Pesquisar

domingo, 29 de maio de 2016

4ª Etapa Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC

No dia 22 de maio de 2016, domingo, ocorreu a 4ª Etapa do Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC, nas categorias 1/10 Pro .12 e 1/8 GT.  As provas foram realizadas na pista L2 Sul SpeedWay e contou com a presença de pilotos de Goiânia, Anápolis e Recife. Fica aqui registrado o meu agradecimento a todos os pilotos que sempre prestigiam nosso campeonato e aumentam nossas fronteiras do Hobby, em uma harmonização de culturas e solidificação de amizades.
Apesar de poucos carros no "grid", tivemos muitas emoções nas duas categorias.

Na categoria 1/8 GT tivemos os pilotos Felipe Chaud-DF, Peterson Parpinelli-PE, Georges-DF, Marcelo Milani-DF e Francisco Busch-DF.
A "Pole Position" ficou desta vez com Felipe Chaud, que largou e já impôs um ritmo forte, abrindo grande vantagem para o 2° colocado, mas que infelizmente com problemas no câmbio, abandonou a corrida já pela 30° volta. Depois muito tempo perdido ele volta a corrida fazendo tudo o que podia para se recuperar mas, o câmbio volta a dar problema e ele abandona a prova completando apenas 50 voltas.

O 2° colocado no "grid", o amigo Peterson Parpinelli de Recife-PE, cai para último colocado antes da quarta curva, deixando Georges-DF em segundo lugar, mas não por muito tempo pois Francisco Busch-DF o ameaçava o tempo todo buscando apenas o melhor momento para a ultrapassagem. Essa disputa era seguida de perto por Peterson que aguardava apenas um erro dos dois que iam a frente, o que não demorou. Já na quinta volta, Peterson estava em terceiro lugar. Antes de completarem a 12° volta, Peterson assume a 2ª colocação, mas mesmo ameaçado por Marcelo Milani, conseguiu se manter na disputa e agora parte pra cima de Felipe Chaud, o 1° colocado com grande vantagem.
Apesar das disputas acirradas e trocas de posições, Georges se manteve firme e segurou com "unhas e dentes" o segundo lugar.
Marcelo Milani, apesar de ter ameaçado os primeiros colocados, teve problemas com seu carro no "one way" e ficou fora da disputa, arrastando seu bólido até o final para garantir o terceiro lugar.
Francisco Busch também com problemas no carro, acabou abandonado em razão da quebra do rolamento dos pinhões.
Depois de tantas emoções, a corrida terminou com a seguinte classificação:

1° - Peterson Parpinelli - PE
2° - Georges - DF
3° - Marcelo Milani - DF
4° - Francisco Busch - DF
5° - Felipe Chaud - DF

Confira a tabela Geral do Campeonato:

Veja abaixo o vídeo da corrida:

1° Colocado Peterson Parpinelli-PE recebe o troféu das mãos de Leo Novak!

 2° Colocado Georges e Luiz Manoel recebe o Troféu do 3°lugar por Marcelo Milani!


Na categoria 1/10 Pro .12 também tivemos poucos carros, mas não poucas emoções... Alguns pilotos tiveram diversos compromissos inadiáveis e não puderam estar presentes nesta etapa, o que deixou o campeonato ainda mais animado.
Com as presenças de André Borges-DF, Thiago Elias-GO, Diogo Silveira-DF, Lucas Maio-DF e Rogério Massa-GO, a corrida foi cheia de pegas e ultrapassagens espetaculares.

Sabe o Thiago Elias? Levou mais um ponto na classificação... Porque? Ora, mais uma vez fez a "Pole Position"... Será esse um recorde? Quatro provas, quatro "Poles"? Alguém aí sabe de um feito desses pelos campeonatos por aí? Me informe, vamos divulgar!!!
André Borges até que saiu muito bem... Com a ameaça a Thiago Elias na liderança se mantem firme até a 20ª volta quando seu carro apresenta problemas com a quebra do motor abandonando a corrida.
Thiago Elias acelera forte e logo começa a ultrapassar os retardatários...
Na metade da prova os modelos começaram a apresentar desgaste de Pneus e Diogo Silveira se vê obrigado a realizar a troca, mas o novo jogo não tem o desempenho esperado o que o deixa fora da disputa pelas primeiras colocações. No fim, chega em terceiro lugar.

Lucas Maio, também com problemas de pneus, fica com seu carro instável mas consegue segurar até o fim. Veja na foto ao lago o estado em que os pneus terminaram a prova. Apesar disso, Lucas se mantem em segundo lugar no pódio.
A corrida terminou com a seguinte classificação:

1° - Thiago Elias - GO
2° - Lucas Maio - DF
3º - Diogo Silveira - DF
4° - Rogério Massa - GO
5° - André Borges - DF

Veja abaixo a tabela Geral do Campeonato:

Veja abaixo o vídeo da corrida:










Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:









Por: Marco Daher

domingo, 1 de maio de 2016

CAMPEONATO BRASILEIRO de Automodelismo Radio Controlado

A 2ª Etapa do CAMPEONATO BRASILEIRO de Automodelismo Radio Controlado, é nossa... 
Isso mesmo, será em Brasília-DF nos dias 02 e 03 de Julho de 2016 no Centro de Modelismo L2 Sul SpeedWay, localizada ao final da Av. L2 Sul, transversal com a Av. L4 Sul, clique no LINK a seguir e confira no mapa: COMO CHEGAR 

A etapa Brasília-DF está muito esperada por todos os nossos pilotos e os de Goiânia, esses que participam ativamente de nosso campeonato regional e sempre foram muito bem-vindos.

A expectativa é grande pois receberemos os melhores pilotos das categorias mais disputadas, que são a GT 1/8 On Road, 1/8 Pro On Road, 1/10 Turismo Pro .12 e 1/10 Light .12.


Os interessados em participar do Campeonato, podem acessar o site da FEBARC e proceder com a inscrição e o devido pagamento.

Abaixo a transcrição "IPSIS VERBIS" da página em referência, do site da FEBARC.


Inscrição 2ª Etapa Camp Brasileiro On Road GP 2016

Inscrições abertas para a 2 Etapa do Campeonato Brasileiro On Road 2016 que sera realizada em Brasilia nos dias 02 e 03 de Julho de 2016.

Teremos 4 Categorias participando, serão 1/8 Pro, 1/8 GT, 1/10 Turismo Pro e Ligth.
Hospedagem:

Hotel Plaza Brasilia www.plazabrasilia.com.br com tarifas especiais. R$ 174,00 apto duplo e R$ 198,00 apto Triplo - Entrar em contato com Central de Reservas (061)-3319-3543 ou através do e-mail: reservasstpaul@plazabrasilia.com.br

Bristol Hotel www.bristolhotel.com.br tarifas especiais R$ 170,00 duplo e R$220,00 Triplo, reservas através do e-mail: reservas@bristolhotel.com.br

Em breve estaremos divulgando mais opções de hotéis.

Combustível: Quem quiser combustível Byron (16% R$ 170,00 – 25% R$ 180,00 e 30% R$ 185,00)

Entrar em contato com Jorginho da VM Automodelismo para reservar o seu e combinar a entrega: WhatsApp 61-8111-1650 (Os valores são para pagamento em dinheiro ou deposito bancário)

Combustível 2: Quem quiser combustível Flash Point (16% R$ 150,00 – 25% R$ 160,00)

Entrar em contato com Andre Borges para reservar o seu e combinar a entrega, através do e-mail: aborges44@me.com ou WhatsApp: 61-96065710

Informações sobre a Pista vocês podem entrar em contato com Felipe Chaud através do e-mail: chaudneto@gmail.com

Pilotos Inscritos para 2 Etapa:



Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:










Por: Marco Daher

terça-feira, 19 de abril de 2016

3a Etapa Campeonato Brasiliense Automodelismo

Foi realizada neste domingo, 17 de abril de 2016, a 3a Etapa do Campeonato Brasiliense de Automodelismo Radio Controlado nas categorias 1/8 GT e 1/10 Pro .12.

Mais uma vez tivemos as presenças ilustres dos pilotos de outros estados que vem prestigiar nosso campeonato e abrilhantar ainda mais as disputas. Esse é o verdadeiro espírito do Hobby, a confraternização e a socialização de pessoas separadas até por quilômetros de distância. Sendo assim, quero registrar aqui os meus agradecimentos aos pilotos Patrick-GO e Bernardo-RS por virem à Brasília e participar das provas junto com alguns veteranos que já aprenderam o caminho e serão sempre bem-vindos, são eles o Zé Roberto - GO, Cidão - GO, Rogério Massa - GO, Carlão - GO e Thiago Elias - GO.

Na Pro .12, Thiago Elias reina absoluto na liderança do campeonato, e pra não deixar por menos foi o "Pole Position" nas três provas que já tivemos. Apesar de estar 10 pontos na frente do segundo colocado, precisa tomar cuidado e defender com unhas e dentes sua posição, pois outros pilotos já mostraram que nada está definido e vieram pro combate com sede de vitória. 
Nas duas primeiras etapas Thiago Elias venceu de ponta a ponta, ou como nosso diretor de prova, o André Borges, gosta de falar, "Flag to Flag", porém, nessa prova em particular, tivemos grandes disputas e modelos com uma usina atômica no lugar do motor, o caso do amigo Rafael Alves que teve uma média de volta em 20.018, o que significa que andou a maior parte do tempo na casa dos 18.

Pra se ter uma ideia de como essa corrida foi disputada, basta ver a diferença de voltas entre os três primeiros colocados, 1° Rafael Alves-DF com 135 voltas, 2° Bernardo - RS com 132 voltas e 3º Rogério Massa - GO com 131 voltas, seguidos por 4° Zé Roberto - GO, 5° Thiago Elias - GO, 6° Thiago Castro - DF e 7° Patrick - GO.

Em breve será postado o vídeo da corrida.

Confira abaixo a tabela de pontos "NÃO OFICIAL", pois ainda se faz necessária a conferência do Leo Novak e a homologação da pontuação.
Agora sim...
Tabela conferida e aprovada de acordo com a publicada pelo Leo Novak...

Veja abaixo o vídeo da corrida:
Confira abaixo algumas fotos... Clique nas imagens para amplia-las!







A esquerda, 3° Rogério Massa-GO, ao centro 1° Rafael Alves-DF e a direita 2° Bernardo-RS


========================================================================


A categoria GT 1/8 contou também com um piloto de fora, o nosso amigo Carlão de Goiânia veio nos prestigiar. Agradecemos muito a presença e esperamos que sempre volte e participe de nossas corridas.
No Campeonato, quem impera tranquilo com 11 pontos de vantagem do segundo colocado é Felipe Chaud. Com uma campanha crescente, conseguiu atingir o lugar mais alto na lista. Do terceiro à vitória com uma "Pole Position" teve trabalho com muitos pegas eletrizantes que, dentre eles, o melhor com Leo Novak, que em apenas uma participação, a 2ª corrida, fez a "Pole" e venceu. Caso Leo Novak volte a correr, poderemos ter certeza de vê-lo protagonizando momentos esfuziantes em pegas com Felipe Chaud.
Durante a corrida muitos acidentes e quebras, mas nada tirou o brilho de uma excelente corrida vencida por Felipe, seguido por Georges com 10 voltas de diferença e Marcelo Milani colado em Georges com apenas duas voltas de diferença. Isso mostra que em pelotões mais distantes as disputas também são muito boas e promovem grandes rachas. 

A corrida terminou da seguinte forma:
1° - Felipe Chaud
2° - Georges
3° - Marcelo Milani
4° - Francisco Busch
5° - Carlão - GO
6° - Thiago Castro


Confira abaixo a tabela de pontos "NÃO OFICIAL", pois ainda se faz necessária a conferência do Leo Novak e a homologação da pontuação.


Agora sim... 
Tabela conferida e aprovada de acordo com a publicada pelo Leo Novak...

Confira abaixo, o vídeo da Corrida:


Confira algumas fotos... Clique nas imagens para amplia-las!








Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:











Por: Marco Daher

domingo, 17 de abril de 2016

É HOJE!!!!

A 3a Etapa do Brasiliense de 1/8 GT e 1/10 Pro .12 é HOJE, Domingo 17 de Abril de 2016... Venha nos prestigiar e torcer por um dos nossos excelentes pilotos.


É no Centro de Modelismo de Brasília, localizado ao final da Avenida L2-Sul... Brasília SpeedWay.



Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:










Por: Marco Daher

sábado, 16 de abril de 2016

ALERTA DE SEGURANÇA - Baterias LiPo Explodem

Fogo em Baterias de LiPo (Lithium Polymer Battery)

As baterias de LiPo estão se tornando muito populares como fonte de energia para controles e sistemas de nossos modelos. Isto é verdade devido à sua grande capacidade de armazenamento de energia (relação amp-hr/wt) comparadas com as baterias de NiCad e outras. 

Com o aumento de energia, aumentam os riscos na sua utilização. E o principal risco é o FOGO que pode resultar de uma recarga inadequada, danos devido à queda do modelo ou curto-circuito dos elementos. Todos os fornecedores destas baterias alertam seus clientes quanto a estes riscos e recomendam um cuidado extremo no seu manuseio. Independente disto, muitos casos de incêndio têm ocorrido com o uso de baterias de Lítio-Polímero ocasionando perda de modelos, automóveis e outras propriedades. Casas, garagens e oficinas também têm sido atingidas. 

O fogo provocado por uma bateria de Lítio pode chegar a milhares de graus e pode provocar incêndios espontâneos. O fogo ocorre devido ao contato do Lítio com o oxigênio contido no ar. Não necessita de outra fonte de ignição, ou combustível e pode queimar quase que explosivamente. Estas baterias devem ser manuseadas de forma a evitar estes acontecimentos. 

As seguintes recomendações devem ser seguidas:
  1. Armazene e recarregue as baterias em um dispositivo à prova de fogo; NUNCA no modelo. Recarregue a bateria em um lugar protegido e afastado de combustíveis. 
  2. Mantenha vigilância constante durante o processo de carregamento da bateria. 
  3. Em caso de acidente, remova os destroços para um lugar seguro e aguarde pelo menos trinta (30) minutos para observação. 
  4. Células com danos físicos podem se romper em fogo, e somente após garantir a segurança, a bateria deve ser rejeitada de acordo com as instruções do fabricante. 
  5. NUNCA tente recarregar uma bateria que tenha sofrido danos físicos, por menor que pareçam !!! 
  6. Sempre utilize carregadores desenhados para fins específicos, preferivelmente que tenham um ajuste fixo para seu conjunto de bateria. 
  7. Muitos incêndios ocorrem quando se usam carregadores com ajustes feitos inadequadamente.
  8. NUNCA tente recarregar uma bateria de Lítio com um carregador que não seja o especificado para esta bateria. 
  9. NUNCA utilize um carregador especificado para baterias de NiCad.
  10. Use carregadores que possuam sistema de monitoramento e controle do estado de cada célula do conjunto. 
  11. Células desbalanceadas podem ocasionar um desastre caso uma das células seja levada a uma condição de sobrecarga. 
  12. Se uma ou mais células mostrarem qualquer sinal de aumento de tamanho (inchaço) pare o processo de carga imediatamente e remova as células para um lugar seguro e ventilado pois podem iniciar o fogo. 
  13. O mais importante: NUNCA DEIXE UMA BATERIA RECARREGANDO DURANTE A NOITE, SEM QUE ESTEJA SENDO OBSERVADA . Muitos casos de incêndio ocorreram devido a esta pratica. 
  14. NÃO tente montar seu conjunto de bateria usando células individuais. Estas baterias não podem ser manuseadas e recarregadas ocasionalmente como os outros tipos de bateria. 
As conseqüências destas práticas podem ser muito sérias resultando em danos maiores em propriedades e danos físicos nas pessoas.




Por: Marco Daher

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:










Por: Marco Daher