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segunda-feira, 20 de abril de 2020

Campeonato Europeu 1/8 Pro 2019 - Edição de Isolamento Social

Corrida de 30 minutos do 1/8 A-Main, na rodada de abertura da Infinity Euro Nitro Series 2019 em Bolonha na Itália.



Greiner conquista emocionante vitória da 1/8 Pro

Dominic Greiner conquistou uma vitória árdua na rodada de abertura do ENS nesta tarde na Itália. Mais conhecido por suas façanhas de 1/10, o piloto da Serpent conseguiu uma grande virada, utilizando uma estratégia de pneus e combustível bem executada para tirar o melhor de vários Campeões da ENS, Simon Kurzbuch. Uma saída tardia de Dario Balestri tirou o piloto do Infinity da disputa enquanto o misturava na frente, terminando em 5º, permitindo que o veterano piloto Alberto Picco pegasse as peças e ocupasse o 3º lugar. Chegando em casa em 4º, Lamberto Collari parecia pronto para jogar uma curva para seus competidores, passando 5 minutos entre as paradas de combustível, apenas para ficar aquém da volta de sua segunda parada. Tendo ficado preso atrás de Carmine Raiola no início dos 30 minutos, Greiner teve que começar a pegar o principal par de Kurzbuch e Balestri, e foi ajudado por fazer 4 minutos entre as paradas, seu mecanismo do SO não tão sedento quanto as unidades de força baseadas em Novarossi. Com todos na frente na mesma estratégia básica de pneus, trocando apenas os pneus externos primeiro e depois os quatro, no final da corrida, os pneus de Greiner estavam acabados e com Kurzbuch o pegando rápido, ele disse: 'Eu tinha que manter a calma como sabia Eu só tinha um minuto para partir '. Seu primeiro pódio na classe 1/8 na ENS, o alemão elogiou as melhorias feitas em sua Serpent 988 durante o inverno e está ansioso por uma temporada competitiva. no final da corrida, os pneus de Greiner estavam acabados e com Kurzbuch a pegá-lo rapidamente, ele disse: 'Eu precisava manter a calma, pois sabia que só faltava um minuto'. Seu primeiro pódio na classe 1/8 na ENS, o alemão elogiou as melhorias feitas em sua Serpent 988 durante o inverno e está ansioso por uma temporada competitiva. no final da corrida, os pneus de Greiner estavam acabados e com Kurzbuch a pegá-lo rapidamente, ele disse: 'Eu precisava manter a calma, pois sabia que só faltava um minuto'. Seu primeiro pódio na classe 1/8 na ENS, o alemão elogiou as melhorias feitas em sua Serpent 988 durante o inverno e está ansioso por uma temporada competitiva.
Faltando apenas 4 décimos aos 30 minutos, Kurzbuch ficou chateado por Balestri ter causado o que considerou uma colisão evitável quando o italiano pegou fogo. O piloto suíço acreditava que Dario, com o motor estragado nas três curvas anteriores, deveria ter parado para o lado para deixar o piloto passar mais rápido enquanto ele diminuiu a velocidade, mas parou na linha de corrida, causando um acidente que enviou o Shepherd motorista fora da pista, o tempo perdeu consideravelmente mais do que a margem perdida para Greiner. Apesar disso, ele disse: 'No geral, foi muito bom, nossa estratégia estava certa', mas sentiu que seu motor perdeu um pouco de potência no meio da final, mas que sua equipe de pit e ele deram tudo de si. Particularmente feliz com seu pitstop final, cerca de 2 segundos mais rápido que os outros, ele avisara sua equipe pelo rádio que chegaria rápido e poderia ser doloroso de pegar, mas seu pai Christian não perdeu o ritmo e poderia lhe dar a vantagem de que precisava. Resumindo o fim de semana, ele disse: 'Eu consegui o 2º ponto de TQ, então já é um começo melhor do que na temporada passada'.
Alberto Picco entraria em campo a partir da sua posição inicial no 9º lugar para chegar ao pódio final, com o agradável italiano a dizer "apenas tentando ser consistente". Sentindo que ele tinha um ritmo muito bom, quase a par dos que estavam na frente, muito tempo foi perdido em um incidente inicial, um monte de carros se juntando, Alberto admitindo que, quando a carnificina se acalmava, ele havia perdido onde seu carro estava. momento. Uma vez de volta aos trilhos, sua experiência mostrou que ele poderia trabalhar o seu caminho, herdando o 3º lugar quando Balestri enfrentou problemas.
Correndo em sua pista em casa, no início de Lamberto Collari parecia ansioso, pois ele conseguiu esticar a janela do pit stop para 5 minutos, o que lhe daria quase uma vantagem de 3 pitstops sobre seus rivais. No entanto, pouco antes de sua segunda parada, seu motor Max Power parou na volta, perdendo-o por um tempo considerável. Colocando o tempo de corrida em um estilo de condução suave, o 9 vezes Campeão do Mundo acreditava que, sem essa chama, ele estaria lá no final para lutar contra os outros pela vitória. Após sua derrota, Dario Balestri, decepcionado, conseguiu dar partida no carro para trazer sua IF18 para casa na 5ª posição, na frente de seu companheiro de equipe Carmine Raiola na 6ª e dos dois pilotos principais B Silvio Hachler e Rick Vrielijnck completando o top 8.
Na 1 / 8th 40+ class, foi uma corrida muito emocionante, já que o eventual vencedor Stefano Solaroli chegou à frente, começando da 5ª, mas ainda mais emocionante foram as voltas finais do encontro de 30 minutos que viu o motorista do pastor alemão Andreas Giesa se aproximou rapidamente do italiano enquanto lutava com os pneus. A dupla acabou se separando por 2 segundos no final, com Rudi Scherer terminando o pódio como o homem da pole Andrea Hächler teve uma corrida complicada terminando em 4º.


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quarta-feira, 25 de março de 2020

Final Campeonato Sudamericano R/C 1/5 2010 Portão - Brasil

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quarta-feira, 4 de março de 2020

Apaixonado por carros, fotógrafo transforma hobby de automodelismo em negócio

Miniaturas demoram até três meses para ficarem prontas e são vendidas por até R$ 9 mil


POR VALDIR RIBEIRO - 21 JAN 2016 - https://revistapegn.globo.com/


Miniatura do Jeep Rubicon (Foto: Ecampi RC Custom Models)


Em 2011, Emílio Campi, fotógrafo e webdesigner de Ubatuba, buscava por um carro de controle remoto realista de um Land Rover Defender D90. Apaixonado por carros robustos, Campi passou dias procurando pelo modelo em lojas físicas e virtuais. Depois de algumas semanas sem sucesso, desistiu e decidiu fazer ele mesmo sua miniatura.O processo para montar o pequeno Defender D90 foi demorado.

Depois de quase seis meses esperando por peças e aprendendo sobre pintura, modelagem, mecânica e elétrica, o fotógrafo finalmente tinha construído seu querido carrinho. “Tive que ser autodidata. Pesquisava na internet e tirava dúvidas com profissionais”, diz.

Quando o modelo ficou pronto, era hora de exibi-lo nas redes sociais. Campi ficou surpreso quando amigos, e até mesmo pessoas desconhecidas, começaram a se interessar pela ideia e perguntar quanto ele cobraria para fazer um modelo. O empreendedor já fez mais de 200 miniaturas nos últimos cinco anos, cada uma diferente da outra, e adicionou uma nova atividade profissional ao seu currículo.

Negócio

Com o sucesso, decidiu criar um site para mostrar seu portfólio aos interessados e também receber pedidos de orçamento, que podem ser feitos por pessoas de qualquer lugar do Brasil.

Um modelo comum das miniaturas feitas pelo fotógrafo é vendido entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Mas isso vale apenas para as reproduções de carros, pois as miniaturas de caminhões e ônibus podem custar de R$ 5 mil a R$ 9 mil.


Automodelo do caminhão Volvo Tractor 6×6 Tritrem Florestal (Foto: Ecampi RC Custom Models)
A faixa de preço é bastante ampla, pois, como explica Campi, as miniaturas “não são brinquedos, são modelos artesanais de controle remoto com o maior nível de detalhe possível. Nenhum modelo é igual ao outro, nem mesmo se eu tentar reproduzí-los fielmente”. Ou seja, para cada carrinho são necessárias peças específicas, o que impede a padronização de preço.

Durante a fabricação, Campi realiza testes em uma pista off-road miniatura construída por ele mesmo. O fotógrafo filma tudo e avalia o desempenho do modelo a partir das imagens. Isso é feito para que todas as alterações necessárias sejam encontradas e o cliente tenha o melhor carrinho que poderia ser construído pelo fotógrafo.

“Sempre me perguntam ‘qual o seu melhor projeto?’, e eu sempre respondo que será o próximo, que eu ainda não fiz. Porque eu estou sempre me aprimorando e a cada modelo aprendo coisas novas”, diz.



Nostalgia


A maioria dos clientes tem idade acima de 40 anos. “Acredito que essas pessoas, quando crianças, tiveram vontade de ter um carrinho de controle remoto, que até existiam na época, mas eram muito caros. Agora, com recursos disponíveis, elas podem finalmente comprar o que sempre quiseram. Muitas me falam que é como se fosse a realização de um sonho de infância”.

Muitos dos clientes que solicitam orçamentos de automodelos também pedem por miniaturas de carros antigos. Como quase toda a produção das miniaturas é feita de forma artesanal, existe essa possibilidade de Campi construir praticamente qualquer tipo de veículo, o que acaba atraindo colecionadores e saudosistas do automodelismo.

Ano de crise, novas oportunidades

Em 2015, Campi começou a enfrentar uma queda nos pedidos devido ao aumento do dólar. Como a maior parte das peças é importada — do Japão, dos Estados Unidos, da Alemanha e da China —, ficou mais caro produzir as miniaturas, o que exigiu uma diminuição da margem de lucro. “ Tive que fazer a redução para manter o mesmo volume de venda. Atualmente, de 60% a 70% do valor que pratico na venda é referente ao custo para produzir os modelos”.

Por outro lado, Campi espera que esse ano os negócios sejam melhores. Segundo ele, o hobby do automodelismo está sendo bem divulgado e cada vez chegam mais pedidos de orçamento para ele. “Acredito que esse ano será melhor para o mercado dos modelos customizados”. Embora tenha uma empresa aberta no ramo da publicidade, Campi diz que não pretende formalizar seu negócio de modelismo ainda, pois considera o volume de produtos baixo. “Como são projetos personalizados, acabo vendendo entre um ou dois modelos por mês”.

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A Pista Pegou Fogo e a Treta Estava Formada!

Corpo de Bombeiros molha pista de automodelismo do Clube Asas do Vale, em Gaspar - SC


Corporação deslocou o caminhão para fazer o serviço a pedido da associação catarinense da modalidade.


Por Redação NSC - https://www.nsctotal.com.br/ - Visitem

No local ocorria a 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Automodelismo Offroad(Foto: Jandyr Nascimento / Agencia RBS)


Um caminhão de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros foi deslocado do pelotão da cidade para molhar duas vezes a pista de automodelismo - competição de carros guiados por controle remoto - do Clube Asas do Vale, em Gaspar, neste domingo. No local ocorria a 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Automodelismo Offroad, realizado pela Associação Catarinense de Automodelismo Offroad (Acaoff). 

O sócio da Acaoff e organizador do evento, Eduardo Pinho Moreira Filho, conta que os bombeiros foram acionados porque o equipamento da empresa que costuma prestar o serviço de molhar a pista quebrou: 

- Pedimos a ajuda dos bombeiros, que ficaram de autorizar com o comando. Soubemos que a empresa não poderia prestar este serviço na quarta-feira e tivemos esta ideia. Foi a última alternativa e não pressionamos de nenhuma forma. 

Moreira Filho acrescenta que por não morar no Vale do Itajaí a possibilidade de procurar outra empresa para molhar o local da competição não foi cogitada. Ele ainda alegou que uma condicionante estabelecida pelo Corpo de Bombeiros para fornecer o caminhão foi a reposição da água, que teria ocorrido no lago do próprio Clube Asas do Vale. 

O comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major José Gamba Júnior, afirma que os caminhões da corporação estão sempre abastecidos com água e confirma que no caso da etapa do Campeonato Catarinense de Automodelismo Offroad, o deslocamento da viatura só foi autorizado porque havia possibilidade de reposição da água e outro caminhão a postos no pelotão da cidade. O comandante da unidade de Gaspar, tenente Rodolfo Silveira Rodrigues, informou ainda que a organização do evento pediu auxílio, sem mencionar a pessoa responsável pela solicitação. 

Enquanto registrava os bombeiros molhando a pista do clube, um homem pediu que o fotógrafo do Santa Jandyr Nascimento entregasse a câmera. Depois, entrou no carro da reportagem afirmando que não sairia dali caso as imagens não fossem apagadas.

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Automodelismo tem alta velocidade e disputa acirrada em tamanho reduzido

Reportagem interessante do GSHOW de 30/05/2015.

O Mais Caminhos deste sábado conversou com campeão na modalidade Flávio Elias.

O Mais Caminhos deste sábado (30) mostrou todos os detalhes de um esporte rápido. As máquinas que competem nessa modalidade passam dos 120 km/h e qualquer acidente pode significar o fim da corrida para os participantes. A diferença entre esta competição e o automobilismo está nos pilotos, que não ficam dentro dos carros, mas sim observando tudo de longe, com um controle remoto nas mãos. É o automodelismo.

Para falar sobre o assunto, o repórter Daniel Perondi foi até Americana (SP) para conversar com um campeão, dono de um título que tem quase tantas letras quanto troféus na estante. Flávio Elias é undecacampeão, ou seja, vencedor 11 vezes no Campeonato Brasileiro da modalidade.



"Hoje o automodelismo é profissional. A gente está tentando fazer com que o hobby vire esporte, pois no mundo todo ele já é esporte", explicou Elias.

O piloto, atualmente, está se preparando para competir o torneio mundial, que acontece em novembro em Americana que traz 150 competidores do mundo todo, entre eles donos de títulos mundiais por nove vezes.

"Só tem fera! E nós de Americana estamos aqui também, pra competir com essas feras", contou o corredor que garantiu que o esporte não é só para homens. Segundo ele, duas mulheres, uma nos Estados Unidos e outra na Itália, representam o time feminino na modalidade e ainda fazem bonito.
Carrinhos podem passar dos 120 km/h na prática do automodelismo (Foto: Reprodução / EPTV)

"Andam melhor que muito marmanjo por aí", brincou o campeão.

Paixão de Família

O amor pela velocidade e pelos carrinhos está no sangue de Flávio. O pai, Jeferson Elias, foi quem despertou essa vontade de competir com aquilo que muitos veriam como brinquedo.

Jeferson começou a andar de Kart no início da década de 70. A carreira no esporte durou mais de 10 anos. Até 1982 o pai de Flávio já tinha corrido com grandes nomes como Tony Kanaan, Rubens Barrichelo e o grande Ayrton Senna. Mas foi só em 1998 que o controle remoto substituiu o volante na vida dessa família.

"Eu vi uma pista deste tipo por aqui. Eu parei para ver o que era e fiquei louco com aquilo" , disse Jeferson.

"Chegou um dezembro, no Natal, e meu pai me deu um carrinho de controle remoto. A partir daí virou um esporte para mim e não mais hobby e hoje já fazem 2 anos que eu construí uma pista" lembra Flávio Elias.

A parceira entre pai e filho segue até hoje durante as competições. Com um tanque que comporta apenas 125 ml de combustível, o suficiente para apenas 4 minutos de corrida, as duas gerações da família precisam estar afinadas durante os pit-stops das provas que podem durar até 1h45. Enquanto Flávio Pilota, Jeferson reabastece e prepara o carro para as próximas voltas

"Meu pai é a chave principal. Se ele não fizer as coisas bem feitas para mim na pista, a gente não consegue fazer nada", explica o filho.

E qualquer erro pode significar uma viagem sem volta para a tela da fama. Um espaço na cerca em volta da pista onde ficam penduradas as carcaças dos carros destruídos nas competições.

"Tem um carro meu pendurado lá", conta Flávio Elias aso risos.

Se depender dessa família de corredores, a paixão pela velocidade segue, ainda, mais uma geração. Pedro, o filho de Flávio, neto de Jeferson, vai crescer em meio ao ronco dos motores, mesmo que sejam os motores do automodelismo.

"Se a genética se confirmar ele vai correr também. Dizem que a geração que vem vindo sempre melhora, então tomara que ele ganhe dois décimos na corrida". brincou o avô coruja.

Quer ver essas máquinas acelerando na pista de corrida e ainda descobrir o que aconteceu quando o repórter do Mais Caminhos tentou dirigir um desses carros? Confira o vídeo.

Três gerações da família se juntam em paixão pela velocidade no automodelismo (Foto: Reprodução / EPTV)


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GALPAS – CAPOTOTAFORA 2020

Postagem do site Galpas.com.br - Visitem! 

MINI-Z 
GALPAS – CAPOTOTAFORA 2020 



Evento teste do GALPAS JUST FOR FUN, campeonato interno do clube para o ano de 2020.

O encontro contou com a visita do amigo Hashimoto do CSMZ e mais seis pilotos. Pudemos testar as regras do campeonato, correr e nos divertir.

Depois de algumas horas de bate-papo, treinos livres e curtição, já com algumas Heinekens e águas saborizadas na cabeça, fomos para a pista.

Primeiro desafio do dia: Voltas pré-classificatórias. Apenas três voltas por piloto, sempre com pista limpa.

As voltas correram dentro do esperado, até que o amigo Sombra decidiu testar a regra e CAPOTOU! Como ainda não havia aberto uma volta, pôde voltar pra pista. Deu duas voltas e CAPOTOU DE NOVO! CAPOTOUTAFORA!

Os tempos pré-classificatórios ficaram assim:

1. Dennis, 10.130s

2. Alan, 11.120s

3. Ronas, 11.340s

4. Eduardo, 11.510s

5. Danilo, 11.872

6. Sombra, 11.932 – CAPOTOU!!

7. Hashimoto, 13.980

Segundo desafio: Corridas classificatórias. Como estávamos em 7, o sistema dividiu os pilotos em baterias de 4 e 3 carros.

Fizemos as corridas qualificatórias com 15 voltas cada e as finais com 20 voltas. Estamos discutindo para ver se permanece assim ou faremos corridas por tempo.

De qualquer forma, aqui já pudemos ver a aleatoriedade (e risadas) gerada pela nova regra. As classificatórias ficaram assim:


CORRIDA Q1 1

1. Alan

2. Eduardo

3. Danilo

4. Denis – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q1 2

1. Ronas

2. Sombra

3. Hashimoto – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q2 1

1 Dennis

2 Danilo

3 Hashimoto

4 Eduardo – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q2 2

1 Alan

2 Ronas

3 Sombra


CORRIDA Q3 1

1. Eduardo

2. Danilo

3. Hashimoto

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q3 2

1. Dennis

2. Alan

3. Ronas


CORRIDA Q4 1

1. Danilo

2. Eduardo

3. Hashimoto

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q4 2

1. Dennis

2. Ronas

3. Alan – CAPOTOTAFORA!!


Como estávamos com poucos pilotos, fizemos 4 corridas qualificatórias em vez de 3, com um descarte. Dessa forma os pilotos foram divididos em:

FINAL A: Alan, Danilo, Dennis e Ronas

FINAL B: Eduardo, Hashimoto e Sombra

A Final B seria disputada em uma corrida única, com apenas o primeiro subindo para a Final A. A Final A é disputada em corridas duplas, valendo a soma das voltas completas.

E assim fomos para as finais, todos querendo vencer, mas temendo o fantasma da capotagem!


FINAL B

1. Sombra

2. Hashimoto

3. Eduardo – CAPOTOTAFORA!!


Para surpresa geral, o Eduardo capotou na primeira volta e o Sombra, rei da capotagem até então, não capotou.


FINAL A1

1. Alan

2. Danilo

3. Ronas – CAPOTOTAFORA!!

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!

5. Dennis – CAPOTOTAFORA!!


FINAL A2

1. Alan

2. Ronas

3. Danilo – CAPOTOTAFORA!!

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!

5. Dennis – CAPOTOTAFORA!!

Nas finais A a galera entrou com sangue nos olhos, daí não deu outra. Muitas risada e… CAPOTOTAFORA!!


CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. Alan

2. Danilo

3. Ronas

4. Sombra

5. Dennis

6. Hashimoto

7. Eduardo

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