Pesquisar

domingo, 27 de março de 2016

Qual a importância da PIPA?

PIPA, MÚFULA, SURDINA, SILENCIADOR, ESCAPAMENTO... Não importa como você conhece, o princípio é o mesmo...

O silenciador é um equipamento constituído por um conjunto de tubos e câmaras, que tem por objetivo amenizar o máximo possível o som do motor em funcionamento. Tem formato cilíndrico e começa pelo tubo de entrada ou "Curva", em seguida há a câmara ressonadora, depois o tubo abafador e a saída.
Seus componentes são:
PIPA, CURVA, GASKETs(Juntas) de Vedação, PIVÔ de Fixação e MOLAS.

🚨Cuidado, cada pipa é projetada para um determinado tipo de motor, ou seja, uma pipa para motores de automodelos RTR e com motores de cilindrada de .12 ou .15pol³ por exemplo, não serve para colocar em um motor .21pol³ de alta performance. A pipa do motor .20pol³(3.3cm³) da REVO, por exemplo, foi projetada para dar força ao modelo que é pesado e um Monster Truck, se você a substitui por uma pipa diferente você pode matar o motor e não vai conseguir uma carburação ideal. Da mesma forma serve o alerta para o caso reverso, ou seja, colocar uma pipa de alta performance para motores .21pol³ em um motor fraco RTR de baixa cilindrada, o escapamento não vai gerar a compressão necessária para funcionar da maneira para o que foi concebida. Fica a dica.

🚩As Pipas funcionam da seguinte maneira: os gases produzidos na combustão vão para o escapamento passando pela "Curva" ou "Cotovelo", batem em sua parede de trás do cilindro e são refletidos por um furo que há no corpo da "Pipa". Depois disso, os gases passam por outra câmara para depois deixar o silenciador.



Para entender melhor a ação do silenciador, podemos pensar nas explosões que ocorrem no motor como sendo o estouro de um balão, levando em conta que são milhares de explosões acontecendo a cada minuto. Se você estourar o balão, o ar que está lá dentro sairá de uma só vez, abruptamente, fazendo um barulho significativo, porém, se soltar o ar aos poucos, o ruído provocado é praticamente insignificante. É basicamente assim que o silenciador opera: fazendo com que o ar da explosão do combustível no motor seja liberado para o ambiente com menor velocidade do que a explosão do combustível faria.

🚩Uma característica fundamental dos silenciadores é a quantidade de contrapressão que eles são capazes de produzir. Essa contrapressão também é utilizada para pressurizar o "Tanque de Combustíveis", visto que nos automodelos não temos a ação de uma "Bomba de Combustível" como utilizada em alguns motores de Aeromodelos, nem mesmo a gravidade ou apenas a sucção natural dos motores seriam capazes de alimentar com eficiência o carburador desses motores. Desta forma, a contrapressão da PIPA é fundamental para a correta pressurização do Tanque e consequentemente a alimentação do motor.
Com todas as curvas e orifícios pelos quais o ar deve passar, a maioria dos silenciadores produzem uma contrapressão alta, o que pode reduzir um pouco a potência do motor, porém, é exatamente aí que está o princípio de trabalho do silenciador, pois as ondas sonoras devem exatamente perder a pressão para que o barulho gerado pelo funcionamento do motor possa ser reduzido.

A maioria das pipas disponíveis no mercado são sintonizadas para dar um ótimo rendimento nas
varias rotações que um motor produz. Normalmente as pipas de menor diâmetro são mais apropriadas para pista rápidas, produzem mais rotação final e menos torque em baixa rotação. As pipas com maior diâmetro produzem mais torque em baixa e menos rotação final. As pipas fabricadas para carros On-Road na sua maioria são pipas de alto desempenho, ou seja, para tirar o máximo de RPMs possível. Dependendo da característica da pista (rápida ou lenta) pode-se alterar o comprimento entre a pipa e o coletor de escape para melhorar um pouco mais o rendimento do motor (deve-se alongar ou encurtar até no máx. 10mm).

✅PIPAS - Características:

- Pipa com o Bojo Alongado e Diâmetro Curto = economia de combustível, motor mais preso, rotação baixa, velocidade final diminuída, mais torque, ideal para traçados travados e com muito miolo.

  
 

- Pipa com o Bojo Curto e Diâmetro Longo = maior consumo de combustível, alta rotação, menos torque em baixas rotações, ideal para pistas com traçado rápido e grandes retas.

É importante saber que cada motor tem sua PIPA específica, sendo necessário saber no manual do motor qual a pipa ideal a ser usada. Nada impede de trocarmos a indicação do manual por uma notoriamente já testada para aquele tipo de motor, resultando em maior desempenho.

Pipa com a Câmara Curta = Proporciona menos aceleração, mas um aumento de velocidade final.
Pipa com a Câmara Longa = Proporciona mais aceleração , mas com velocidade final reduzida.
Pipa com a Câmara Cônica = Velocidade final mais elevada, maior aceleração e maior consumo de combustível.
Pipa com Câmara Cilíndrica = Velocidade final menor e menor consumo de combustível.

Lembre-se que tudo deve trabalhar em conjunto, em harmonia, assim o seu resultado será melhor. Não use qualquer PIPA em seu modelo, veja qual é a mais indicada e você terá o melhor rendimento, afinal as PIPAS foram fabricadas para isso!

Outro componente de mesma importância é a CURVA ou COTOVELO. Essa peça direciona os gases até a câmara do silenciador, e pode alterar a compressão gerada na múfula através da quantidade de "FINS" que possui. Os "FINS" são as aletas localizadas na conexão da CURVA ou COTOVELO com a PIPA. Os "FINS" também tem a função de dissipar parte do calor dos gases. É bom salientar que a aleta onde é presa a mola de fixação da curva com a Pipa não é considerada "FINS"
Enfim, todo esse conjunto muito bem estudado e montado para determinado traçado vai trazer o melhor desempenho ao seu modelo.

Veja abaixo um exemplo de CURVA que varia de 02 a 07 FINS:

      

      




============================================================


As Pipas que equipam os modelos RTR ou Kits de Modelos sem o fim profissional e sim de diversão, são Pipas de nenhuma performance e com pouca tecnologia para melhora do desempenho dos motores. Elas apenas diminuem o barulho gerado pelo motor e executam a função de pressurização do tanque de combustível, o que irá alimentar o motor do automodelo. São fabricadas em diversos formatos, materiais e tamanhos, com uma ou até duas saídas de escape, sem nenhum cuidado quanto a dimensão da câmara ressonadora, o que influencia diretamente na potência e no consumo do motor, como visto logo acima mas, mesmo assim, cada motor possui sua pipa específica e não é muito recomendável substituir por qualquer outra, deve-se tomar o cuidado de escolher um bom fabricante e levar em conta o fim a ser obtido, se é estético ou funcional. 
A sua ligação com a "Curva" ou "Cotovelo" se dá através de um tubo de silicone, que varia de tamanho distanciando ou aproximando a Pipa, o que causa muita alteração de carburação.
Veja abaixo algumas Pipas de modelos RTR.


============================================================


TSAIS 21 PRO SIDE PIPE for 1/8 GT

É absolutamente rápida, se você for capaz de compreender a estrutura dos silenciadores.




Por: Marco Daher
__________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________

domingo, 14 de fevereiro de 2016

O Início dos GTs em Brasília - Treino de 31-12-2011

Tudo começou assim...
Nossos GTs eram uma transformação de BUGGYs de apenas uma marcha, com amortecedores e torres adaptadas para que as bolhas coubessem sobre o bólido. A relação era cuidadosamente acertada para cada tipo de traçado, afinal, com apenas uma marcha era importante não forçar demais o motor e era imprescindível conseguir equilibrar o miolo do traçado com o retão. Mas a brincadeira era muito boa, muitos pegas e muitas batidas.
Essa foto aí do lado é do meu modelo(Marco Daher) feito a partir de um Buggy X-Ray aposentado e faltando várias peças que foi doado pelo Jorginho, proprietário da loja VMA - Velocidade Máxima Automodelismo, que inclusive foi o piloto de várias corridas com esse carro onde eu era o mecânico. O interessante é que usávamos amortecedores da REVO da
Traxxas, torres de amortecedores cortadas com furação refeita, diferenciais adaptados e um pinhão 18T. O que empurrava isso tudo era um motor O.S. .21 com mais de dois anos de uso...
Foram muitas vitórias até que o negócio começou a ficar sério. Alguns pilotos começaram a usar um modelo GT já de fábrica para essa finalidade, com duas marchas e desenho muito bem equilibrado, visando o melhor desempenho nas pistas. Eram os KYOSHO INFERNO GT2, com 360mm de entre-eixos e bolhas muito mais interessantes. Assim, muitos pilotos migraram para esse modelo, deixando os monstrengos fora de competitividade.
Para não ficarem para trás, outros pilotos adaptaram o câmbio de duas marchas nos Buggys transformados para GT, mostrando que os bólidos ainda tinham uma sobrevida e deram muito trabalho aos Kyoshos GT2.
A categoria começou a ter vulto mundial e as principais fábricas voltaram os olhares para essa categoria. A primeira a lançar seu modelo GT foi a SERPENT com seu COBRA GT, inovador, muito bem desenvolvido e que chegava para destruir qualquer GT que estivesse na pista. Somente aqueles com muita experiência e bom de acerto era capaz de botar frente aos COBRA GT, foi o que ocorreu com o Jorginho, que com um Kyosho deu muito trabalho aos GTs (Veja o vídeo de um treino com esses dois modelos no link: KYOSHO X SERPENT).
Hoje já temos além da SERPENT com seu COBRA GT, o MUGEN MGT7, que também é um modelo pra ninguém botar defeito. Seguindo a linha, o IGT-8, DM-One da OFNA e muitos outros...
Veja o vídeo, é antigo, a imagem não é muito boa mas a diversão é excelente!
Deixe seu comentário, clique em GOSTEI e adicione-o aos seus favoritos...
Obrigado por assistir e inscreva-se no canal para ficar sempre por dentro dos acontecimentos.



Por: Marco Daher

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:












Por: Marco Daher

sábado, 23 de janeiro de 2016

500 Voltas de Brasília 2ª Edição - GT 1/8 e Pro .12 1/10

No último sábado, dia 16 de janeiro de 2016, foi realizada a segunda corrida de longa duração aqui em Brasília, nas categorias GT 1/8 e no domingo, dia 17, a Pro .12 1/10. Cada prova com um total de 500 voltas, coisa que levou os modelos a extremos tanto na parte de pneus como na parte de resistência dos modelos e motores.
A categoria GT 1/8 aboliu os ultrapassados BUGGY's transformados em GT, os fracos THUNDER TIGER e os KYOSHO INFERNO GT2 que por sua construção e resistência não evoluíram o suficiente para serem competitivos nos dias de hoje. Agora com os OFNA DM-1 e GTP2, IGT8, MGT7 e os COBRA GT a brincadeira ficou séria.

A competição seguiu com muitas emoções e grandes pegas. Antigos pilotos se uniram a novatos e equipes com 04(quatro) componentes foram criadas.
O desenrolar da prova se deu com tempo definido para troca de pneus, pilotos e baterias, que deveriam ser realizados em uma janela temporal de cinco minutos que, caso não ocorresse a equipe em questão ficaria prejudicada pois não poderia realizar suas trocas fora desses períodos.
Com pilotos se revezando a cada 30 minutos, tivemos emoções de sobra, pois isso deixava que ocorresse várias corridas em uma só, tornando a competição mais interessante.



VEJA ABAIXO O VÍDEO DE PARTES DA CORRIDA!


Confira abaixo algumas fotos desse grande evento:






  


















































Por: Marco Daher

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:











Por: Marco Daher