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quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Como Pintar uma Bolha - Passo a Passo

Introdução

Este guia dará tanto aos iniciantes como aos experientes hobbystas uma ajuda e até algumas dicas para aplicar um design inteligente e fácil de fazer em uma bolha de automodelo. A postagem se destina a aplicação de técnicas e dicas de isolamento de áreas com máscaras de adesivos ou máscaras líquidas, indicando o melhor método para o design de sua bolha, evitando assim que cometa alguns erros básicos que poderiam estragar a sua preciosa bolha. E por falar em BOLHAS, você sabe como elas são fabricadas? Não? Então clique nesse LINK para saber Como As Bolhas São Fabricadas.

Noções básicas

Existem vários métodos diferentes para pintar uma bolha de policarbonato, seja com latas de spray próprias para POLICARBONATO(TAMIYA ou PACTRA), com um aerógrafo ou mesmo utilizando pincéis. Usaremos como prioridade o trabalho com latas de spray TAMIYA, porque aproximadamente 90% de todas as bolhas são pintadas com esse tipo de tinta.


  
Latas de Spray
 
A pintura sem muitos detalhes e de apenas uma cor é rápida e fácil, e essa é a maior vantagem da lata de spray. Com as latas de spray você cobre grandes áreas rapidamente, e não será necessário limpar as pistolas do aerógrafo. Alguns veteranos que gostam muito de detalhes de pintura podem dizer que a pintura com latas de spray é como se fosse um método de iniciante. No entanto, quando a pintura com uma lata é devidamente dominada, podemos obter excelentes resultados e realmente pinturas surpreendentes podem ser alcançadas.

Spray Grip (adaptador "Pistola" para latas de spray)

Converta sua lata de spray em uma pistola de pintura.  Essa é uma solução prática para quem gosta de precisão nas suas pinturas. O Spray Grip, ou Grip-On, ou Gatilho para Latas, é facilmente encontrado em lojas especializadas de Tintas e seu valor é bastante barato. O sistema de alavanca longa desta alça torna o uso de uma lata de spray muito mais conveniente e também fornece melhor controle da taxa de fluxo da tinta.

Lembre-se sempre dessas regras:

1 - Use as tintas em local aberto ou se não for possível, locais arejados e com boa ventilação.
2 - Use sempre os EPIs(Equipamentos de Proteção Individual) como a máscara simples filtrante descartável que cubra nariz e boca e os óculos de proteção. As partículas suspensas serão efetivamente retidas. Não reutilize a máscara, mesmo se utiliza-la para pequenos trabalhos.

Preparação do local de trabalho

Certifique-se de que o local onde irá realizar a pintura esteja limpo e sem poeira, visto que se ao pintar a poeira depositada em algum lugar pode se desprender e voar direto para sua bolha, o que certamente afetaria o resultado do seu trabalho. Aspire ou assopre o local, deixando-o livre de qualquer poeira inconveniente.

Preparação da Bolha

Antes de iniciar a pintura propriamente dita, alguns preparativos são necessários para evitar surpresas desagradáveis. Assim como você limpou o local a ser usado na pintura, você deverá também limpar a própria bolha. A primeira coisa a fazer é lavar a bolha, de preferência por duas vezes, com detergente e uma esponja não abrasiva, removendo assim qualquer sujeira, desmoldante(usado na fabricação) ou gordura que possam atrapalhar o “pegamento” da  tinta. Não use limpadores como álcool ou outros solventes! Todos esses produtos químicos reagem ao plastificante e tornam o policarbonato quebradiço e frágil. Seque com um pano macio e certifique-se que não tenha ficado nenhuma pequena bolha d’agua nos cantos e detalhes da bolha. Só para esclarecer, de agora em diante você vai tocar a bolha apenas pelo lado de fora, ou seja, pela parte de cima da bolha, nada de tocar onde receberá a tinta, a não ser que esteja usando Luvas de Latex ou Luvas de Procedimento! Deixe a bolha descansar por algum tempo para secar completamente a umidade e aliviar as cargas eletrostáticas existentes. Todas as bolhas são vendidas com uma película protetora bastante fina, e ela que protegerá a parte externa da bolha do respingo ou contaminação da nuvem de tinta ao usar o spray.


Isolamento das Janelas

Normalmente as bolhas já vem com suas respectivas máscaras de janelas para pintura, o que facilita em muito o trabalho, pois basta aplica-las como indicado pelo fabricante.
Caso prefira utilizar a “Mascara Líquida para Pintura” (clique aqui para ver a postagem sobre Mascara Liquida), ela é mais fácil de aplicar, porém, é mais trabalhosa para marcar o design da sua pintura, lembre-se de usar luvas. Clique no LINK e veja a postagem sobre Mascara Líquida para Pintura.



Marcações dos Postes e Acessos da Bolha

É de suma importância que você faça nesse momento, a marcação da furação para os postes de fixação da bolha no chassi, visto que a bolha ainda está transparente e assim, fica fácil posiciona-la no seu devido lugar e marcar com uma caneta de CD/DVD ou marcador permanente.
Marque com a caneta de CD/DVD a posição correta do acesso à Vela, da saída do tubo de Escapamento, da posição da Antena e/ou Transponder.



Isolamento do Design

Caso você vá pintar sua bolha com apenas uma cor, não será necessário isolar nada além do Para-brisas, dos vidros, das janelas ou dos faróis e lanternas, conforme o modelo de sua bolha, e vá direto para o tópico de “Aplicando a Tinta”, senão, faça o isolamento do desenho desejado na pintura, como faixas e listras, lembrando sempre que a primeira cor a ser pintada, ou seja, a parte sem isolamento, deve ser a que receberá a cor mais escura indo para a cor mais clara. Isso evita que a cor mais escura se sobreponha à cor mais clara, alterando o resultado da pintura.
Uma coisa que pode ajudar na marcação do isolamento é fazer por fora da bolha, o desenho com a caneta de CD/DVD ou marcador permanente e, seguindo esse desenho proceder o isolamento pela parte interna. Você poderá usar como isolante algumas fitas próprias para pintura encontradas em casas especializadas em tintas, como as fitas de isolamento Verde, Amarela ou a Azul, e as Fitas Filete, essas são uma espécie de fita Crepe próprias para pintura automotiva. Poderá usar também o “papel contact” que é fácil de encontrar em qualquer papelaria além de poder ser cortado no formato que desejar, fornecendo uma autonomia para sua imaginação. 

Veja a postagem sobre Mascara Líquida para Pintura.




Preparação da pintura

A pintura também precisa de preparação, então você deve separar as latas de tinta com as cores que serão usadas e agita-las por aproximadamente um minuto e meio. Use um secador de cabelo ou uma panela d’agua aquecida a aproximadamente 45°C para que esquente a lata da tinta o suficiente para aumentar um pouco a pressão do spray, isso dará a você um resultado de névoa mais suave além de economizar a tinta.



Aplicando a Tinta

Mantenha uma distância de aproximadamente 20 cm entre a lata e a bolha. Uma distância mais próxima pode causar escorrimento na pintura. A primeira demão deve ser muito leve e aplicada em uma direção apenas, ou seja, se começou da esquerda para a direita esse deverá ser o procedimento para toda a superfície a ser coberta, apenas para “sujar” a bolha, mas de forma uniforme. Deixe secar por cerca de 5 minutos e, em seguida, aplique mais uma demão de tinta de forma cruzada e ainda suave por toda superfície, mantendo, agora, o tempo de secagem entre uma demão e outra de três minutos. Aplique mais demãos de forma cruzada até que toda a superfície esteja completamente coberta pela tinta. Verifique a cobertura da tinta olhando a bolha contra a luz e, se identificar pontos com pouca tinta ou com falhas, elas deverão ser retificadas. Após a conclusão da aplicação da primeira cor, aguarde de 10 a 15 minutos para remover o primeiro isolamento, isso deve ser feito com muito cuidado, porque a tinta ainda não está completamente seca. Então, não toque na tinta e aguarde mais 5 minutos para passar para o mascaramento e pintura da próxima cor. Este procedimento será repetido para todas as cores restantes a serem usadas. Quando todas as cores forem aplicadas, será necessário finalizar a pintura aplicando-se o “BRANCO” sobre TODAS elas, isso melhora o brilho e o contraste da cor.
Qualquer imperfeição resultante do mau isolamento poderá ser removida raspando-se a área afetada com uma lâmina de forma bem suave para não arranhar demais a bolha.


Cortando a da bolha

Caso a sua bolha se destine a modelos elétricos, não serão necessários orifícios para refrigeração, desta forma basta cortar a bolha na linha orientada pelo fabricante, seja nos arcos das rodas, nas saias laterais, aerofólio, frente e traseira. Use a marcação dos postes feitas anteriormente para furar a bolha.
No caso de bolha para modelos a combustão, além dos cortes normais mencionados acima, você deverá fazer furos para refrigeração, acesso à vela e abastecimento. Caso você siga as normas dos campeonatos nacionais os furos e suas dimensões são as seguintes:
– 01 Furo de captação de ar para refrigeração no para-brisa dianteiro de dimensão máxima de 60mm de diâmetro. Este furo não deve ultrapassar a linha do para-brisa dianteiro.
– 01 Furo para acesso a vela de diâmetro máximo de 15mm.
– Ambas as janelas laterais dianteiras e o vidro traseiro podem ser removidos por completo
para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras, que devem permanecer intactas.
– 01 Furo para reabastecimento de diâmetro máximo de 50mm. Este furo deverá ser feito em cima do tanque de combustível. O furo de Captação de ar (resfriamento) e o furo de reabastecimento devem estar no mínimo a 5mm de distância um do outro. (Furo Opcional)
– Pequenos furos para o tubo de saída de gases do escape, acesso à Vela, transponder e tubo de antena do rádio poderão ser feitos.
 Para fazer os furos em referência, você poderá usar um Compasso de Corte, Tesoura para Bolhas, Bisturi, Estilete, Micro Retífica e/ou Furador de Bolha.

    


Passo a Passo para fazer os Furos

1 – Furo de Refrigeração:
Método 1 - Com o compasso de corte ajustado para 60mm, posicione-o no para-brisa de forma que o furo fique direcionado para o motor do automodelo. Passe o compasso de forma firme e apenas uma vez sobre a bolha para marcar o círculo completo. Agora, com o Furador de Bolha, faça um furo de aproximadamente 15mm no centro do círculo marcado pelo compasso. Com o Estilete ou Bisturi, faça riscos de forma firme da borda para o centro, com aproximadamente 1cm de distância um do outro até completar o círculo. A figura irá parecer com uma pizza toda cortada em fatias pequenas com um buraco no centro. Com a ponta da tesoura para corte de Bolhas colocada no furo central, faça pequenos cortes nos riscos. Separe o corte forçando um lado do risco para cima e o outro lado para baixo até o risco ficar completamente separado. Proceda da mesma forma com os outros riscos até que todos estejam separados. Dobre para baixo as fatias do círculo até que todas sejam retiradas da bolha deixando assim o furo do para-brisa totalmente aberto.
Método 2 - Caso você não tenha o Compasso de Corte, marque em uma cartolina, papelão ou papel cartão um círculo de 60mm e o use como molde para marcar a bolha com a caneta de CD/DVD. Com o furador de bolha, faça um furo no centro da marcação. Use a tesoura de recorte de bolha para retirar o círculo marcado.






2 – Recorte das Janelas Dianteiras:
Use o furador de bolha para fazer furos de tamanho suficiente para entrar a ponta da tesoura e que o diâmetro do furo fique próximo ao limite do desenho da janela. Faça furo em cada canto da janela. Com a furação pronta, use o Bisturi ou o Estilete para riscar de forma firme as extremidades dos furos formando um desenho sem rebarbas. Faça um corte em diagonal ligando um furo ao outro, ou seja, o furo inferior esquerdo ligado ao furo superior direito e o furo superior esquerdo ao furo inferior direito, será desenhado um “X”. A partir daí, dobre os triângulos formados para o lado interno da bolha até remover todas as partes, liberando assim as janelas dianteiras. Ou se preferir, use a tesoura de recorte de bolha para recortar as extremidades ligadas dos furos riscadas com o Bisturi ou Estilete.







3 – Recorte do Vidro Traseiro
Faça furos com o Furador de Bolha nos quatro cantos do vidro traseiro. Faça riscos com o Bisturi ou Estilete de forma firme, ligando as extremidades dos furos. Faça um corte em diagonal ligando um furo ao outro, ou seja, o furo inferior esquerdo ligado ao furo superior direito e o furo superior esquerdo ao furo inferior direito, será desenhado um “X”. A partir daí, dobre os triângulos formados para o lado interno da bolha até remover todas as partes, liberando assim o vidro traseiro. Ou se preferir, use a tesoura de recorte de bolha para recortar as extremidades ligadas dos furos, marcadas com o risco do Bisturi ou Estilete. Siga as orientações do item 2 e faça exatamente igual com o vidro traseiro.

4 – Furos menores circulares
Para fazer os furos de Escapamento, Postes de Fixação da Bolha, acesso à Vela, Antena e/ou Transponder use o Furador de Bolha, atentando-se para os diâmetros permitidos.



BULLHEAD - O lançamento TAMIYA de 1990 ainda no Mercado de Modelismo



Em 1987 a Tamiya lançava o Monster Truck mais legal da época, ele foi chamado de "Clod Buster". Esse Monster Truck apresentava motores duplos, oito amortecedores, pneus grandes e uma carroceria Chevy em plástico injetado. Já em 1990, essa incrível plataforma foi usada para fazer um dos Monster-Trucks mais originais da fábrica Tamiya. O "Bullhead" era o seu nome, ele tinha uma carroceria do tipo Peterbilt sobre aquele chassi do Clod Buster. Esse não foi o único ajuste que foi feito. A Tamiya moldou o chassi em plástico vermelho;  partes da suspensão e os para-choques foram alterados para amarelo; e as barras de suspensão, partes do chassi, suportes de carroceria e aros das rodas eram cromados. Infelizmente, o caminhão foi descontinuado em 2005. Mas em 2012, a Tamiya o colocou na lista de relançamentos e está disponível novamente quase exatamente como era em 1990.
Na época, eu pude colocar minhas mãos em um desses grandes modelos e monta-lo parte a parte para uma feira de modelismo, no “Dia das Crianças”, que aconteceu em Brasília-DF em 1991. Alguns podem pensar que é feio, mas outros como eu, acham que é um modelo bem legal.


Veja o que o Bullhead tem a oferecer.

Carroceria moldada por injeção
A carroceria usada no Bullhead é como são as usadas ​​na maioria dos modelos Tamiya da época: moldados por injeção com muitos detalhes. Ele é moldado para se parecer com um caminhão de 18 rodas da Peterbilt, e o caminhão completo parece similar ao Monster Truck Super Pete em tamanho real. A carroceria é bem feita e possui bordas nítidas e um acabamento suave. Você até pega algumas peças cromadas - como uma barra de estabilizadora da suspensão, Filtros de Ar e Escapamentos - para fazer com que pareça um pouco mais realista. A carrocveria vem moldada em plástico branco, por isso, a pintura é por sua conta, você decide qual a melhor forma e cores. Para a pintura no formato original, apliquei cinco demãos de tinta Tamiya TS-19 Metallic Blue e finalizei com três demãos de Tamiya TS-13 Clear(verniz).
Como pode ser aquela carroceria grande moldada por injeção de plástico e cheia de detalhes? 
É o que faz do Bullhead um dos Monster-Trucks mais exclusivos por aí.




Barras de Suspensão
As Barras moldadas por injeção posicionam as caixas do diferencial da frente para trás e elas são presas com pivoballs de diâmetro grande permitindo um perfeito movimento; peças de metal as prendem aos pivôs. As laterais dos Diferenciais são presos com pivoballs também instalados nos tubos do eixo. Peças em plásticos de densidade mais macia são fixados na parte inferior das barras de suspensão conectando os pivoballs no centro da parte inferior do Chassi, impedindo assim que as caixas do diferencial se movam de um lado para outro.
Uma suspensão em forma de barra absorve as saliências, e as barras foram cromadas para melhorar sua aparência.

Caixa de Transmissão Robusta
A Tamiya é conhecida por ter transmissões que são resistentes a sobrecargas, e o Bullhead não é diferente. Dentro da grande caixa de plástico há duas engrenagens de nylon de alta resistência escalonadas e um grande diferencial de engrenagens cônicas secas e abertas. As engrenagens são largas para aumentar a área de superfície e contato, portanto, aumentar a resistência, e todas, exceto uma, possuem grandes dentes do tamanho de Mod 1. Eixos retos com uma extremidade de dogbones são usados ​​para conectar a transmissão aos hubs das rodas; um único rolamento é usado em cada cubo de roda, enquanto o restante do sistema de força é suportado por buchas de latão.



Dentro da caixa do diferencial estão engrenagens com grandes dentes Mod 1 e um diferencial de engrenagens cônicas secas e abertas.

O Chassi é uma Banheira Vermelha Resistente
Um grande chassi vermelho moldado por injeção de plástico é a base para o Bullhead. O servo de direção é montado baixo na parte central, enquanto o controle de velocidade(SpeedControl) e o receptor têm um compartimento específico para cada equipamento na bandeja superior destacável, moldada em plástico Preto. Ele foi projetado para receber uma bateria de NiMH(Níquel Metal Hidreto) plana de 6 ou 7 células, e uma tampa do compartimento da bateria com clipe para fácil acesso a ele. Os pontos de fixação de suspensão são montados na parte inferior do chassi e cada um dos amortecedores tem três posições de montagem disponíveis.


Pneus “Terra Treaded”
Os pneus Terra Treaded que equipam o Bullhead são moldados para se parecer com os pneus utilizados nos anos 80, e eles são moldados a partir de uma borracha de composto firme, porém, flexível o suficiente. A borracha é tão firme que os inserts de espuma não são necessários para apoiá-los. As rodas são unidades do estilo Clod Buster, mas cromadas, e um orifício de ventilação nos aros permite que o ar saia do pneu, o que permite que ele se adapte a várias superfícies e absorva os impactos após um salto.
Os pneus “Terra” são moldados a partir de um composto firme de borracha e não precisam de espuma(insert) para apoio.

Não economize no servo
O kit inclui um SpeedControl(controle de velocidade) e dois motores. Você precisará de um rádio, mas não precisa de nada extravagante, um Futaba 3PRKA pode ser tudo o que será necessário para controlar seu modelo. Quando chega a hora de escolher um servo, você não pode ir com uma ideia de unidade barata e de baixo torque, não funcionará nesse modelo. Um único servo é usado para girar os quatro pneus grandes neste Monster Truck, e isso requer algo com alguma força para realizar esse trabalho. Poderá ser usado um servo que tenha pelo menos 4kg de torque, como o servo Futaba 3305, que resolve o problema e é o melhor na relação custo/benefício.
O Bullhead vem com direção nas 4 rodas que usa duplos guinchos, com servo-savers para girar os pneus.
Antes de Andar
Depois que você montar seu Bullhead, descanse e tire um tempo para apreciar o visual desse único e legal Monster-Truck. A aparência pode não ser bacana para muitos, mas eu realmente gosto e acho um dos modelos mais marcantes e clássicos da TAMIYA. Vamos encarar: o Bullhead não é tão rápido e seu desempenho não é tão bom quanto alguns dos Monster-Truck modificados que existem por aí. Segundos depois de apertar o gatilho do rádio, seu sorriso aumentará e perceberá que o Bullhead é um modelo muito divertido, mas de uma maneira completamente diferente. Tem energia suficiente para girar os pneus ligeiramente em terra solta, e alcança rapidamente a velocidade máxima relativamente lenta. A direção é surpreendentemente responsiva, mas os soft servo savers e thin linkages fazem com que você tenha que trabalhar a roda para manter o caminhão em linha reta. Com a grande carroceria posicionada no alto do chassi, deixando seu centro de gravidade muito alto, você poderá pensar que isso fará o modelo tombar em curvas com muita facilidade, mas isso não acontece, o modelo é muito equilibrado e faz muito bem as curvas em sua velocidade limitada. O Bullhead é firme nas curvas e em vez de capotar, todos os quatro pneus deslizam fácil como que seu caminho estivesse traçado na curva.  Que modelo divertido!
Por: Marco Daher



              

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