Pesquisar

domingo, 24 de março de 2019

Kart Paris-Bercy 1993 1/4 Kyosho - Ayrton Senna

RARIDADE - Quem não gostaria de ter um KART dessa categoria e com um piloto desses??? Esse modelo é o Kart Paris-Bercy 1993 da Kyosho, de escala 1/4 e com motor .10 nitro. Esse modelo Radio Controlado do Ayrton Senna é raríssimo e quem tem, dificilmente irá vender, a não ser que paguem um belo preço. 
Reparem na riqueza de detalhes e que, ao virar a direção, o volante gira e a cabeça do piloto também gira seguindo a trajetória da curva, assim como os reais fazem...
Tenho um amigo que possui um KART parecido com esse, mas não é o Senna no volante, será que ele vende?

Por: Marco Daher.






Esse é o KART do Jorginho, da VMA Automodelismo.





Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:









domingo, 17 de março de 2019

Losi Tenacity SCT - Short Cruise


O Truck de Short Cruise TEN 4WD é um Automodelo de alta qualidade como se fosse uma máquina de competição sob o marca TLR (Team Losi Racing) e também enfrenta a terra como um RTR usando o logotipo Losi. O pedigree de corrida da série TEN faz com que todos os pilotos de alto desempenho dos modelos TEN, escolham Kits para montagem(DIY) ou os RTR. A última versão pronta para rodar da plataforma da Losi é a Tenacity SCT, que atualiza a fórmula TEN com um chassi de 4 mm de espessura, potência do motor BrushLess de 3800Kv, uma bolha nova e agressiva, réplica dos pneus Maxxis e o novo modelo de rádio da Spektrum, o Sistema de Rádio Ativo DX2E. O Truck está pronto para a força das baterias LiPo de 3S e pode atingir mais de 50mph diretamente da caixa, isso graças ao Controle de Veículos Ativos (AVC) para ajudá-lo a controlar toda essa potência. São muitos os recursos a US$ 400.00 - vamos pilotar?
  
 Uma cobertura de engrenagem removível dá acesso ao pinhão e a coroa.


Drivetrain de 3 Diferenciais

Como outros projetos SX 4X4 baseados em competição, o Tenacity recebe diferenciais dianteiro, central e traseiro. Os diffs são preenchidos com óleo já de fábrica em vez de lubrificados, e todas as engrenagens - incluindo o pinhão e a coroa - são fechados para impedir a entrada de sujeira e detritos. Eixos de dogbone ligam os diferenciais, enquanto eixos de aço estilo CV alcançam as rodas dianteiras e traseiras.


Amortecedores de plástico de alta performance

Os amortecedores de corpo de plástico do Truck têm furos de 12 mm para reter bastante óleo e os seus eixos de aço de 3,5mm aumentam a durabilidade. As bexigas lidam com a compensação de volume e as duas tampas facilitam o acesso ao selo de anel X simples. Os espaçadores de centralização impedem que as molas se arrastem nos corpos dos amortecedores e os espaçadores de encaixe ajustam a pré-carga e a altura de deslocamento. Material básico e eficaz.

Links de Camber & Toe de Comprimento Fixo
 
O Tenacity obtém sua geometria de suspensão a partir da versão TLR pronta para corrida da plataforma TEN, mas a Losi reduz o custo e a complexidade especificando links de camber e toe de plástico de comprimento fixo. Para a missão do Tenacity (ir rápido, fazer rosquinhas, rasgar lotes de sujeira, etc.), a ajustabilidade ausente não inibirá o fator diversão. Mais importante é a durabilidade, e as peças moldadas e a flexibilidade dos plásticos devem tornar o Tenacity um cliente difícil.

Chassis de cuba modular

A série TEN de caminhões sempre foi fácil de trabalhar, e a Tenacidade pode ser a mais fácil até agora. A bateria é acessada por uma porta sob o chassi, portanto não há necessidade de remover o corpo. As caixas de câmbio dianteira e traseira em escala 1/8 montam os componentes da suspensão diretamente sobre elas, portanto, quando você remove as caixas de câmbio, a suspensão inteira sai com elas. Para cima, o suporte superior de plástico se estende para ambas as caixas de câmbio e fornece suporte para o alojamento do diferencial central. Os suportes dianteiros e traseiros do chassi ajudam a endurecer o chassi.

O compartimento inferior da bateria pode acomodar baterias de 2S ou 3S
bastando mover espaçadores de espuma.


ESC BrushLess Dinamite Fuze

A Tenacidade está bem equipada para velocidade, com um potente motor brushless 3800Kv 550 de 4 polos classificado para uso com uma bateria 2S ou 3S LiPo. Com um pacote 3S, o Truck é bom para mais de 50 mph. O controle de velocidade à prova d'água Fuze é classificado para usar um 2S-4S LiPo (embora o motor não seja compatível com 4S) e as configurações programáveis incluem perfuração, corte de tensão, freio de arrasto, freio máximo e tempo.

Sistema de rádio ativo Spektrum DX2E pronto para telemetria

A tenacidade vem com o novo sistema de rádio ativo Spektrum DX2E. Parece um DX2E padrão usado na maioria dos veículos Losi RTR, mas o Active adquire uma chave limitadora de aceleração de 3 posições, que permite ajustar a saída do acelerador para 50, 75 ou 100%. Outro interruptor de 3 posições opera o terceiro canal. A telemetria também está disponível com um visor de velocímetro opcional, que é instalado na parte superior do transmissor e funciona com um receptor de telemetria, sensor do motor ou módulo de telemetria. Você também pode instalar um módulo Bluetooth opcional (SPM6741) que permite usar o aplicativo Spektrum Dashboard para transmitir a velocidade, temperatura do motor e voltagem da bateria para o seu dispositivo Android ou iOS.

O velocímetro LED (vendido separadamente) exibe a velocidade enquanto você dirige e registra a velocidade máxima.




Bateria Dinamite Reaction 3S 5000mAh LiPo

Para experimentar a máxima velocidade e potência da Tenacity SCT, recomendamos que use uma bateria 3S LiPo como a Dynamite de 11.1V e 5000mAh. A classificação 50C oferece muita força e o pack vem instalado com o conector EC3 que será necessário ter no modelo, ou poderá usar um plugue adaptador padrão XH; Você também pode obter o pack com um plug Traxxas ou Deans. A bateria se encaixa facilmente no chassi do Tenacity após a remoção dos espaçadores de espuma fornecidos para pacotes menores de 2S.


Opinião Rádio na Mão

“Esse Truck parece incrível” foi meu primeiro pensamento quando abri a caixa do Tenacity. O novo corpo tem uma postura baixa e agressiva, o que faz com que o Tenacity pareça estar pronto para a ação. O Tenacity vem com um pinhão de 16 dentes instalado, que é o recomendado para uso com a bateria 2S, mas se você usar um pacote 3S, o manual recomenda que você pise em um pinhão de 12 dentes para evitar overclearing e superaquecimento motor. Se você é novo no hobby, posso dizer honestamente que você não precisará mais do que o pacote 2S. 




Este Truck é rápido e tem bastante torque do motor de 4 polos para soltar os pneus em qualquer superfície. Usando o velocímetro Spektrum opcional conectado na parte superior do DX2E, não tive nenhum problema em obter a tenacidade a velocidades de 30 km / h, chegando a 32 km / h. O canteiro de obras em que eu estava testando o Truck estava além do limite, e realmente colocou a suspensão do Tenacity à prova. Sobre solavancos e sulcos profundos, a suspensão fez um bom trabalho de manter a borracha no chão, e com o controle de estabilidade do AVC voltado para a metade, eu tive pouca dificuldade em manter o nariz apontando onde eu queria. Os pneus de réplica Maxxis Razr têm um padrão de piso agressivo, e eles se ligaram bem em terra solta e argilosa, colocando um grande sorriso no meu rosto toda vez que levantavam um poleiro de 10 pés no ar. Satisfeita com o teste 2S, chegou a hora de cair no pacote 3S e, como dizem as crianças, OMG. 




Com uma mudança rápida de engrenagem do pinhão para o equipamento sugerido de 12 dentes, o Tenacity explodiu com força e disparou pela estrada de cascalho na qual eu estava testando a velocidade. Eu usei o poder total do AVC para me manter em uma linha reta, deixando uma corrida de alta velocidade de 53 mph. Depois da minha sessão de contusão, Eu fiz as malas e fui para a SDRC Raceway em Miramar, Califórnia. Voltei para a configuração do 2S e joguei o Tenacity na pista. Fiquei surpreso com o quão bem os pneus se agarraram na superfície de argila, considerando que eles são mais voltados para a sujeira solta ao ar livre. Eu tinha um conjunto de pneus Pro-Line Positron SC em composto de argila para testar e os instalei no Tenacity. Imediatamente, consegui tirar seis segundos dos meus tempos de volta e coloquei 100% da energia no chão. O Losi não está mirando a Tenacidade nos pilotos (esse é o trabalho do TLR TEN SCTE 3.0), mas esse Truck é inegavelmente rápido na pista. 



Não tenho dúvidas de que, com ajustes adicionais, eu poderia levar o Tenacity ao ritmo A-main. Fiquei surpreso com o quão bem os pneus se agarraram na superfície de argila, considerando que eles são mais voltados para a sujeira solta ao ar livre. Eu tinha um conjunto de pneus Pro-Line Positron SC em composto de argila para testar e os instalei no Tenacity. Imediatamente, consegui tirar seis segundos dos meus tempos de volta e coloquei 100% da energia no chão. O Losi não está mirando a Tenacidade nos pilotos (esse é o trabalho do TLR TEN SCTE 3.0), mas esse Truck é inegavelmente rápido na pista. 




Não tenho dúvidas de que, com ajustes adicionais, eu poderia levar o Tenacity ao ritmo A-main. Fiquei surpreso com o quão bem os pneus se agarraram na superfície de argila, considerando que eles são mais voltados para a sujeira solta ao ar livre. Eu tinha um conjunto de pneus Pro-Line Positron SC em composto de argila para testar e os instalei no Tenacity. Imediatamente, consegui tirar seis segundos dos meus tempos de volta e coloquei 100% da energia no chão. O Losi não está mirando a Tenacidade nos pilotos (esse é o trabalho do TLR TEN SCTE 3.0), mas esse Truck é inegavelmente rápido na pista. Não tenho dúvidas de que, com ajustes adicionais, eu poderia levar o Tenacity ao ritmo A-main. Consegui tirar seis segundos do meu tempo de volta e coloquei 100% da energia no chão. O Losi não está mirando a Tenacidade nos pilotos (esse é o trabalho do TLR TEN SCTE 3.0), mas esse Truck é inegavelmente rápido na pista. Não tenho dúvidas de que, com ajustes adicionais, eu poderia levar o Tenacity ao ritmo A-main. Consegui tirar seis segundos do meu tempo de volta e coloquei 100% da energia no chão. O Losi não está mirando a Tenacidade nos pilotos (esse é o trabalho do TLR TEN SCTE 3.0), mas esse Truck é inegavelmente rápido na pista. Não tenho dúvidas de que, com ajustes adicionais, eu poderia levar o Tenacity ao ritmo A-main.



Palavra Final

Fiquei impressionado com o ajuste e o acabamento da Tenacidade. Tudo é limpo e de fácil acesso, assim como todos os modelos TEN anteriores, o que simplifica a limpeza, a manutenção e o reparo. Atrás do volante, o Tenacity dirigia como parecia: super agressivo com muita velocidade. Com um pacote 2S LiPo, ele tem velocidade suficiente para satisfazer a maioria das pessoas que comprarão este Truck. Com um pacote 3S, é simplesmente insanidade! Eu recomendaria começar com a bateria 2S se você não estiver completamente pronto para 50 mph. O preço de admissão de US $ 400 não é barato, mas é muito menos caro do que um kit de corrida TEN (que não inclui eletrônicos), e você ganha muito Truck pelo dinheiro. Vale a pena.

Veja abaixo alguns LINKS Interessantes:











sábado, 16 de março de 2019

Nitro x Elétricos! Qual é o melhor pra mim?

Qual tipo de modelo escolher?


O argumento mais antigo no “Manual do Hobbista” em torno de Automodelos de Rádio Controle é a escolha do tipo de motor. Os cabeças veteranos entre nós dirão o NITRO que, segundo eles, é a única maneira de ir para uma experiência realista no Automodelismo. Já os mais novos e técnicos vão dizer que é o incrível desempenho dos sistemas elétricos atuais, os motores Brushless, e a natureza hassle-free(sem trabalheira) dos Automodelos Elétricos. Existem muitos fatores a considerar ao se escolher um Automodelo e o tipo de sistema de propulsão. Em última análise, a opção que você optar vai depender da experiência que você deseja ter e o tempo que deseja gastar com esse Hobby de R/C, vamos analisar alguns dos prós e contras de ambas as opções.


1. Simplicidade

EP - O cerne do debate entre nitro e elétricos, que é a simplicidade de utilização, provavelmente deverá ser essa a maior consideração para sua nova compra. Com um Automodelo EP (Eletric Power), temos muito menos coisas acontecendo e isso nos dá menos pontos de falha ou quebra, então o modelista terá uma experiência mais confiável. Um motor Brushless e um ESC exigem quase nenhuma manutenção e a menos que você esteja correndo na chuva e seu equipamento molhar, há uma grande possibilidade de apenas um jato simples com ar comprimido resolver o problema e você poderá voltar a andar. Na maioria das situações hoje em dia, um Automodelo EP é alimentado por uma bateria de LiPo (lítium polímero) e tudo o que você precisará ter é um monte dessas pré-carregadas e prontas para mais uma sessão de muita adrenalina. O outro fator muitas vezes esquecido é que todos nós normalmente já temos experiência com carregamento de baterias de alguma maneira em nossas vidas, como o seu SmartPhone, dispositivo de Tablet PC, NoteBook ou outra tecnologia, compreendendo assim a carga e a recarga já tornaram-se inerentes em nossas vidas cotidianas.



NITRO - Os motores Nitro são certamente muito menos simples, mesmo o equipamento necessário para levar com você exige mais preparação: Um Aquecedor de Vela(Glow) sempre carregado, Combustível, Almotolia, Velas sobressalentes e Mesa de Partida (alguns motores possuem equipamentos para dar partida, outros usam Pull-Start ou Recoil) isso tudo é necessário para você acionar o seu motor Nitro e mantê-lo para um dia de corridas ou mesmo uma brincadeira. Automodelos Nitro também exigem mais manutenção intensiva, limpeza constante no motor e nos componentes circundantes que exigem verificações regulares em razão do óleo expelido pelo escapamento. Você deve estar ciente que passará um bom tempo limpando o Automodelo e certificando-se que a embreagem esteja em bom estado, que o filtro de ar esteja limpo, que os rolamentos estejam em boas condições, as baterias de uso do sistema de receptores do rádio estejam carregadas e boas para uso, os freios estejam sem óleo e limpos. 


2. Custo

Conforme o orçamento disponível no seu bolso para poder continuar a apreciar nosso Hobby, o Custo é um fator importante na separação entre Automodelos Nitro e Automodelos Elétricos. 

Normalmente você vai gastar quantias similares, focando uma configuração de Automodelos RTR(Pronto para Uso). Automodelos EP(Eletric Power) tem menos itens consumíveis, mas os itens individuais custam muito mais, baterias podem ser uma compra cara e a quantidade que você tem, correlaciona-se diretamente à quantidade de tempo de uso. Tendo apenas 1 ou 2 baterias você precisará recarregar várias vezes no mesmo dia em carga rápida, e isso também pode ser prejudicial para a saúde da bateria e afetar sua longevidade. Este é certamente um item que você não deseja substituir constantemente. O Nitro tem muito mais itens de consumo, mas a melhor parte é que a maioria deles é muito barata! Filtros de ar podem ser limpos e re-lubrificados muitas vezes até precisarem de substituição. A embreagem e os rolamentos não são substituídos frequentemente e valem apenas alguns dólares cada. As velas podem durar muito se forem ajustadas corretamente a carburação e a temperatura do motor. O custo mais caro é o combustível que os motores Nitro consomem. Mas se for contar o gasto, ele se torna mínimo dado ao tempo de uso. Um Automodelo consome 150ml de combustível em aproximadamente 8 minutos, ou seja, um galão que custa hoje cerca de R$ 180,00 vai durar cerca de 4 horas de brincadeira. Considerando que você pode continuar a encher o tanque e pilotar seu Automodelo ininterruptamente durante esse tempo todo, diferente dos Elétricos, essa se torna uma vantagem a ser levada muito em consideração.

3. Experiência e Desempenho

Os Automodelos Nitro trazem você a um outro nível de prazer para o hobby, caso você goste de mexer com o modelo em sua oficina e está disposto a aprender a melodia, então não há comparação possível para ter um motor acelerando a 40.000 rpm, ouvindo a mudança de marcha e sentindo o cheiro dos gases de escape enquanto você pilota passado em plena aceleração em uma reta. Especialmente se você está participando de uma corrida em um mini-autódromo feito para o Hobby, a emoção das finais, com várias paradas para reabastecimento nos boxes e uma boa equipe de “pit”, essa sensação não pode ser derrotada. Veja o vídeo como isso funciona.



Os Automodelos EP oferecem algo que você pode fazer em sua rua sem medo de perturbar a vizinhança, mas a vida da bateria sempre vai ser o fator limitante em razão de quanto tempo você pode manter recarregando suas baterias! Quando se vai ao máximo em desempenho, com a tecnologia Brushless nos dias de hoje, os Automodelos EP Powered são certamente impressionantes quando se trata de velocidade máxima e alto torque. Os Automodelos Nitro desenvolvem uma banda de energia muito mais amigável a medida que aumenta drasticamente a dirigibilidade, isto é em parte devido ao sistema de embreagem. Caso você queira que o motor despeje toda a potência de uma vez só, então um Automodelo com motorização EP Brushless com um pinhão grande vai ser difícil competir com ele.


Vantagens e Desvantagens(opinião da maioria pesquisada)

ELÉTRICOS

Vantagens:

  • Maior velocidade, visto que nos últimos anos, com o desenvolvimento de baterias e motores mais modernos, que aproveitam mais a energia, experimentou-se um boom dos automodelos elétricos, já que houve um barateamento dos equipamentos e o desempenho ficou muito superior aos modelos a combustão(Nitro ou Gasolina).
  • Aceleração instantânea dado ao torque ser despejado de forma uniforme e como um tiro.
  • A motorização ideal para os modelos indicados aos iniciantes com algum conhecimento ou àqueles totalmente leigos no assunto, são os modelos RTR(Ready To Run - Prontos para Uso), para começar basta carregar as baterias e ir correr. Não necessita conhecimentos prévios para poder começar a andar, é fácil e rápido.
  • Menor tempo gasto em manutenções e menos manutenções.
  • Utiliza apenas um Servo Motor para controlar a direção.
  • O motor não “morre”.
  • Não fazem sujeira.
  • Não fazem barulho que, neste caso como vantagem porque podemos andar e correr com eles em áreas residenciais sem despertar a ira de todos os vizinhos.
  • A entrega de potencia dos motores elétricos é mais linear, desta forma são mais adequados aos praticantes de DRIFT e CRAWLER.
  • Os pneus duram muito mais do que modelos a combustão. 
Desvantagens:
  • A duração das baterias ainda que se tenham obtido importantes melhoras neste sentido, com novos tipos de baterias ou baterias de maior capacidade, segue sendo um tempo limitado para cada bateria que, em modelos RTR pode oscilar entre 7 minutos e 30 minutos por bateria. Este ponto é facilmente contornável comprando-se vários packs de bateria, apesar do preço ainda ser um pouco alto, compensa pelo benefício.
  • A falta de barulho não trás muita emoção ao pilotar, apenas os vemos correr tanto quanto os a combustão, mas só fazem um zumbido. Falta a emoção do ronco dos motores, da mudança de marcha, do reabastecimento rápido, do cheiro peculiar do combustível queimado.


COMBUSTÃO

Vantagens:

  • O Barulho do motor é uma coisa difícil de explicar, mas o som dos motores na aceleração, na mudança de marchas, nas reduções é, para os amantes da mecânica e dos esportes a motor como Fórmula 1, Moto Velocidade, Rally e outros, é algo especial, uterino, inexplicável.
  • Pode-se correr por várias horas seguidas sem desligar o motor com apenas um galão de combustível.
  • Possuem boa velocidade e na maioria dos casos usam duas marchas de acionamento automático, o que os torna mais emocionantes na reta quando na aceleração total ouve-se a troca para a segunda marcha. 
Desvantagens:
  • Maior complexidade para ligar e regular o motor. É necessário ter o mínimo de noções de afinação de carburação. (Veja a Postagem de Como Regular um Motor Nitro - Clicando Aqui!)
  • Os motores são mais sensíveis a mudanças climáticas.
  • Mais sujeira graças ao óleo cuspido pelo escapamento e a poeira que gruda nesse óleo.
  • Muito mais cuidado com o motor e seus componentes para que não estraguem prematuramente.
  • O motor e o escape podem ficar a temperaturas maiores que 110ºC, o que pode causar sérias queimaduras.
  • Devemos aguardar um tempinho para modificar algo no carro logo após correr ou ter muito cuidado ao mexer quando ainda estivermos andando com ele.
  • O sistema de embreagem dificulta a afinação/manutenção, tudo deve funcionar sincronizadamente.
  • Possuem 2 servos, sendo um para a aceleração e freio e o outro para a direção.
  • O motor pode “morrer” por inúmeros motivos como afogamento, falta de combustível em alta aceleração, queima da vela, falta de compressão, sujeira na câmara de combustão, falta de ar suficiente para a mistura, carburação muito "gorda" ou muito "fina", etc...
  • A capacidade de aceleração depende da regulagem da carburação combinada com a regulagem da abertura da embreagem.
  • Fazem muito barulho sendo que era uma vantagem para uns que, pelo prazer de ouvir os motores subindo de giro, neste caso para outros é um inconveniente porque atrapalha os vizinhos e em alguns casos podem haver problemas para andar em áreas residenciais.
  • Pneus gastam mais rápido.

Então, como eu escolho?

Antes de comprar você precisa ser honesto e pergunte a você mesmo:

- O aspecto do motor Nitro faz sua cabeça revirar internamente? 

- Vai se sentir feliz de passar algum tempo sobre as ferramentas fazendo manutenção para manter seu Automodelo em condições de uso? 

Se assim for, a categoria NITRO será um bom passatempo e pode ser para você que mexer com motores pode ser metade do divertimento e os resultados finais serão uma experiência exclusiva e satisfatória Pilotando um Automodelo Nitro Powered de R/C. 

Caso você queira ser capaz de puxar o Automodelo do armário e ir de imediato já correndo, tendo muito menos manutenção envolvida ou se o nitro não lhe interessa, então os Elétricos serão sua melhor aposta. Os Automodelos EP são simples e uma ótima opção para o Hobbista que deseja a maior diversão para o mínimo de esforço.