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quarta-feira, 4 de março de 2020

Automodelismo tem alta velocidade e disputa acirrada em tamanho reduzido

Reportagem interessante do GSHOW de 30/05/2015.

O Mais Caminhos deste sábado conversou com campeão na modalidade Flávio Elias.

O Mais Caminhos deste sábado (30) mostrou todos os detalhes de um esporte rápido. As máquinas que competem nessa modalidade passam dos 120 km/h e qualquer acidente pode significar o fim da corrida para os participantes. A diferença entre esta competição e o automobilismo está nos pilotos, que não ficam dentro dos carros, mas sim observando tudo de longe, com um controle remoto nas mãos. É o automodelismo.

Para falar sobre o assunto, o repórter Daniel Perondi foi até Americana (SP) para conversar com um campeão, dono de um título que tem quase tantas letras quanto troféus na estante. Flávio Elias é undecacampeão, ou seja, vencedor 11 vezes no Campeonato Brasileiro da modalidade.



"Hoje o automodelismo é profissional. A gente está tentando fazer com que o hobby vire esporte, pois no mundo todo ele já é esporte", explicou Elias.

O piloto, atualmente, está se preparando para competir o torneio mundial, que acontece em novembro em Americana que traz 150 competidores do mundo todo, entre eles donos de títulos mundiais por nove vezes.

"Só tem fera! E nós de Americana estamos aqui também, pra competir com essas feras", contou o corredor que garantiu que o esporte não é só para homens. Segundo ele, duas mulheres, uma nos Estados Unidos e outra na Itália, representam o time feminino na modalidade e ainda fazem bonito.
Carrinhos podem passar dos 120 km/h na prática do automodelismo (Foto: Reprodução / EPTV)

"Andam melhor que muito marmanjo por aí", brincou o campeão.

Paixão de Família

O amor pela velocidade e pelos carrinhos está no sangue de Flávio. O pai, Jeferson Elias, foi quem despertou essa vontade de competir com aquilo que muitos veriam como brinquedo.

Jeferson começou a andar de Kart no início da década de 70. A carreira no esporte durou mais de 10 anos. Até 1982 o pai de Flávio já tinha corrido com grandes nomes como Tony Kanaan, Rubens Barrichelo e o grande Ayrton Senna. Mas foi só em 1998 que o controle remoto substituiu o volante na vida dessa família.

"Eu vi uma pista deste tipo por aqui. Eu parei para ver o que era e fiquei louco com aquilo" , disse Jeferson.

"Chegou um dezembro, no Natal, e meu pai me deu um carrinho de controle remoto. A partir daí virou um esporte para mim e não mais hobby e hoje já fazem 2 anos que eu construí uma pista" lembra Flávio Elias.

A parceira entre pai e filho segue até hoje durante as competições. Com um tanque que comporta apenas 125 ml de combustível, o suficiente para apenas 4 minutos de corrida, as duas gerações da família precisam estar afinadas durante os pit-stops das provas que podem durar até 1h45. Enquanto Flávio Pilota, Jeferson reabastece e prepara o carro para as próximas voltas

"Meu pai é a chave principal. Se ele não fizer as coisas bem feitas para mim na pista, a gente não consegue fazer nada", explica o filho.

E qualquer erro pode significar uma viagem sem volta para a tela da fama. Um espaço na cerca em volta da pista onde ficam penduradas as carcaças dos carros destruídos nas competições.

"Tem um carro meu pendurado lá", conta Flávio Elias aso risos.

Se depender dessa família de corredores, a paixão pela velocidade segue, ainda, mais uma geração. Pedro, o filho de Flávio, neto de Jeferson, vai crescer em meio ao ronco dos motores, mesmo que sejam os motores do automodelismo.

"Se a genética se confirmar ele vai correr também. Dizem que a geração que vem vindo sempre melhora, então tomara que ele ganhe dois décimos na corrida". brincou o avô coruja.

Quer ver essas máquinas acelerando na pista de corrida e ainda descobrir o que aconteceu quando o repórter do Mais Caminhos tentou dirigir um desses carros? Confira o vídeo.

Três gerações da família se juntam em paixão pela velocidade no automodelismo (Foto: Reprodução / EPTV)


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GALPAS – CAPOTOTAFORA 2020

Postagem do site Galpas.com.br - Visitem! 

MINI-Z 
GALPAS – CAPOTOTAFORA 2020 



Evento teste do GALPAS JUST FOR FUN, campeonato interno do clube para o ano de 2020.

O encontro contou com a visita do amigo Hashimoto do CSMZ e mais seis pilotos. Pudemos testar as regras do campeonato, correr e nos divertir.

Depois de algumas horas de bate-papo, treinos livres e curtição, já com algumas Heinekens e águas saborizadas na cabeça, fomos para a pista.

Primeiro desafio do dia: Voltas pré-classificatórias. Apenas três voltas por piloto, sempre com pista limpa.

As voltas correram dentro do esperado, até que o amigo Sombra decidiu testar a regra e CAPOTOU! Como ainda não havia aberto uma volta, pôde voltar pra pista. Deu duas voltas e CAPOTOU DE NOVO! CAPOTOUTAFORA!

Os tempos pré-classificatórios ficaram assim:

1. Dennis, 10.130s

2. Alan, 11.120s

3. Ronas, 11.340s

4. Eduardo, 11.510s

5. Danilo, 11.872

6. Sombra, 11.932 – CAPOTOU!!

7. Hashimoto, 13.980

Segundo desafio: Corridas classificatórias. Como estávamos em 7, o sistema dividiu os pilotos em baterias de 4 e 3 carros.

Fizemos as corridas qualificatórias com 15 voltas cada e as finais com 20 voltas. Estamos discutindo para ver se permanece assim ou faremos corridas por tempo.

De qualquer forma, aqui já pudemos ver a aleatoriedade (e risadas) gerada pela nova regra. As classificatórias ficaram assim:


CORRIDA Q1 1

1. Alan

2. Eduardo

3. Danilo

4. Denis – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q1 2

1. Ronas

2. Sombra

3. Hashimoto – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q2 1

1 Dennis

2 Danilo

3 Hashimoto

4 Eduardo – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q2 2

1 Alan

2 Ronas

3 Sombra


CORRIDA Q3 1

1. Eduardo

2. Danilo

3. Hashimoto

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q3 2

1. Dennis

2. Alan

3. Ronas


CORRIDA Q4 1

1. Danilo

2. Eduardo

3. Hashimoto

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!


CORRIDA Q4 2

1. Dennis

2. Ronas

3. Alan – CAPOTOTAFORA!!


Como estávamos com poucos pilotos, fizemos 4 corridas qualificatórias em vez de 3, com um descarte. Dessa forma os pilotos foram divididos em:

FINAL A: Alan, Danilo, Dennis e Ronas

FINAL B: Eduardo, Hashimoto e Sombra

A Final B seria disputada em uma corrida única, com apenas o primeiro subindo para a Final A. A Final A é disputada em corridas duplas, valendo a soma das voltas completas.

E assim fomos para as finais, todos querendo vencer, mas temendo o fantasma da capotagem!


FINAL B

1. Sombra

2. Hashimoto

3. Eduardo – CAPOTOTAFORA!!


Para surpresa geral, o Eduardo capotou na primeira volta e o Sombra, rei da capotagem até então, não capotou.


FINAL A1

1. Alan

2. Danilo

3. Ronas – CAPOTOTAFORA!!

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!

5. Dennis – CAPOTOTAFORA!!


FINAL A2

1. Alan

2. Ronas

3. Danilo – CAPOTOTAFORA!!

4. Sombra – CAPOTOTAFORA!!

5. Dennis – CAPOTOTAFORA!!

Nas finais A a galera entrou com sangue nos olhos, daí não deu outra. Muitas risada e… CAPOTOTAFORA!!


CLASSIFICAÇÃO FINAL

1. Alan

2. Danilo

3. Ronas

4. Sombra

5. Dennis

6. Hashimoto

7. Eduardo

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sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

A maior Monster Truck que já vi!!!



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segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Motor Toyan FS-S100 4 Tempos RC com Partida Elétrica

Motor de 4 tempos RC Toyan FS-S100

Um motor de quatro tempos (também conhecido como motor de quatro ciclos) é um motor de combustão interna (IC) no qual o pistão executa quatro cursos separados enquanto gira o virabrequim. Um “curso” refere-se ao movimento completo do pistão ao longo do cilindro, em qualquer direção, ou seja, para cima ou para baixo.

Recursos:
1 - Desempenho poderoso: a velocidade de rotação pode chegar a 13.500 rpm.
2 - Combustível Metanol ou Gasolina: a versão opcional escolhida usa o combustível que é o utilizado normalmente por automodelistas, o NITROMETANO de composição 16 ou 20% de Nitro na versão de Metanol ou a Gasolina comum na versão à GASOLINA.
3 - Acessórios extras necessários para a operação: Glow + módulo ESC + tubo de combustível de 30 cm + vela de incandescência.
4 - Opção de presente para muitas aplicações: O motor a quatro tempos pode ser usado em Automodelos de escala 1:8, 1:10, 1:12, ou modelos de Navio, Barcos e outros equipamentos.
Além disso, ele pode ser usado para exibição em sala de aula como auxiliares de ensino.
Pode ser também um presente ideal para os amantes de motores.



Descrição:
Nome do item: Motor de metanol ou gasolina a quatro tempos de resfriamento a água
Material: Motor de metal + plástico
Dimensões: 100,5 x 85,4 x 86,5mm
Diâmetro do cilindro: 17,0 mm
Diâmetro do pistão: 16,6 mm
Cilindrada: 3,5cc
Potência de saída: 0,5ps
Velocidade de potência: 2500-13500rpm
Dimensões do produto: 10,5 x 8,54 x 8,65 cm
Peso do produto: 380g
Dimensões da embalagem: 12 x 10 x 10cm
Peso da embalagem: 410g
Embalagem: Caixa


Lista da embalagem:
1 x motor de metanol ou gasolina a quatro tempos de resfriamento a água (com motor de partida)

Métodos de operação:
1 - Para a ignição, ligue o cabo de ignição à vela e, em seguida, ao módulo regulador de tensão. Conecte o cabo de força à bateria de 7.4V com o T-Plug.
2 - Conecte a mangueira de combustível ao tanque de combustível e ao motor.
3 - Para dar a partida, conecte o Regulador de Tensão ao conector de partida e, em seguida, conectar ao motor de partida. (O motor de partida está incluído no Kit)



Dicas:
1 - Não toque no ventilador do motor com as mãos para evitar ferimentos.
2 - Não toque em nenhuma parte do motor para evitar queimaduras.
3 - Lubrificando o motor primeiro antes do uso, para evitar desgaste. (Lubrifique com a graxa incluída na embalagem)
Funcionamento de um motor de metanol a quatro tempos

Um “golpe” é o movimento do pistão de cima para baixo do cilindro. O motor usa um ciclo de quatro tempos e o metanol ou a gasolina como combustível. Cada ciclo inclui 2 rotações do virabrequim que geram quatro tempos, a saber:

1 - Um curso de admissão
2 - Um curso de compressão
3 - Um curso de combustão também chamado de curso de potência
4 - Um curso de escape


Por que usar combustível metanol?1 - Aumenta a potência de trabalho do motor
2 - As temperaturas mais baixas de admissão permitem que você obtenha maior torque
3 - Chance reduzida de quebra
4 - Mais econômico
5 - Manutenção interna do motor: a água atomizada efetivamente limpa as válvulas, assentos de válvula e até o cabeçote e a área do pistão, reduzindo o acúmulo de carbonização.

Por que escolher o Toyan Four Stroke Engine?
1 - O motor de 4 tempos tem um torque mais alto em rotações mais baixas, em comparação ao motor de 2 tempos.
2 – É mais econômico do que o motor de 2 tempos.
3 - Gera menos poluição.
4 - O motor de 4 tempos possui vida útil maior do que o de 2 tempos, uma vez que os motores de 2 tempos são projetados para altas rotações e, portanto, menos durável.
5 - Possui uma câmara de óleo de lubrificação separada, o cárter.

Veja abaixo como incrementar esse motor criando um radiador com bomba d'água.



 



Por: Marco Daher

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quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Montando um MOTOR 4 Cilindros - STIRLING ENGINE

Navegando pela Internet encontrei esse kit de Motor estático, quer dizer, não funcional, mas que gira realmente mostrando o funcionamento interno de um motor real de 4 cilindros. É fabricado totalmente em Alumínio e possui 357 peças. 
Para quem gosta de montagem, é um prato cheio pois é extremamente detalhado e fica realmente muito bonito, principalmente quando funciona.

Mini Kit de Montagem de Motor de Carro de 4 Cilindros
O kit de motor de carro de quatro cilindros foi projetado com base no motor a gasolina Inline, mas funciona neste Kit com motor elétrico em vez de gasolina. O Kit contém 357 peças detalhadas fabricadas em Alumínio com partes Anodizadas, parafusos cromados e é enviado em caixa de metal com as peças separadas uma a uma em organização com bandejas de borracha. Então, as pessoas precisam montar as peças e os componentes um a um. Todo o processo é próximo ao processo profissional da linha de montagem real de um motor verdadeiro. É muito interessante e cheio de detalhes, curta essa experiência.
Recursos : 
1 - Fabricação de qualidade: todo o motor do carro é feito de metal, não há peças plásticas. Com o processo de usinagem de precisão CNC, a oxidação da liga de alumínio fica linda nas cores Laranja e Vermelho. O mecanismo mecânico é extremamente fiel ao real e apresenta o real processo de funcionamento e transferência da transmissão, e a beleza mecânica da lógica e da força do motor é exibida. Modelo ideal para coleção ou presentes.
2 - Kit de montagem divertido: O motor do carro é composto por 357 peças, todo o processo de montagem leva cerca de 4 horas. Durante a montagem, você entenderá a estrutura de trabalho do motor. O nível de dificuldade é de 4,5 estrelas. Desafie-se e prove a si mesmo, a montagem é divertida e possui manual detalhado com imagens.
3 - Princípio de funcionamento: é um motor elétrico, funciona com motor elétrico e bateria de lítioPolimero de 700 mah. Sob o estado de potência total, funciona em torno de 30 minutos com a carga cheia da bateria.
4 - Aplicação Ampla: ele pode ser usado como material didático, em coleções de projetos ou motores de bricolage. Além disso, com esse pacote de alta qualidade, é um presente ideal para você, amigos, filhos, colegas ou familiares. Eles vão gostar muito mais que 100%.
5 - Idade Recomendada: indicado para pessoas com mais de 10 anos de idade.

Especificações:
Nome do item: Kit de montagem de motor de carro de 4 cilindros
Item número: DM13-L4-T
Material: liga de alumínio + aço inoxidável + peças + bateria de lítio : 357pcs
Tempo de montagem: cerca de 4 horas
Dificuldade de montagem: 4,5
Bateria : capacidade de 700mah
Tensão de carregamento: DC 10V -20V
Tempo de carregamento: 40 minutos
Tempo de trabalho: mais de 30 minutos
Tamanho do motor: 182 × 150 × 120mm
Tamanho da caixa de metal: 335mm x 236mm x 145mm
Peso: cerca de 4 kg
Embalagem: caixa de presente de metal

Conteúdo do pacote:

1x kit de motor de carro V4 (357pcs)
1x carregador
1x manual do usuário em inglês USB
1x caixa de metal

Veja abaixo o vídeo de montagem dessa maravilha:





Por: Marco Daher

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terça-feira, 15 de outubro de 2019

TRAXXAS, uma das marcas mais conceituadas no meio do Modelismo










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2a Etapa do Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC Cat. EP 1/10 - 26/05/19


No final de semana do dia 26 de maio, tivemos a segunda etapa do Campeonato Brasiliense de Automodelismo RC Elétrico. A prova foi realizada na nossa bela pista L2 Sul SpeedWay mas dessa vez no sentido horário, ou seja, pista invertida. 


Tivemos a vitória novamente do piloto Felipe Franceschi Magalhães que fez “barba, cabelo e bigode”, liderou todos os heats classificatórios e todas as "A Mains" (finais). Logo atrás, na segunda posição, ficou o piloto Thiago Elias Batista que estreou seu novo carro, o modelo Mugen MTC1, mostrando que vai ser competitivo até o final do campeonato. E a terceira posição ficou com piloto Pedro Moises que perdeu a segunda posição na última volta da 3ª "A Main"(Final) após terminar a prova somente com tração nas rodas dianteiras. 

Outros pilotos também se destacaram na etapa pela sua velocidade e arrojo, mostrando que o pódio não está tão distante como Felipe Chaud, Fabio Rocha E Oliveira , Thiago Castro e o Renato Fonseca. 

Os resultados da etapa estão disponíveis no link http://brasiliarc.liverc.com/events/