores é de fundamental importância para a absorção dos impactos e estabilidade do modelo. Lembre-se que outras variáveis estão aqui envolvidas : (a) molas com tensões variadas (marcadas com cores diversas) (b) a quantidade de furos (c) e diâmetro dos furos no pistão do amortecedor. Vale aí o preparador achar a melhor relação Óleo/Mola/Furos/Diâmetros para uma determinada pista.

PRINCÍPIOS E REGULAGENS

Amortecedores, igualmente como as barras estabilizadoras e as molas atuam no equilíbrio e transferência de peso do modelo.
O princípio nos modelos on-road e off-road são os mesmos, mas a coisa fica por aí. As dimensões, cargas, regulagens de suspensão e tipos de mola são completamente diferentes em função do tipo de piso para o qual cada um é destinado.

Os amortecedores e molas funcionam da seguinte forma:

AMORTECEDORES - Os amortecedores são muito importantes para a regulagem do chassis. Eles devem absorver os choques provenientes do tipo da pista, executar a transferência de peso igualmente pelo chassi e regular o movimento da mola de compressão e distensão.

AMORTECIMENTO (PRESSÃO DO ÓLEO)

O amortecimento (pressão do óleo) é feito no corpo do amortecedor que deve estar cheio de óleo de silicone. O pistão restringe o fluxo de óleo quando o amortecedor sobe ou desce. A taxa de pressão é uma combinação da viscosidade do óleo (peso) e da quantidade e diâmetro dos furos do pistão.

O óleo de silicone apresenta diversos graus de viscosidade e, dependendo do fabricante e da forma de como é apresentada essa viscosidade, você encontrará variadas medidas que podemos verificar nas tabelas de conversão.

Para um simples entendimento, vamos analisar uma medição comum:

- peso 20(óleo n° 20) leve pressão
- peso 30(óleo n° 30) pressão média
- peso 40(óleo n° 40) pressão de média à forte
- peso 50(óleo n° 50) pressão forte

Os pistões ajustáveis fornecem uma grande variedade de regulagens de pressão sem mudança de óleo.
É importante ajustar os amortecedores da direita e da esquerda igualmente, nunca ajuste apenas um amortecedor. Certifique-se de que o amortecedor funciona suavemente e de que não há ar no cilindro. Isso pode exigir paciência, pois “montar” um amortecedor não é uma tarefa fácil. Para essa tarefa existem algumas ferramentas de apoio à montagem, como os medidores de “Reebound”, Alicates de Montagem e Chaves especiais.


ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CARGA
O efeito de uma absorção eficaz é uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção das trações dianteira, traseira e lateral. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção.

ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESO
A absorção representa um papel importante, pois determina a quantidade de tempo necessária para
transferir o peso da parte interna para a externa (em curvas), da dianteira para a traseira (aceleração) e da traseira para a dianteira (freada). Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direção mais veloz, melhor linha reta, estabilidade em alta velocidade e freadas melhores.

EFEITOS DE REGULAGEM EM 4x4 / 4x2

AJUSTES NA ABSORÇÃO DOS AMORTECEDORES
- Absorção mais pesada(amortecedor mais duro)
                • resposta de direção mais rápida
                • mais tração
                • usada com molas mais rígidas
                • pistas planas e uniformes

- Absorção mais leve(amortecedor mais macio)
                • resposta de direção mais lenta
                • menos estabilidade em linha reta
                • menos tração
                • usada com molas mais flexíveis
                • pistas acidentadas

MOLAS EM ESPIRAL E CARACTERÍSTICAS DA MOLA
- As molas em espiral usadas nos amortecedores apresentam quatro propriedades específicas:

                • espessura do arame
                • comprimento total
                • número de espirais
                • progressividade dos espirais

DIÂMETRO DO ARAME
A espessura do arame e o ângulo da espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola em uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez, em contrapartida, um arame mais fino fará uma mola mais macia.

COMPRIMENTO DA MOLA
O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez, mas sempre em combinação com o número de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta.

NÚMERO DE ESPIRAIS
O número de espirais também afeta as características da mola. Mais espirais em um dado comprimento de mola, a tornam mais macia, menos espirais, a tornam mais rígida, pois cada espiral deve “comprimir” mais e, portanto, exige mais força.

ESPIRAIS PROGRESSIVAS
Algumas molas têm os chamados espirais “progressivas”. Isso significa que a distância entre as espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, as espirais que estiverem mais próximas umas das outras serão comprimidas primeiro e, quando essas espirais estiverem unidas, as outras espirais começarão a se comprimir. Então, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida. Isso é muito importante para seguir a superfície da pista sem perder o contato. Não esqueça que a suspensão dos automodelos RC tem que lidar com as mesmas condições de pista que os modelos reais, fazendo com que as ondulações sejam mais ou menos 10 vezes maiores! Ao mudar de direção(entrar na curva), a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta da direção. Uma mola progressiva enrijece e quando o modelo, em posição neutra, estiver perto do ponto onde a mola torna-se mais rígida, a resposta da direção será mais rápida.

SELEÇÃO DE MOLAS

Molas dianteiras mais moles
                • mais direção
                • usadas em pistas acidentadas
                • maior “mergulho” em freadas
                • resposta de direção mais lenta

Molas dianteiras mais rígidas
                • menos direção
                • usadas em pistas planas
                • resposta de direção mais rápida

Molas traseiras mais moles
                • mais tração na saída da curva
                • usadas em pistas acidentadas
                • resposta de direção mais lenta
                • a dianteira levanta sob aceleração

Molas traseiras mais rígidas
                • resposta de direção mais rápida
                • em pistas suaves
                • requer mais absorção dos amortecedores traseiros
                • menos tração

FERRAMENTAS PARA MONTAGEM E MANUTENÇÃO

- Stand para montagem com óleo e medidor do Rebound






 - Medidor simultâneo de Rebound




- Stand Simples para montagem com óleo

  

  
- Alicates e Chaves
 

Por: Marco Daher
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domingo, 27 de novembro de 2016

Conheça o Motor Traxxas TRX 3.3 com Partida Elétrica


Terminologia aplicada ao Motor

ABC - Sigla formada pelas palavras Alumínio(A), Brass (B, latão em inglês) e Cromo(C). Refere-se aos tipos de materiais usados na fabricação do motor, sendo o "Pistão" em Alumínio que deslisa dentro de uma "Camisa" de Latão(Brass) e é revestida com "Cromo". Então, o TRX 3.3 é um motor ABC.

Afogado - Condição em que o motor fica com excesso de combustível na câmara de combustão e a vela não consegue queimar esse combustível.

Agulha de Alta Rotação - Válvula com a forma de agulha que regula a mistura de ar e combustível feita pelo carburador em regimes de alta rotação, definindo a aceleração final ou o mais alto giro do motor. Para definir o ponto ideal de partida inicial, regule a válvula com 2 1/2 voltas (duas voltas e meia) a partir de seu fechamento total.




Agulha de Baixa Rotação - Válvula com a forma de agulha que regula a mistura de ar e combustível feita pelo carburador em regimes de baixa rotação, definindo a potencia de arrancada do modelo. Para definir o ponto ideal de partida inicial, regule a válvula faceada ao seu corpo, ou seja, nem para dentro nem para fora do orifício.

Aletas de Refrigeração - As aletas são moldadas no cabeçote e no cilindro (a parte superior do bloco do motor) para permitir a rápida dissipação do calor que é resfriado pelo ar que passa entre elas. É importante manter as aletas sempre limpas e livres de poeira para um bom arrefecimento.

Amaciamento - Fazer funcionar um motor novo de acordo com certos procedimentos com o objetivo de permitir que ele opere com o máximo de rendimento quando em regime normal de uso. Os procedimentos de amaciamento diferem para cada tipo de motor. Siga rigorosamente as instruções da Traxxas para amaciar corretamente seu TRX 3.3.

Biela - Peça que transfere o movimento do pistão para o virabrequim. O TRX 3.3 usa uma biela desenhada especificamente para permitir um desempenho de competição: trata-se de uma biela conhecida como "faca afiada" (ou "knife-edged", em inglês), com borda aerodinâmica e afilada para que a peça "deslize" livremente através da mistura pressurizada de ar/combustível.



Bloco do Motor - O "corpo" do motor que contém todos os componentes mecânicos necessários para seu funcionamento.

Cabeçote - Peça de alumínio fixada no topo do cilindro e responsável pela dissipação da maior parte do calor gerado pelo motor. A câmara de combustão está logo abaixo da espoleta no cabeçote.

Câmara de Combustão - O espaço cúbico usinado dentro do cilindro e onde a vela faz a detonação do combustível. As dimensões da câmara de combustão são projetadas para permitir a queima mais eficiente possível da mistura ar/combustível. O espaço cúbico é que determina a cilindrada do motor, que neste caso temos 3.3cm3(ou .20 polegadas cúbicas), assim como uma moto pode ter 125cm3 ou um carro pode ter 1.800cm3(mais conhecido como 1.8)

Camisa - Peça cilíndrica que acomoda o pistão e que contém aberturas para a entrada da mistura ar/combustível na câmara de combustão e para a saída dos gases queimados pela combustão. A camisa do TRX 3.3 é de Latão (Brass, em inglês) e revestida internamente com Cromo. O TRX 3.3 é um motor ABC.

Carburador - Dispositivo onde se faz a mistura do ar e do combustível e que pulveriza essa mistura para dentro do motor de modo que ele possa funcionar. Há dois tipos de carburadores para motores de modelismo, o de válvula deslizante (ou "Gaveta") e o de válvula cilíndrica giratória (ou "Barril"). O TRX 3.3 usa carburador de válvula deslizante(Gaveta), que é mais eficiente do que o de válvula cilíndrica giratória. Veja a matéria de Como regular o carburador de motores Nitro - Clicando AQUI


Cilindrada - É o volume cúbico medido em centímetros da câmara de combustão, ou seja, neste caso 3.3cm3. O espaço cúbico é que determina a Cilindrada do motor, sendo que temos 3.3cm(centímetros cúbicos) ou .20 pol3 (polegadas cúbicas), assim como uma moto pode ter 125.0cm3 (125cc) ou um carro pode ter 1800.0cm3(1.800cc mais conhecido como 1.8).

Combustível (10%, 16% ou 20%) - O TRX 3.3 funciona com combustível específico para motores GLOW de modelismo, o Nitrometano. A Traxxas recomenda o uso do combustível de sua marca, o Top Fuel, vendido nas melhores lojas de Modelismo espalhadas pelo mundo todo. As porcentagens 10%, 16% e 20% mostradas no rótulo indicam a proporção de nitrometano adicionado ao combustível. Veja a matéria sobre COMBUSTÍVEIS NITRO clicando aqui! 




Cotovelo ou Curva - Tubo de alumínio curvo que conecta a saída de escape dos gases da combustão no motor à pipa de ressonância. O comprimento e o diâmetro do cotovelo devem ser cuidadosamente escolhidos para permitir o máximo de desempenho do motor. Veja a matéria sobre PIPAS clicando aqui!.

Defletor - Tubo de silicone que desvia o fluxo de gases do silenciador. Instalado no bico de escape da Pipa e preso com uma abraçadeira de nylon(fita hellermann).

Dinamômetro - Equipamento para a medição precisa da potência e do torque do motor em todos os regimes de rotação.

Empobrecer a Mistura ou Afinar - Ajustar a agulha de alta rotação e/ou a de Baixa Rotação fechando-as para diminuir a quantidade de combustível que entra no motor. 

Enriquecer a Mistura ou Engordar - Ajustar a agulha de alta rotação e/ou a de Baixa Rotação abrindo-as  para aumentar a quantidade de combustível que entra no motor. 




EZ-Start - Em Inglês o "E" se pronuncia "i" e o "Z" se pronuncia "zi", sendo assim, "i zi start" é uma referência a palavra "EASY" que se pronuncia "izi" e significa "Fácil". Então, o "izi start" ou "Easy Start" quer dizer "Partida Fácil", o que tem tudo a ver com o sistema de partida automático que equipa os modelos da Traxxas. 
O sistema é composto por uma unidade de controle (fica nas mãos do seu mecânico) e um motor de arranque elétrico com caixa de redução acoplada ao motor. A unidade de controle fornece energia para o motor de arranque e para a vela ao mesmo tempo, girando o motor e aquecendo a vela. As duas luzes piloto, de cor VERDE, devem se acender indicando o correto funcionamento ao se apertar o botão vermelho de START.






Filtro de Ar - o filtro de ar é composto de um envólucro plástico e um elemento de espuma filtrante adicionado de óleo de filtro para reter as impurezas do ar, utilizando assim o ar mais limpo. Ele fica sobre o carburador e evita que a sujeira passe para a câmara de combustão, não permitindo que o motor seja danificado seriamente. A entrada de poeira é a causa número um do desgaste prematuro do motor, de modo que ele nunca deve funcionar sem o filtro de ar.
Veja a matéria sobre FILTROS DE AR Clicando AQUI!

Folga - Geralmente refere-se ao ajuste entre duas peças que se encaixam ou trabalham juntas. No caso do pistão e da camisa de um motor ABC, não há folga no topo, de modo que o pistão é apertado pela camisa para assegurar a compressão. Se houver folga, a compressão vaza. Neste caso deve-se trocar o conjunto de camisa, pistão e biela.

Marcha Lenta - É o regime de rotação do motor quando o gatilho do radiocontrole está em posição neutra ou freado. A marcha Lenta é regulada por meio do "Parafuso de Marcha Lenta"  localizado na base do carburador, que limita o fechamento da gaveta ou do cilindro(depende do tipo de carburador).

Mistura de Combustível - A mistura de ar e combustível feita no carburador pelo ajuste das agulhas de carburação.

Mistura Pobre(muito Fina) - Condição de funcionamento em que o motor recebe baixa proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. Geralmente a mistura pobre pode ser notada pela diminuição da fumaça azulada na saída do escape, com aumento da velocidade do motor e consequentemente superaquecimento seguido de queda no regime de rotação. Esta condição é extremamente danosa ao motor e deve ser corrigida imediatamente para não danifica-lo.

Mistura Rica(muito Gorda) - Condição de funcionamento em que o motor recebe alta proporção de combustível em relação ao ar na mistura feita no carburador. É melhor funcionar o motor com mistura levemente rica para assegurar sua longevidade. A mistura demasiadamente rica pode "afogar" o motor, com perda de rendimento e exagerado consumo de combustível (muita fumaça na saída do escape e muito combustível sem queimar jogado fora).

Nitro - Contração da palavra Nitrometano. Componente do combustível que aumenta até um certo limite a velocidade de queima do combustível, aumentando assim a potencia do motor. A proporção de nitrometano é geralmente medida na porcentagem do volume total de combustível. Os motores Traxxas têm rendimento otimizado com misturas entre 10% e 20% de nitrometano. Veja a matéria sobre COMBUSTÍVEIS NITRO clicando aqui!

O-Ring - Anel de Borracha usado como vedação.

Parafuso da Marcha Lenta - Parafuso localizado na base do carburador que limita o fechamento do carburador(gaveta ou cilindro), fazendo com que o motor gire em regime de baixa rotação quando o radiocontrole está em posição "Neutra" ou "Freado". Esse parafuso é comumente confundido com a "agulha de baixa" ou recebe a denominação de "agulha de marcha lenta", porém, ele não é uma agulha, é um limitador ou batente.

PipaO silenciador ou PIPA é um equipamento constituído por um conjunto de tubos e câmaras, que tem por objetivo amenizar o máximo possível do som do motor em funcionamento. Tem formato cilíndrico e começa pelo tubo de entrada ou "Curva", em seguida há a câmara ressonadora, depois o tubo abafador e a saída. Veja a matéria sobre PIPAS clicando aqui!

Pistão - Peça interna do motor, conectada à biela, que faz movimento de vai-vêm dentro da camisa e que comprime a mistura combustível na câmara de combustão e, após a queima é empurrado para baixo pela expansão dos gases da combustão. O ajuste preciso entre o pistão e a camisa assegura a compressão necessária para a combustão.

Porta(ou Janela) - Aberturas na camisa que permitem a passagem da mistura ar/combustível para dentro da câmara de combustão e, após a queima, a expulsão dos gases. A forma e a localização das portas são essenciais para a definição da potência que pode ser fornecida pelo motor.

Virabrequim - O eixo que transforma o movimento de vai-vêm da biela com o pistão, em movimento de rotação. Também é responsável em levar a mistura do combustível do carburador para a câmara de combustão.


Vela de Ignição(Glow Plug) - A vela em referência é do tipo GLOW = INCANDESCENTE. Ela é encaixada na espoleta, que fica acima da câmara de combustão e abaixo do cabeçote. Ela é dotada de um filamento de liga de platina que se aquece ao receber uma corrente elétrica.
Para dar a partida no motor, a vela deve ser ligada para que seu filamento aqueça e detone o início da combustão. Veja a matéria sobre VELAS - GLOW PLUG clicando aqui!


Venturi - Peça que regula o diâmetro do canal de entrada de ar do carburador. Por ele, o ar é sugado até chegar ao motor, quando sua abertura é fixa chamamos de venturi fixo, quando ela pode variar chamamos de venturi variável, esse último modelo permite que a quantidade de ar que entra no motor mude de acordo com sua necessidade de alimentação. O Venturi é encaixado na boca de ar do carburador.



Por: Marco Daher
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